Ceará pode registrar temperatura máxima de 37°C e rajadas de vento de até 50 km/h
A diminuição da nebulosidade no Estado causa aumento de temperatura, especialmente na Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns nesta terça-feira, 17
A previsão do tempo para o Ceará indica diminuição da nebulosidade no Estado, gerando extremos de temperaturas máximas que podem chegar a 37 graus Celsius (°C), especialmente na região Jaguaribana.
Previsão indica ainda possibilidade de os termômetros marcarem 34°C e 36°C, em alguns municípios localizados macrorregião e no Sertão Central e Inhamuns, no período da tarde.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ceará registra chuva em mais de 50 munícipios nas últimas 24 horas; VEJA
As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), referentes a esta terça-feira, 17.
Para os próximos dias, há previsão de diminuição da velocidade dos ventos e das rajadas de vento, com velocidade média em torno de 20 quilômetros por hora (km/h) e rajadas em torno de 40 km/h e 50 km/h.
Há previsão de chuva para o Ceará?
Existe possibilidade de chuvas isoladas que tendem a ocorrer e se concentrar principalmente na madrugada desta segunda, 16, na região do Cariri e do sul do Sertão Central e Inhamuns.
Enquanto que para o Litoral Norte, Litoral do Pecém e Ibiapaba, há chance de precipitação dispersa. O mesmo sentido vale para as macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Ibiapaba, sendo registros breves e fracos.
As reduzidas pluviosidades previstas estão associadas ao avanço de áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico ao norte do Estado, do leste da Região Nordeste do Brasil, devido à influência de um sistema frontal (frente estacionária) localizado sobre o oceano Atlântico na altura dos estados de Sergipe e Alagoas, e também a fatores locais, como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade.
A Zona de Convergência Intertropical (Zcit) trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.
Já o sistema frontal é uma superfície que separa duas massas de ar com características diferentes de temperatura, umidade e pressão atmosférica.
Saiba as temperaturas máximas do ar nas últimas 24 horas pela Funceme
- Máximas
33.5 °C: Jaguaruana
33.3 °C: Amontada
32.8 °C: Russas
32.3 °C: Icapuí
32.2 °C: Varjota
- Mínimas
24.8 °C: São Benedito
25.9 °C: Crato
27.3 °C: Missão Velha
28.1 °C: Piquet Carneiro