PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará poderá ser bicampeão invicto da Copa do Nordeste; relembre trajetória

O Alvinegro de Porangabuçu tem em dez jogos, 5 vitórias e 5 empates.

Domitila Andrade
00:02 | 29/07/2020
Vovô venceu o Fortaleza por 1 a 0 para chegar à decisão  (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Vovô venceu o Fortaleza por 1 a 0 para chegar à decisão (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)

Depois de ganhar do Fortaleza no Clássico-Rei da noite desta terça-feira, 28, o Ceará está na final da Copa do Nordeste 2020. Para conquistar a orelhuda, o Alvinegro irá encarar o Bahia, que venceu o Confiança-SE por 1 a 0 - em partida realizada na última quarta-feira, 29. Serão dois jogos, no sábado, 1º de agosto, e na terça-feira, 4. O time busca o bicampeonato - o Vovô foi campeão do Nordestão em 2015.

O Ceará poderá se sagrar campeão em uma campanha invicta. Em dez jogos foram 5 empates e 5 vitórias. Se o fizer, o Vovô repete feito de 2015, quando também foi campeão sem perder nenhuma partida (de nove partidas até a final, foram 7 vitórias e 2 empates). Naquele ano, o Vovô levou a orelhuda, vencendo as duas partidas da final contra o Bahia.

LEIA TAMBÉMInvestimento e foco: saiba mais sobre o Bahia que enfrenta o Ceará na final da Copa do Nordeste

No Nordestão 2020,  time de Porangabuçu tem 17 gols - o melhor ataque até então. Vina é o artilheiro da competição com cinco gols. Autor do primeiro gol do Vovô, o zagueiro Klaus marcou três gols no Nordestão - dois deles em Clássicos-Reis.

Relembre a trajetória do Ceará na Copa do Nordeste rodada a rodada

Rodada 1
Ceará 2 x 2 Freipaulistano
O Ceará começou a Copa do Nordeste com tropeço, dia 26 de janeiro. Na estreia em jogos oficiais, o time, que era comandado por Argel Fucks, empatou com o Freipaulistano por 2 a 2 em um estádio Presidente Vargas sem a presença de torcedores, já que o clube cumpriu punição imposta pelo STJD em função das ocorrrências diante do Fortaleza, clássico do ano passado pela Série A. Os gols foram de Baxola e Vina, pro Ceará, e Caio e Alyson, pelo Freipaulistano.

Rodada 2
Fortaleza 1 x 1 Ceará
O equilíbrio prevaleceu no primeiro Clássico-Rei, no dia 1º de fevereiro. Na Arena Castelão, Ceará e Fortaleza ficaram no 1 a 1. Klaus abriu o placar para o Vovô, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Osvaldo, de bicicleta, empatou para o Leão, aos 18 minutos da etapa final. O empate deixou o Alvinegro na terceira posição do grupo B, com dois pontos.

Rodada 3
ABC-RN 0 x 0 Ceará
O Alvinegro de Porangabuçu terminou mais uma partida com um empate, dessa vez contra o ABC-RN, no dia 8 de fevereiro, na Arena das Dunas, em Natal. A falta de criatividade marcou toda a partida, que teve poucas chances agudas de gol para as duas equipes.

Rodada 4
Ceará 2 x 2 Bahia
No dia 15 de fevereiro, Mateus Gonçalves salvou o Ceará do que seria a primeira derrota na temporada 2020 e no Nordestão. Aos 48 minutos do segundo tempo, o camisa 7 aproveitou uma bola levantada por Felipe Baxola, que emendou com a perna direita e balançou a rede adversária. O Vovô perdia de virada, depois de uma queda de produção brusca no segundo tempo. O resultado causou euforia. Aquela altura, o Alvinegro estava na penúltima colocação do Grupo B da Copa do Nordeste e sem vencer na competição.


Rodada 5
Ceará 2 x 2 Botafogo-PB

Em seu quinto jogo na Copa do Nordeste, o Ceará repetiu o resultado dos quatro jogos anteriores: empate. Numa tarde de Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro, no Castelão, o Vovô empatou em 2 a 2 com o Botafogo-PB. Klaus e Samuel Xavier marcaram para o Vovô, e Lohan, em tarde inspirada, marcou dois para o Belo. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos cinco pontos e estava na sexta colocação no Grupo B.

Rodada 6
River-PI 0 x 4 Ceará
Depois de cinco empates seguidos, o Ceará conseguiu vencer sua primeira partida na Copa do Nordeste em 2020. No dia 3 de março, o Alvinegro goleou o River-PI por 4 a 0, em um encharcado estádio Lindolfo Monteiro. A vitória do Vovô teve a assinatura de Rafael Sobis, nome do jogo e autor de três gols na partida. Vina também marcou um tento. A partir daqui, o Vovô não sabe o que é outro resultado senão vitórias no Nordestão.

Rodada 7
Ceará 2 x 1 Sport
Neste que foi o último jogo do Ceará na Copa do Nordeste antes da paralisação imposta pela pandemia de Covid-19, Ceará alcançou a sua quarta vitória seguida na temporada e a segunda na competição. Com um a menos, bateu o Sport por 2 a 1, gols de Felipe Silva e Ricardinho. Marquinhos fez o do Sport. Com a vitória, o Ceará chegou aos 11 pontos e entrou no G4 do Grupo B, faltando uma rodada para término da fase de grupos.

Rodada 8
CRB 1 x 2 Ceará
Quatro meses depois, e agora já com os jogos na Bahia e de portões fechado, o Ceará bateu o CRB-AL por 2 a 1 no Barradão, no dia 22 de julho. A vitória confirmou classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste. O Vovô terminou na segunda posição do Grupo B e pegaria o Vitória-BA na primeira partida do mata-mata. Os gols do Alvinegro foram marcados por Vina e Bergson. O CRB diminuiu com gol de João Carlos.

Quartas de final
Ceará 1 x 0 Vitória
Mais uma vez, o Vovô eliminou o Leão da Barra na Copa do Nordeste. O Rubro-Negro já tinha sido eliminado em 2013, 2014 e 2015. Este ano, no dia 25 de julho, com gol de Vina, o Ceará venceu por 1 a 0, no estádio de Pituaçu, e garantiu a vaga na semifinal do torneio regional.

Semifinal
Fortaleza 0 x 1 Ceará
Na noite desta terça-feira, 28, o Ceará venceu o rival Fortaleza, no primeiro Clássico-Rei em jogos eliminatórios na Copa do Nordeste. Vovô venceu por 1 a 0, com gol de Klaus, de cabeça, depois de cobrança de escanteio de Vina.