Prévia do PIB aponta para queda de 4,05% em 2020

Este é o segundo pior resultado da atividade econômica na série histórica do Banco Central, iniciada em 2002. Só perde para o de 2015, quando a economia encolheu 4,3%.

O Brasil fechou o ano de 2020 com queda de 4,05% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). É o segundo pior desempenho da economia desde o início da série histórica do Banco Central, em 2002. O indicador que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) foi divulgado nesta sexta-feira, 12, pelo Banco Central.

O desempenho da economia em 2020 só não foi pior que o de 2015, quando o indicador registrou queda de 4,3%. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do resultado negativo, os dados do Banco Central mostram que o nível da atividade econômica vem melhorando mês a mês. Em dezembro de 2020 houve alta de 0,64%, na comparação dessazonalizada com novembro. Foi a oitava alta consecutiva. Já em novembro, o indicador teve alta de 0,68% (dado revisado de expansão de 0,59%).

Na comparação com dezembro de 2019, houve alta de 1,34%, na série sem ajuste. Já no quarto trimestre, em relação ao terceiro trimestre, foi registrada alta de 3,14%, no cálculo dessazonalizado.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IBC-BR; nível de atividade econômica Brasil prévia do PIB; impacto da pandemia na economia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar