Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Pecém recebe ação de limpeza no próximo sábado, 18; saiba como participar

Ação é uma iniciativa da Sema e APA do Pecém e faz parte do Dia Nacional de Limpeza de Praia, comemorado no dia 20 de setembro; modelo de participação foi alterado para respeitar distanciamento social
06:12 | Set. 15, 2021
Autor Mirla Nobre
Foto do autor
Mirla Nobre Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em alusão ao Dia Nacional de Limpeza de Praia, comemorado no dia 20 de setembro, a Praia do Pecém, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), irá receber uma ação de limpeza no próximo sábado, 18. A iniciativa é uma realização da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pecém e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), em parceria com o Festival Cultura Zen.

A mobilização está marcada para iniciar a partir das 8 horas. Devido à pandemia de Covid-19, grandes mobilizações e aglomerações de pessoas para os tradicionais mutirões de limpeza não poderão ser realizados. A ideia da edição é o conceito #EuCuidodoMeuQuadrado, adotado desde 2020 em virtude da pandemia.

Para a ação da limpeza da praia, a organização do evento explica que grupos voluntários de até cinco pessoas podem ser realizados. Para participar, basta estarem presentes na praia no dia e no horário agendado para a ação. Conforme a organização, é necessário respeitar todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. Além disso, sugere-se que a distância percorrida pelos grupos não ultrapasse 2 km no total.

Festival Cultura Zen

O Festival Cultura Zen está previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. O objetivo do evento é promover a cultura de paz e do bem viver, saúde, sustentabilidade e o protagonismo feminino.

A programação conta com atividades de contação de histórias, bate-papo com autores, aulas de yoga, apresentações musicais, palestras, oficinas artísticas e feirinha criativa, além de atrações, como Monja Coen, a Mestra Pajé Raimunda Tapeba e a escritora e cordelista doutora Paola Torres.

Serviço

Ação de Limpeza Praia do Pecém
Quando: 18 de setembro (sábado)
Onde: Praia do Pecém - São Gonçalo do Amarante
Horário: A partir das 8 horas
Informações: Instagram @yogam.vidasaudavel, @semaceara, @dunas.litoraloeste, @sigaesecpecem @limpabrasil

Mais notícias do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Morador transforma lixão em jardim público e conscientiza comunidade

Internacional
06:23 | Ago. 31, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Usado por mais de uma década como local de despejo de detritos, um terreno localizado no distrito de Dandora, na capital do Quênia, Nairobi, foi transformado pela ação de um residente inconformado com o mau cheiro do local.

O projeto inspirou outras 20 iniciativas similares, afirma Chales Gachanga, realizador da transformação. “Viemos e limpamos. Não tínhamos nem um centavo”, afirmou.

Batizado de Semente de Mostarda, o parque conta com elementos de arte, bancos de material reciclado e vegetação da biodiversidade local. 

Moradores que vivem próximos ao parque criado por Gachanga pagam 100 shillings por mês - equivalente a menos de R$ 5, pela manutenção do espaço. Para quem não tem condições de arcar com a taxa, Gachanga aceita que trabalhem como voluntários na ação social.

Assista na Agência Brasil


“[O Semente de Mostarda] nos faz sentir que a natureza ainda vive”, afirmou o poeta Javan Ofula, frequentador do local à agência de notícias Reuters.

Segundo Gachanga, a iniciativa não visa apenas melhorar a qualidade de vida de quem nasceu próximo a lixões, mas educar jovens sobre a possibilidade de transformar espaços sociais. “A próxima geração está crescendo de maneira positiva, sabendo que as pessoas merecem viver em uma área verde e limpa.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sustentabilidade e meio ambiente são temas de webinar gratuito; veja como participar

"Diálogos Ambientais"
18:40 | Ago. 16, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ambientalistas, ativistas e gestores públicos vão protagonizar um debate sobre sustentabilidade e meio ambiente durante um evento online que vai ocorrer de forma gratuita, desta terça-feira, 17, até quinta-feira, 19. Promovido pela Maestria Comunicação e Eventos, o webinar "Diálogos Ambientais" será transmitido em um canal no Youtube e vai contar com a fala de nomes como Sônia Guajajara, liderança indígena brasileira. Transmissões serão sempre das 15 às 17 horas.

O evento está em sua segunda edição e conta o patrocínio do Governo do Ceará, trazendo o tema "Semeando Sustentabilidade: construindo pontes para o presente e futuro". Segundo organizadores, o principal objetivo da iniciativa é "ampliar e popularizar as discussões que envolvem o meio ambiente", estimulando o diálogo acerca dessas questões, compartilhando experiências e informações, entre outros.

Ao todo, 12 pessoas foram convidadas para fomentar os debates. Entre elas, o destaque é Sônia Guajajara, a liderança indígena que luta pelos direitos das populações originárias, ocupando cargos importantes em movimentos. Ela vai participar de um painel nesta terça, 17, ao lado de nomes como a primeira mulher cacique no Brasil, a cearense Maria de Lourdes da Conceição Alves, conhecida como Cacique Pequena.

LEIA MAIS | Vaquejada clandestina com mais de 5 mil pessoas é encerrada em Barbalha

+ Peixes são encontrados mortos no açude João Lopes, em Fortaleza

O evento é aberto ao público, bastando apenas que o interessado realize uma inscrição para participar do momento (veja instrução abaixo) e tenha interesse nas causas ambientais. Entre os demais convidados estão biólogos, fundadores de iniciativas ambientas e professores de instituições de ensino cearense. 

Serviço

Diálogos Ambientais - Semeando Sustentabilidade: construindo pontes
para o presente e futuro.

Quando: Terça-feira, 17, quarta-feira, 18 e quinta-feira, 19, das 15h às 17h

Inscrições: https://www.sympla.com.br/dialogos-ambientais-2021__1300001

Evento online: https://bit.ly/2U1DFbn

Mais informações: https://www.instagram.com/maestriaeventos/

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags