Ceará terá projeto de acesso gratuito à CNH para analfabetos

Ceará terá projeto de acesso gratuito à CNH para analfabetos

O projeto ABCDetran deve ser publicado no Diário Oficial do Estado depois do anúncio da sanção nesta quarta-feira, 25. Os beneficiários também serão os usuários do programa Bolsa Família

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sancionou, nesta quarta-feira, 25, o projeto ABCDetran, que deve possibilitar o acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas não alfabetizadas.

CNH Popular atende 100 municípios em 2025, no Ceará; VEJA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A iniciativa deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

 


O estudo e a capacitação serão oferecidos via aulas de letramento, educação no trânsito e modalidade prática. A nova ação se assemelha com o programa CNH Popular por também priorizar os beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), as próximas cidades a receberem os atendimentos do programa são informadas por meio do site oficial e das redes sociais do Órgão.

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, o candidato deve entrar em contato com o Detran, ligando para a central de atendimento ao usuário, pelo número (85) 3195-2300.

Para dar início ao processo, quando houver a aprovação, o aluno agendará o atendimento na autoescola por meio do portal do Departamento, acessando a aba "Acompanhe Sua Inscrição". No dia agendado, o interessado apresenta documento de identidade, CPF e comprovante de endereço ou declaração de residência.

Em seguida, é necessário comparecer às comissões presenciais organizadas nos municípios beneficiados. Segundo o Detran, todo o andamento do processo poderá ser acompanhado em tempo real por meio do aplicativo "Meu Detran CE", disponível para download em dispositivos móveis.


Congresso aprova exame toxicológico obrigatório para primeira CNH; ASSISTA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar