Vacinação, retorno seguro às aulas, economia e acolhimento aos vulneráveis são metas do Governo para 2021

Camilo Santana reuniu secretariado para definir as metas da gestão 2021 para o Estado. A redução dos índices de violência, geração de novos empregos também estão entre os objetivos

Uma lista com os objetivos prioritários de todas as secretarias do Governo do Ceará foi feita na manhã desta segunda, 15, em uma reunião, parte presencial e parte virtual, entre o governador Camilo Santana e os titulares das pastas. Entre as metas definidas para 2021 pela gestão estadual estão a superação da pandemia com a vacinação, o retorno seguro às aulas presenciais, o acolhimento social das famílias mais vulneráveis, a redução dos índices de violência e o fortalecimento da economia, com mais investimentos e a geração de novos empregos.

O encontro teve a presença, no Palácio da Abolição, do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama Onélia Santana e dos secretários Chagas Vieira (Casa Civil), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto - Saúde), Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Fernanda Pacobahyba (Fazenda) e Juvêncio Viana (PGE). De forma virtual, participaram os demais secretários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Fiz questão de reforçar para os secretários que este é um momento desafiador para todos, de muita reflexão, união e superação deste período difícil, para que a gente possa fazer o nosso Estado crescer e se desenvolver cada vez mais. Cuidar das pessoas mais vulneráveis estará sempre entre as nossas principais missões”, afirmou Camilo aos gestores.

Após a abertura da reunião, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, fez a apresentação do relatório Resultados Fiscais do Ceará no Exercício 2020, mostrando os principais índices do estado no ano passado em receitas, despesas e investimentos.

LEIA MAIS | Prévia do PIB aponta para queda de 4,05% em 2020

Em seguida, o secretário Mauro Filho apresentou os dados sobre a economia brasileira durante a pandemia do coronavírus, com os principais impactos da doença na arrecadação do País e o reflexo disso para os Estados. O titular da Seplag reforçou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará teve crescimento acima do País e citou a importância da continuidade do auxílio emergencial para as famílias mais carentes e a economia do Brasil.

LEIA TAMBÉM | Após redução de 14,5%, pobreza no Ceará deve crescer mais de três vezes com fim do auxílio emergencial

Com relação à pandemia, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, expôs os dados atuais no Ceará e citou que o Estado tem ampliado a rede de saúde para atender a população, diante do aumento do número de casos. Até o fim do mês, a rede estadual contará com 703 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com coronavírus.

O governador pontuou ainda que tem conversado com o Ministério da Saúde para o credenciamento de novos leitos de enfermaria e terapia intensiva para Covid. “Temos ampliado nossa rede pública para que os cearenses tenham um atendimento digno”, disse Camilo, reforçando que o ministério informou que um novo lote da vacina CoronaVac deve ser enviado na próxima semana ao Estado. “É muito importante acelerarmos esse processo de vacinação, que é a única forma de superarmos a pandemia”, afirmou.

LEIA MAIS | Ocupação de leitos hospitalares públicos e privados cresce de forma preocupante, diz Camilo

Outra pauta da reunião, que durou cerca de duas horas e meia, foi a segurança pública. O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, reforçou o compromisso do governo estadual de manter investimentos em equipamentos e pessoal para a redução dos índices de violência.

O governador encerrou o encontro destacando a importância da união de todos nesse momento difícil de pandemia. “Estamos fazendo todos os esforços possíveis para superarmos esse momento de dificuldade, e precisamos que todos continuem focados e determinados em suas áreas para ajudarmos nossos irmãos e irmãs cearenses”.

LEIA TAMBÉM | Camilo Santana faz apelo para que festas de Carnaval não aconteçam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

camilo santana gestão reunião de metas para 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar