Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

"É preciso uma maior consciência sobre a importância da manutenção", diz arquiteta

Especialista explica que, no caso do edifício Andréa, o problema era estrutural, mas inspeção predial poderia prever o problema
16:22 | Out. 15, 2019
Autor Luana Façanha
Foto do autor
Luana Façanha Social media do O POVO.
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quando ocorre uma tragédia como a que aconteceu com o edifício Andréa, na manhã desta terça-feira no Dionísio Torres, começa a aparecer a dúvida sobre a lei de inspeção predial, regulamentada em Fortaleza em 2015. A arquiteta Isabella Cantal, que tem a certificação em inspeção predial, destaca que o cuidado na regularidade da inspeção predial e uma boa escolha profissional pode evitar o problema de desabamentos.

“Muitos síndicos preferem trabalhadores que façam orçamentos mais baratos, mas é preciso ter atenção com quem é contratado. A escolha exige responsabilidade de saber se o profissional que será escolhido tem registros profissionais no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).”

Isabella, também especialista em Planejamento Urbano pela UFRJ, afirma que o tempo ideal para fazer a inspeção do prédio depende da idade do imóvel. O mais indicado é que quando o prédio tem até 20 anos, seja feita a cada cinco anos; entre 20 e 30 anos, seja realizada a cada três anos; entre 30 e 50 anos, a cada dois anos e a partir de 50 anos, seja realizada todos os anos. Já prédios comerciais, é preciso fazer a cada três anos. Outro cuidado que a especialista indica é investigar o histórico da empresa e do profissional que fará a inspeção. “Não há lei que indique especialização profissional para fazer a inspeção, mas é preciso verificar os trabalhos anteriores da empresa antes de pensar na contratação”, explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A profissional também informa que moradores, síndicos e também o poder público é responsável pela manutenção e revisão de edifícios. “É preciso de uma maior consciência da importância da manutenção. Tudo tem vida útil, incluindo os materiais que constituem o prédio. A maioria dos moradores e síndicos não promovem uma vistoria regularmente, por questões orçamentárias. Por conta disto, a Lei de Inspeção Predial se mostra tão importante”, destaca.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar