Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

600 areninhas devem ser implementadas em municípios cearenses até 2022

Segundo governador Camilo Santana (PT), 56 areninhas serão inauguradas em breve e outros 23 equipamentos esportivos estão em obras; até o momento 232 locais já foram inaugurados no Ceará
05:49 | Set. 15, 2021
Autor Lara Vieira
Foto do autor
Lara Vieira Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ceará deve receber 600 areninhas até 2022, segundo o governador Camilo Santana. O anúncio foi feito durante cerimônia online nesta segunda-feira, 13. Na ocasião, foram inaugurados os equipamentos de Carnaubal, Croatá e Parambu. Segundo o gestor, até o momento, foram entregues 232 campos, sendo 145 em municípios do interior do Estado e 87 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com Camilo Santana, o Governo do Ceará pretende entregar mais 56 areninhas, e outras 23 estão em obras. Além disso, durante a live, o gestor declarou que já há um processo de licitação e contratação de empresas para a construção de mais 300 campos. “Nossa meta é chegarmos a 600 areninhas até o final de 2022, sendo a maior política na área do esporte em todos os estados brasileiros”, afirmou o governador.

As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society. Os equipamentos entregues na última segunda, bem como os demais já inaugurados pelo governo, contam com grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O objetivo do programa é levar mais qualidade de vida à população e incentivar a prática de atividades esportivas em um espaço urbanizado e seguro para convivência, lazer e formação cidadã.

Segundo Camilo Santana, além de práticas esportivas, educativas e socioculturais, a implementação de areninhas em cada município é uma das estratégias de seu governo para prevenir o aumento da criminalidade. “A areninha é uma política importante do Estado para a prevenção, tirar o jovem da rua e ir para dentro da areninha. Tem monitor, tem escolinha. O exercício físico estimula a melhoria do aprendizado na escola, estimula a saúde", afirmou o governador. Ele declara, ainda, que o equipamento é benéfico para outros setores da região. "O entorno da areninha gera uma economia com o vendedor de pipoca, refrigerante, água, cachorro quente”, pontuou o chefe do Executivo estadual.

Mais notícias do Ceará

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo assina concessão de bolsas para 184 agentes do Programa Mais Infância

PRIMEIRA INFÂNCIA
20:03 | Set. 13, 2021
Autor Isabela Queiroz
Foto do autor
Isabela Queiroz Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Governo do Ceará assinou concessão, nesta segunda-feira, 13, de bolsas de incentivo aos Agentes Sociais Mais Infância Ceará. Os 184 profissionais selecionados irão atuar apoiando as prefeituras e trabalhando na busca ativa das famílias a serem beneficiadas com o auxílio do Cartão Mais Infância.

Os agentes participaram de seleção para bolsistas em todos os municípios cearenses. Os selecionados serão contemplados com duas bolsas: uma no valor de R$ 1.800, para 30 horas semanais, e outra de R$ 1.200, para o cumprimento de 20 horas semanais.

Durante o evento transmitido ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana afirmou que os agentes sociais serão o elo entre o Estado e os municípios. “Será muito importante para aperfeiçoar, corrigir alguns erros e melhorar a execução do programa, para não deixar nenhuma mãe e criança de fora”, disse.

LEIA MAIS | Ceará seleciona 184 agentes sociais para atuação no Cartão Mais Infância

Os agentes irão colaborar com alimentação de informações em um sistema de monitoramento das famílias participantes do programa desenvolvido juntamente com a Casa Civil. Além disso, eles irão incluir famílias que estão em situação de vulnerabilidade, distantes das políticas públicas, fazer buscas ativas e avaliar o desenvolvimento das crianças, segundo a primeira-dama Onélia Santana.

Na ocasião, a vice-governadora Izolda Cela parabenizou os agentes selecionados e enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento infantil. “Nós sabemos que as sociedades humanas não têm chance de melhorar realmente se não cuidarem dessa primeira infância”, afirmou.

Assinaram o termo de concessão da bolsa durante evento que aconteceu nesta tarde, com transmissão por meio das redes sociais, o governador Camilo Santana, a primeira-dama, Onélia Santana, a vice-governadora Izolda Cela e a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo autoriza construção de quartel do Corpo de Bombeiros em Horizonte

Nova obra
09:57 | Set. 04, 2021
Autor Lara Vieira
Foto do autor
Lara Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana autorizou a ordem de serviço para o início das obras de construção do quartel padrão para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), no município de Horizonte, distante 49 km de Fortaleza. Segundo o comunicado, o prazo para conclusão dos serviços é de 120 dias.

No evento de inclusão da pedra fundamental da obra, foi assinada a ordem de serviço do novo quartel por todas as autoridades presentes. A estrutura pretende aprimorar o trabalho já realizado pelo Corpo de Bombeiros de Horizonte.

Durante o evento, estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Ronaldo Roque de Araújo; o Prefeito da Cidade de Horizonte, Nezinho Farias; Comandante do Comando de Bombeiros do Interior, Coronel Anderson Viana; o Delegado da Cidade de Horizonte, Ed Carlos de Sousa Lima; Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Horizonte, Tenente Coronel Mônica; além de vereadores do Município.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Camilo anuncia novo decreto contra a pandemia no Ceará: veja o que muda

PANDEMIA
14:28 | Set. 03, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O horário de funcionamento de comércio e academias no Ceará será ampliado a partir da próxima segunda-feira. O comércio de rua poderá abrir de 8 às 22 horas. Academias poderão funcionar de 5h30min às 22h30min. O novo decreto estadual foi anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) na tarde desta sexta-feira, 3 de setembro (03/09). Camilo disse que a ampliação de horário atende demanda do setor e evita concentração de público em determinados horários.

Decreto atual, em vigor até o próximo domingo, 5, permite o funcionamento do comércio de rua das 9 às 19 horas (com limitação de 50%) e das academias de 6 às 22 horas (com 40% capacidade). O governador disse que o novo decreto, a ser publicado até este sábado, 4, irá também prever a realização de eventos-teste.

Camilo disse que a demanda assistencial, o número de casos e a transmissão seguem em baixa. Porém, continua a preocupação com a variante Delta. Segundo o secretário da Saúde, Marcos Antônio Gadelha Maia, o número de casos da variante Delta no Estado segue em 96. Houve uma morte.

"Você que ainda não se vacinou, procure se vacinar. Lembre-se do exemplo dessa semana de uma pessoa que morreu no Ceará, o primeiro caso pela variante Delta, e que poderia ter sobrevivido se tivesse se vacinado. Morreu porque não tinha tomado a vacina. A vacina não que evite de ter a Covid-19, mas diminui muito as consequências, a gravidade da doença", alertou o governador.

O secretário Marcos Gadelha disse que o conjunto de dados dá otimismo grande no combate à pandemia. Porém, há preocupação em função da variante Delta. Ele destacou que há entre 4% e 5% de exames positivos de Covid-19 no Estado. No pico da pandemia, a situação chegou a cerca de 70%. Salientou também a queda do número de casos e mortes. Ele fez apelo por vacinação e disse que não há estratégia mais eficaz.

"Estamos trabalhando agora o prazo em que nós vamos iniciar uma terceira dose, de reforço, na população mais idosa no Estado do Ceará", acrescentou Camilo.

Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

4 de junho: decreto amplia horário de funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas e toque de recolher vai para 23 horas. Exceção é Cariri, onde restrições são mantidas

11 de junho: governo libera aulas em todas as séries do ensino médio, amplia a capacidade de público em academias, reabre museus, bibliotecas e cinemas. Apenas o Cariri continua com restrições

18 de junho: governador anuncia prorrogação do decreto, interrompendo a sequência de reabertura. Restrições mais severas mantidas no Cariri.

25 de junho: governo libera aulas presenciais em universidades.

28 de junho: decreto autoriza o funcionamento de feiras livres.

9 de julho: anunciado aumento do horário do comércio.

23 de julho: restaurantes podem funcionar até 23 horas. Eventos podem receber até 200 pessoas.

6 de agosto: por causa da chegada da variante Delta, decreto é prorrogado sem mudanças.

20 de agosto: Camilo anuncia que restaurantes moderão funcionar até meia noite.

3 de setembro: Camilo amplia horário de comércio e academias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará chega a 225 areninhas inauguradas

ESPORTE
10:39 | Set. 03, 2021
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará chegou a 225 areninhas inauguradas, sendo 138 no Interior e 87 na Capital. A marca foi alcançada nesta sexta-feira, 3,  com a entrega de uma areninha no bairro Cidade 2000. Uma ordem de serviço para construção de mais 300 areninhas deve ser assinada nos próximos dias, segundo anunciou o governador Camilo Santana (PT) durante o evento. 

O equipamento entregue hoje faz parte do programa Juntos por Fortaleza, parceria entre Estado e Prefeitura. O espaço possui grama sintética, vestiário e calçadão, além de iluminação ao redor. A meta do governo é chegar ao final de 2022 com mais de 500 areninhas.

Outras 47 areninhas devem ser concluídas no Interior do Estado, e mais 38 na Capital. Segundo o prefeito José Sarto (PDT), sete areninhas já estão prontas para serem inauguradas em Fortaleza. "O que temos observado é que nos entornos das areninhas se estabelecem muitas conexões sociais, um ciclo econômico importante", salientou. De acordo com ele, prefeituras de Recife e Maceió já estiveram em Fortaleza para saber mais sobre a política das areninhas. 

Também presente na ocasião, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Arthur Bruno, informou que outras cinco areninhas ainda devem ser inauguradas no Parque do Cocó até o fim do próximo ano. Segundo ele, a meta do governo é ter 15 areninhas em parques públicos. Duas já foram inauguradas no Curió e no Maranguapinho. Com o equipamento da Cidade 2000, são quatro areninhas dentro dos limites do Cocó. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo do Ceará inaugura mais três areninhas no Interior do Estado

Novos três equipamentos
15:43 | Ago. 31, 2021
Autor Marília Serpa
Foto do autor
Marília Serpa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Governo do Ceará inaugurou, na tarde dessa segunda-feira, 30, mais três areninhas em três municípios do Interior do Estado: Antonina do Norte, Assaré e Tejuçuoca. Os novos equipamentos foram entregues pelo governador Camilo Santana por meio de evento virtual. Agora, o Ceará contabiliza 244 areninhas, sendo 138 delas no interior e 86 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

No evento virtual, o governador informou que o projeto das areninhas é a maior política pública do País, garantindo que todos os 184 municípios cearenses terão o equipamento, alguns contando com até dois, três ou quatro, variando de acordo com o tamanho de cada cidade. Os três equipamentos inaugurados custaram o investimento de R$ 713.236,95, contando com vestiários com banheiros, grama sintética, alambrados e redes, acessos pavimentados e torres de iluminação.

LEIA MAIS: Camilo relata atraso em obras no Ceará por falta de repasse das verbas federais 

Porto do Pecém inaugura 3 novas áreas para paradas de navios e prevê aumento na movimentação portuária

“As areninhas são equipamentos que protegem nossa juventude, estimulam a questão física e a saúde, enfim, melhoram a qualidade de vida das pessoas. É lá que podemos descobrir talentos do futebol, na maior política pública de esporte e cidadania do Brasil. Queremos chegar a quase 600 areninhas até o final de 2022, tem muita areninha que o prefeito urbaniza no entorno, aproveita o ambiente para mudar e melhorar a vida das pessoas, movimenta a economia e muda o local, algumas são até em áreas que eram mais desertas e que se modificam com a chegada desse equipamento”, explicou Camilo.

Areninhas utilizadas para realização de jogos entre a comunidade
Areninhas utilizadas para realização de jogos entre a comunidade (Foto: Reprodução/Governo do Ceará)

Mais 55 areninhas estão em andamento para serem inauguradas, das quais 28 estão em obras. Além disso, outras 300 encontram-se ainda em processo de licitação ou contratação. De acordo com o portal do Governo do Ceará, o projeto objetiva melhorar a qualidade de vida da população cearense, oferecendo equipamentos esportivos de qualidade dos quais a comunidade possa fazer uso por meio de espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã.

Estiveram presentes no evento virtual, ao lado do governador, o secretário de Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, a vice-governadora, Izolda Cela, e os deputados estaduais Fernando Santana e Edilardo Eufrásio.

Mais 55 areninhas estão em andamento para serem inauguradas, as quais 28 estão em obras
Mais 55 areninhas estão em andamento para serem inauguradas, as quais 28 estão em obras (Foto: Reprodução/Governo do Ceará)


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags