Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Os primeiros minutos da tragédia no Edifício Andréa

Um prédio residencial localizado na rua Tibúrcio Cavalcante, nº 2405, no bairro Dionísio Torres, desabou na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, em Fortaleza

Relógios marcavam 10h28min quando os sete andares do Edifício Andréa, no bairro Dionísio Torres, desmoronaram. Os escombros atingiram ainda um caminhão de entrega de água e um mercadinho. Os sinais do tamanho da tragédia começavam a aparecer minutos depois, quando, ainda a caminho do local, equipe do O POVO Online encontrou viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar (PMCE) seguindo em direção ao bairro Dionísio Torres.

Por volta de 10h45min, as ruas Tomás Acioli e Tibúrcio Cavalcante já estavam com bloqueios de tráfego e moradores da região eram retirados por agentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Naquele instante, menos de 20 minutos após o desabamento, cerca de 10 viaturas já estavam no local, com policiais e bombeiros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao fundo, o cenário era desolador. Grandes paredes de concreto formavam um amontoado em meio à poeira que se espalhava pelas ruas da região. Vizinhos e familiares dos moradores do edifício choravam e eram consolados por outras pessoas que chegavam no local em busca de informações. A cada resgate, os socorristas eram aplaudidos por quem acompanhava o trabalho.

Sobre os escombros, bombeiros já tentavam ouvir pedidos de socorro e encontrar feridos. Paralelamente, nas ruas, crescia ao longo do dia o sentimento de solidariedade. Moradores ofereciam água a socorristas, que descansavam por alguns instantes na área do isolamento. Motociclistas e seguranças da região ajudavam os profissionais de saúde a carregar macas.

Prédios em construção tiveram as obras suspensas, comércios e lojas do entorno – sem energia elétrica – suspenderam atividades para atender pedido dos bombeiros, que precisam de silêncio para ouvir pedidos de ajuda.

Desde as 10h28min desta terça-feira, 15, o cenário no cruzamento das ruas Tomás Acioli e Tibúrcio Cavalcante mudou diversas vezes. Para quem acompanhou desde os primeiros instantes, a confusão inicial deu lugar a um esquema de eficaz resgate das vítimas. Contudo, algo permaneceu ao longo do dia: a mistura de choque e incredulidade daqueles que viam o prédio em ruínas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar