PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Vacinação em Fortaleza: quem pode, onde ir e o que é necessário

O POVO reuniu as principais informações sobre o processo de vacinação em Fortaleza

Marília Freitas
12:43 | 08/02/2021
FORTALEZA,CE, BRASIL, 07.02.2021: Vacinação de idosos no drive-thru montado no estacionamento da arena Castelão (Foto: FABIO LIMA)
FORTALEZA,CE, BRASIL, 07.02.2021: Vacinação de idosos no drive-thru montado no estacionamento da arena Castelão (Foto: FABIO LIMA)

Mais de 72 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza e o índice pode aumentar nos próximos dias: mais três postos de vacinação foram ativados no último sábado, 6. O número de vacinados é contabilizado desde o início da vacinação, no último dia 18 de janeiro, e agrupa idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com deficiência acima de 18 anos e institucionalizadas. Eles estão recebendo a primeira dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca.

Apesar das adições, o ritmo de vacinação segue o mesmo, no formato drive-thru, presencial ou em domicílio. Diariamente é divulgada lista com os nomes de quem será vacinado no drive-thru do Shopping Iguatemi e no Centro de Eventos. Confira aqui a lista de quem deve ser vacinado hoje, 8.

Em contraponto, a ocupação de leitos hospitalares públicos e privados cresce de forma preocupante, alerta o governador Camilo Santana (PT). Nas últimas 24 horas, o Ceará ultrapassou os 384 mil casos da doença e mais de 10 mil mortes.

LEIA TAMBÉM | O que pode e o que não pode: entenda o decreto que entra em vigor hoje em Fortaleza

O POVO reuniu perguntas e respostas sobre a vacinação em Fortaleza. Confira:

Quais são os locais disponíveis de vacinação em Fortaleza?

Os idosos a partir de 75 anos que receberam a confirmação de agendamento ou com idade a partir de 90 anos poderão se vacinar:

Shopping RioMar Kennedy
Onde: avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Pres. Kennedy
Horário:
8h às 18h;

Shopping Iguatemi
Onde: avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz
Horário:
8h às 18h;

Arena Castelão
Onde: avenida Alberto Craveiro, 2901 - Castelão
Horário:
9h às 17h;

Cuca da Barra do Ceará
Onde: avenida Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará,
Horário:
9h às 17h;

Cuca do José Walter
Onde: Rua 69, ao lado da Areninha - José Walter
Horário:
9h às 17h;

Centro de Eventos
Onde: avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Horário: 9h às 17h.

 

Profissionais da saúde que atuam no acolhimento de pacientes, mediante agendamento prévio realizado pelo local em que trabalham:

 

Centro de Eventos
Onde: avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Horário: 9h às 17h.

Para serem imunizados, os idosos acima de 90 anos devem portar comprovante de endereço e documentos pessoais.

Como é feito o cadastro para vacinação?

 

Via aplicativo Vacine Já (disponível para Android ou iOS), no site Vacine Já, e quem não possui acesso à internet poderá ter o cadastro realizado por parentes em qualquer posto de saúde. É importante lembrar que não há aplicação de vacinas contra a Covid-19 em postos de saúde, apenas nos locais acima citados.

Agora, idosos com mais de 90 anos não precisam de agendamento para vacinação em drive-thru. Entretanto, precisam estar cadastrados na plataforma do Vacine Já. Para serem imunizados, os idosos acima de 90 anos devem portar comprovante de endereço e documentos pessoais. 

LEIA TAMBÉM | 17 estabelecimentos foram interditados no último fim de semana em Fortaleza

Solicitei vacinação em casa, mas quero alterar para drive-thru ou vice-versa. O que faço?

 

Para mudança na modalidade de vacinação, basta ligar para os telefones 3452.6979 ou 3452.6990. Ainda, os e-mails enviados para confirmação do agendamento são feitos por dois remetentes oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): [email protected] ou [email protected].

Qual a diferença entre agendamento e cadastro na vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza?

 

No caso dos idosos, eles realizam seu cadastro e, após esse processo, a Prefeitura recebe os dados e inicia o agendamento. São enviadas informações do agendamento para o idoso via WhatsApp ou email, com data e hora que ele deve comparecer ao drive-thru ou com a data em que a equipe irá fazer a vacinação domiciliar.