1.626 ipês-amarelos foram plantados em Fortaleza, em 2021

"Ele é ótimo para a arborização urbana por causa das raízes que são bem profundas e não causam problemas para as calçadas e demais construções", explica a coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, Viviane Damasceno

Com a coloração viva e intensa nos meses de setembro e outubro, os ipês-amarelos já estão florindo pela Capital cearense. Devido ao grande potencial paisagista e da floração que chama a atenção, o ipê-amarelo adquiriu ainda mais importância para nossa cidade, a espécie foi eleita árvore-símbolo de Fortaleza, em março deste ano. Seguindo o plano de arborização de Fortaleza, em 2021, considerando os meses de maio até setembro, houve o plantio de 1.626 ipês-amarelos pela Cidade, em locais como Marco Zero de Fortaleza, Parque do Bisão, Parque Estadual do Rio Cocó e Parque Rachel de Queiroz.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) é responsável pelo programa de arborização na Capital cearense. Conforme a coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, Viviane Damasceno, o ipê-amarelo tem uma especificidade importante para se adaptar a centros urbanos. "Ele é ótimo para a arborização urbana por causa das raízes que são bem profundas e não causam problemas para as calçadas e demais construções”, explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Google muda definição de síndrome de Down após mobilização de influencer do DF

Unindo moda e sustentabilidade, Susclo repensa consumo de roupas usadas

Viviane relata que para a realização dos projetos de arborização é preciso verificar a compatibilidade do porte, tronco e a copa da árvore. “Para a arborização urbana, o ipê é maravilhoso, por causa das suas raízes profundas. Quanto mais profundas as raízes, melhor para a urbanização, porque isso evita que a árvore prejudique as calçadas, fundações de prédios e muros.”

Símbolo

O ipê-amarelo, nativo da região, é conhecido como Caraúba. A árvore é de médio a grande porte e pode alcançar de cinco a 20 metros. Para oficializar essa relação entre Fortaleza e a árvore, a Prefeitura de Fortaleza, no dia 17 de março deste ano, divulgou a escolha do ipê-amarelo como Árvore Símbolo da Capital cearense. A escolha ocorreu após consulta pública realizada pela Seuma, entre os dias 5 e 25 de junho de 2020.

A iniciativa foi feita em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e da Árvore, celebrado em março, 21. Naquele momento, a titular da Seuma, Luciana Lobo, disse que a ação tinha o intuito de estimular o sentimento de pertencimento do cidadão com a flora e incentivar o plantio deste ipê regional, que tanto embeleza a nossa cidade.

Arborização de Fortaleza

Por meio do Plano de Arborização, a Prefeitura de Fortaleza afirma realizar o plantio de ipês, continuamente, em vias, imóveis e obras públicas, assim como de outras espécies de plantas. Além disso, o Programa Árvore na Minha Calçada realiza a doação da muda e o plantio, que também pode ser feito pelo cidadão ao receber as orientações sobre todos os cuidados técnicos necessários.

Conforme os dados disponibilizados pela Seuma, houve 17.253 plantios e doações de mudas gerais, além de 371 plantios através do Programa Árvore na Minha Calçada, em que a Seuma realiza visitação e avaliação do território para o plantio de árvores.

O principal benefício da arborização urbana é a melhora da qualidade de vida das pessoas. A coordenadora de Políticas Ambientais diz que o saldo do programa de arborização está relacionado ao benefícios para a umidade e a melhora da qualidade do ar, além do conforto térmico. "Quanto mais árvores e sombras, mais fresca e amena pode ser a sensação térmica."

Essas ações fazem parte do planejamento urbano de Fortaleza. "Com o crescimento populacional, o planejamento urbano se torna essencial. Esse planejamento tem como foco a melhora no convívio em sociedade, o que inclui o meio ambiente". 

Por fim, Viviane conta que é importante realizar o plantio das espécies nativas, porque elas já fazem parte do nosso ecossistema. "Quando a gente planta um indivíduo exótico, essa espécie pode trazer diversos malefícios para o ecossistema e servir como veneno para alguns animais", conclui.

Os interessados em adotar uma árvore, que pode ser ipê ou de outra espécie, devem enviar e-mail para plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br ou entrar em contato por meio do Whatsapp (85) 98814.3849. A Seuma está realizando o cadastro das solicitações.  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ipê-amarelo ipê-amarelo Fortaleza arborização Fortaleza Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente Seuma adote árvore Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar