Chapada do Araripe é definida como primeira Paisagem Cultural do Ceará

Votação do colegiado responsável pelo patrimônio cultural cearense aconteceu nessa quarta-feira, 9; plano de gestão e proteção da área ainda precisa ser concluído

A Chapada do Araripe foi definida nessa quarta-feira, 9, como a primeira Paisagem Cultural do Ceará. A decisão foi tomada em votação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), com presença de entidades que atuam na região da Chapada.

A decisão faz parte de um processo iniciado em 2019, que tem como objetivo final incluir a região na lista de patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Apesar do resultado positivo, o trabalho ainda não está concluído.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para os próximos passos, é necessário terminar o plano de gestão e preservação da Chapada do Araripe. O documento, que está em versão preliminar, será concluído com a participação da sociedade civil, órgãos públicos, empresas privadas e organizações não-governamentais. A expectativa é que a gestão seja compartilhada por estes setores.

Após a conclusão e aprovação do plano, o Governo do Estado deve publicar um decreto oficializando a decisão. Espera-se que o ato aconteça ainda durante a gestão de Camilo Santana (PT), que deve deixar o Palácio da Abolição até 2 de abril para concorrer ao Senado.

Com a qualificação estadual completa, a Chapada do Araripe deve receber uma salvaguarda federal, que é concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por fim, apresenta-se a demanda à Unesco, responsável por definir a chancela internacional.

Mais notícias do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chapada do araripe cultura paisagem cultural ceará meio ambiente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar