Chacina de Viçosa do Ceará: MPCE pede que acusados vão a júri popular
Ministério Público do Estado pede que os quatros acusados vão a júri popular por nove crimes e por participação em facção criminosa. O episódio gerou oito óbitos na maior chacina desde 2020, à época
Os acusados de envolvimento na chacina que aconteceu em Viçosa do Ceará, a 349,92 km de distância de Fortaleza, podem ir a júri popular, conforme pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) à Justiça.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pedido foi feito por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Viçosa e em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) nessa segunda-feira, 16.
Leia mais
A petição do MP será apreciada pela Justiça. O rumo da ação penal deverá ser analisado depois da manifestação das defesas dos acusados.
Se o pleito do Ministério for atendido, os réus serão julgados por nove crimes dolosos contra a vida e por integrarem organização criminosa.
No pedido, consta ainda que cada homicídio, consumado ou tentado, deve ser julgado com duas qualificadoras, pois decorrem de disputas entre organizações criminosas rivais pelo domínio do tráfico de drogas na região e mediante ataque repentino e inesperado.
Para o MPCE, as circunstâncias configuram, portanto, motivo torpe e utilização de recurso que dificultou a defesa das vítimas.
Relembre a chacina de Viçosa do Ceará
Os crimes da chacina em Viçosa aconteceram na madrugada do dia 20 de junho de 2024, na Praça Clóvis Beviláqua, no centro da Cidade. Entre as vítimas, todas com idade entre 16 e 26 anos, oito morreram e uma sobreviveu.
À época, foi a quarta chacina registrada no ano e a maior desde 2020. Os crimes estariam relacionados a brigas entre facções criminosas. No entanto, o secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, chegou a afirmar ser "prematuro" definir a motivação dos delitos.
Chacina em Viçosa: "Bandidos serão identificados e presos, um a um", diz Elmano l O POVO NEWS
Leia mais
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente