Atentado de 11 de setembro: 6 coisas que você provavelmente não sabia

A série de atentado que deixou mais de 3 mil pessoas mortas nos EUA completa hoje 20 anos. Em 2001, neste mesmo dia, o 11 de setembro entraria para história como o ato de terrorismo mais conhecido de todos os tempos. Confira 6 coisas que você provavelmente não sabia

No dia 11 de setembro de 2001, os atentados terroristas contra os Estados Unidos (EUA) impactaram o mundo, levando o país a engendrar uma guerra ao terror que culminaria na ocupação do Iraque e do Afeganistão no início deste século. Os atos que marcaram a data foram praticados pela Al-Qaeda e definiram os rumos da geopolítica, influenciando decisivamente as relações diplomáticas entre os países, desestabilizando a soberania dos estados do Oriente Médio que até hoje sofrem com a constante ameaça de violência.

Relembre o atentado de 11 de Setembro

A data foi marcada por uma série de três atentados após o sequestro de aviões comerciais americanos por integrantes da Al-Qaeda. Às 8h46m um avião colidiu com uma das torres do World Trade Center (WTC) em Nova York. Vinte minutos depois, a segunda torre foi atingida por outra nave. Ambos edifícios desmoronaram cerca de duas horas após o incidente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outras cidades americanas foram palco de atentados nesse dia. Depois que as torres novaiorquinas foram atingidas, o terceiro avião colidiu propositalmente com a sede do Pentágono, Departamento de Defesa dos EUA, situado em Washington D.C., a capital dos EUA.

Umquarto avião que estaria destinado ao Capitólio (casa do poder legislativo americano), caiu em uma área rural do estado da Pensilvânia antes de atingir o alvo, após os passageiros tentarem retomar o controle do transporte.

 

Participaram do atentado 20 terroristas, cinco para cada aeronave. O quarto avião estava desfalcado e o quinto integrante não embarcou. Zacarias Moussaoui foi capturado e está preso até hoje. Ele é o único envolvido sobrevivente.

Ao todo, considera-se que 3.278 pessoas de 80 nacionalidades morreram ou ficaram desaparecidas nos atentados de 11 de setembro. O número de mortos no desabamento das torres gêmeas do World Trade Center é de 3.045. No Pentágono, além das 64 pessoas que estavam nos aviões sequestrados, 125 pessoas perderam a vida. Na queda do quarto avião na zona rural da Pensilvânia, 44 pessoas vieram a óbito.

Atentado de 11 de setembro: 6 coisas que você provavelmente não sabia

1. A queda das Torres Gêmeas causou uma sensação de abalo sísmico de aproximadamente 2.4 na escala Richter que levou um terceiro edifício ao chão em Nova York, o Building 7, de 47 andares.

2. Em 1987, Ronald Reagan, então presidente dos EUA, declarou a data 11 de setembro como o Dia do Número de Emergência, com o intuito de chamar atenção para o número 911. A expressão “call 911 (nine, one, one)” é muito comum de se escutar em filmes e séries.

3. Em 1993, o WTC já havia sido alvo de atentado. Na época, explodiram um veículo no estacionamento subterrâneo do complexo, ferindo cerca de mil pessoas e matando seis. De acordo com o portal alemão Deutsche Welle, os construtores do WTC comemoraram que o complexo aguentaria até mesmo uma colisão com um Boeing 707, visto que os prédios não caíram.

4. Segundo o New York Times, em 11 de setembro de 2001, a empresa proprietária do WTC tinha reunião agendada em uma das Torres para discutir o que fazer em caso de ataque terrorista. O encontro foi remarcado no dia anterior porque um participante não poderia comparecer.

5. Os ataques causaram um prejuízo de 60 bilhões dólares aos Estados Unidos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

atentado 11 de setembro atentado 11 de setembro EUA world trade center terrorismo al-qaeda

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar