Fortaleza e Ceará duelam pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil

Primeiro dos dois Clássicos-Rei que serão realizados no torneio acontece hoje à noite, a partir das 20 horas, no Castelão. O Fortaleza é mandante e por isso tem mais espaço na arquibancada que o Ceará

Pela primeira vez, o maior duelo do futebol cearense marca presença nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em dois jogos, Ceará e Fortaleza vão brigar por uma vaga entre os oito melhores times do torneio que abrange clubes de todos os Estados do país, por uma cota de R$ 3,9 milhões, mas também pela satisfação de eliminar o maior rival em um jogo histórico.

A partida de ida, que começa às 20 horas, tem o Fortaleza como mandante, por isso 70% da arquibancada do Castelão foi disponibilizada para os tricolores, enquanto os 30% restantes ficarão com os alvinegros. Aliás, essa é uma diferença crucial frente ao Clássico-Rei disputado na Copa do Brasil no ano passado — pela 3ª fase do torneio —, quando os portões do estádio estavam fechados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com a atmosfera tradicional, Fortaleza e Ceará vão tentar construir uma vantagem para o jogo de volta, marcado para o dia 13 de julho, e só uma vitória gera um placar a defender.

Dos dois rivais, o Ceará chega menos pressionado. O Vovô está invicto há 12 partidas, não sofreu gols nos últimos dois jogos e faz uma campanha regular na Série A do Brasileiro. Nada, porém, que faça os jogadores do clube admitirem o rótulo de favorito. “É outra competição, é jogo de mata-mata, uma partida de 180 minutos. Tem o primeiro confronto amanhã (hoje), precisamos estar muito concentrados", prega o volante Richardson.

O Fortaleza conseguiu amenizar o momento mais turbulento que viveu na atual temporada — episódio de agressão jogadores no aeroporto e problemas internos com alguns atletas — com uma vitória na Série A no último domingo, 19, mas ainda tem sequelas das situações pelas quais passou, tanto que o ala-esquerdo Lucas Crispim, mesmo reintegrado à equipe, não foi relacionado pela comissão técnica. Um triunfo no clássico pode ser um catalisador para a recuperação total do Tricolor.

Os dois lados possuem baixas importantes. O Ceará não vai contar com o colombiano Mendoza, principal atacante do clube em 2022. O atacante está no departamento médico tratando lesão no músculo posterior da coxa esquerda e deve ficar alguns dias mais “de molho”.

A lista de desfalques do Vovô conta ainda com o goleiro Richard, lesionado; Léo Rafael e Dentinho, ambos em período de transição. Em contrapartida, o meia-atacante Vina, que foi poupado contra o Cuiabá-MT, estará de volta e deve aparecer no time titular.

No Fortaleza, Hércules, com edema na coxa direita, e Tinga, que cumpre protocolo pós-operação, estão fora do Clássico-Rei. Já Romarinho, que fazia transição, e Landázuri, que apresentou sintomas gripais no domingo, são tratados como dúvida.

Retorno certo mesmo só o de Robson. O atacante desfalcou o Leão na partida anterior, pela Série A, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, mas está à disposição para hoje e deve formar dupla com Moisés no ataque.

Fortaleza x Ceará

Fortaleza
3-5-2: Marcelo Boeck; Ceballos, Benevenuto e Titi; Pikachu, Zé Welison, Felipe, Lucas Lima e J. Capixaba; Moisés eRobson. Téc: Vojvoda

Ceará
4-3-3: João Ricardo; Nino (Michel), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard, Richardson e Sobral (Lindoso); Vina, Lima e Cléber. Téc: Marquinhos Santos

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 22/6/2022
Horário: 20 horas
Árbitro: Wagner Magalhães-FIFA/RJ
Assistentes: Guilherme Dias Camilo-FIFA/RJ e Thiago Henrique Farinha-MG
VAR: Emerson de Almeida Ferreira-MG
Transmissão: Prime Video, Rádio O POVO CBN FM 95.5 e AM 1010, Facebook e YouTube do O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Copa do Brasil Fortaleza Esporte clube Ceará Sporting Club Clássico-Rei Oitavas Copa do Brasil Clássico-rei Copa Brasil Fortaleza e Ceará jogo Fortaleza x Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar