E se mergulharmos carros elétricos na água? Entenda protocolo contra incêndios

O protocolo de contenção é necessário em veículos elétricos e híbridos com baterias de alta tensão, que causam incêndios químicos difíceis de controlar. Entenda como funciona o procedimento

Bombeiros belgas chamaram atenção nos últimos dias com imagens do processo de imersão de um carro em um tanque de água. O procedimento tinha como objetivo o combate a incêndios, mas atraiu questões quanto à necessidade de mergulhar o veículo em água.

O carro nas imagens era um Volvo V60, um híbrido elétrico do tipo plug-in. Foi por isso que as autoridades executaram o protocolo de contenção que envolve água. Na ocasião, os agentes foram acionados para controlar um princípio de incêndio em Lovaina, cidade na região de Flandres, Bélgica, segundo publicação nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O processo de imersão de um carro em um tanque de água na Bélgica chamou atenção. Entenda como funciona e o por quê do procedimento
O processo de imersão de um carro em um tanque de água na Bélgica chamou atenção. Entenda como funciona e o por quê do procedimento (Foto: Reprodução/Facebook)

No local, os bombeiros constataram que as chamas eram geradas pela bateria de alta tensão, do tipo íon-lítio, do carro. Essa categoria de baterias está geralmente associada a veículos elétricos e híbridos, mas causam incêndios químicos difíceis de controlar caso fiquem superaquecidas.

Após extinguir as chamas, o procedimento de mergulho é feito, de modo a impedir que oxigênio entre em contato com a bateria, eliminando assim a possibilidade de novos incêndios. Quando a situação fica estável, processo que pode demorar até semanas, a água é drenada e o carro é reciclado. Por estar contaminada, a água passa por uma limpeza e é devolvida à natureza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carro elétrico na água carro elétrico bombeiros carro na água

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar