Manifestação de 7 de setembro pró-Bolsonaro ao vivo em tempo real

Manifestações e retomada de desfiles ocorrem por todo o Brasil. Acompanhe

O dia que marca os 200 anos da independência do Brasil é marcado por desfiles e atos políticos pelo Brasil, sobretudo comandados pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Ele discursou em Brasília e participa de ato no Rio de Janeiro.

17h28min

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A executiva nacional do PT, Rede, PDT, Rede e União Brasil anunciaram que pretendem ingressar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral contra Jair Bolsonaro por abuso de poder político após os atos de 7 de Setembro. Segundo integrantes do PT, o chefe do Poder Executivo utilizou a estrutura governamental para promover ações do governo federal, como a TV Brasil.

Ainda segundo o PT, houve desvirtuamento do caráter cívico dos desfiles de 7 de Setembro ao promover bandeiras da área de costumes do atual governo, como o projeto de educação domiciliar – homeschooling.

17h27min

O deputado estadual e candidato à reeleição Delegado Cavalcante (PL) discursou com ameaça na Praça Portugal, em Fortaleza. "Se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, nos vamos ganhar na bala. Não tem nem por onde." Ele prosseguiu em tom ameaçador: "Não tenho medo dessa corja, desses pilantras que acabaram com o Brasil. Não vamos deixar esses ladrões acabarem com o presidente". Cavalcante afirmou que Bolsonaro ganhou no 1º turno em 2018. "Não vamos aceitar covardia, eu sou fiel a Bolsonaro."

16h49min

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsonaro tiveram uma aparente discussão na manhã desta quarta-feira, 7, antes do casal acompanhar o desfile do Bicentenário da independência, em Brasília. A cena foi flagrada por câmeras da TV Brasil, emissora estatal que acompanhava a saída do comboio presidencial do Palácio da Alvorada em direção à Esplanada dos Ministérios, onde o desfile foi realizado.

— Jogo Político (@jogopolitico) September 7, 2022

 

Cobertura do 7 de setembro de 2022 pelo Brasil:

16h40min - Discurso de Bolsonaro em Copacabana, no Rio 

Jair Bolsonaro discursou por 17 minutos em trio elétrico em Copacabana, no Rio de Janeiro, e se colocou para o eleitorado afirmando que seriam três anos e meio sem corrupção em seu governo. O chefe do Planalto reforçou as pautas conservadoras, como a posição contrária à legalização das drogas e do aborto.

"Falo palavrão, mas não sou ladrão" disse o presidente, que fez referência à Lula, sem citar nominalmente o seu principal adversário na corrida eleitoral, ao qual se referiu como "quadrilheiro de nove dedos".

Bolsonaro saiu em defesa de empresários alvos da PF e disse: "tiveram a privacidade violada". Em seu discurso, ele defendeu empresários alvos de operação da Polícia Federal por mensagens golpistas no WhtasApp. "Hoje estive com os empresários acusados de golpistas. Pelo amor de Deus. Eles tiveram a privacidade violada", completou. 

O mandatário convocou os manifestantes a tomarem uma decisão "para se manter no caminho certo". "Queremos que os empresários e que vocês tenham liberdade para decidir o seu futuro. Somos escravos das nossas decisões. Veja a vida pregressa, principalmente para tomar as suas decisões. Tenho certeza que vocês sabem o que fazer para se manter no caminho certo"

Durante seu discurso, Bolsonaro finalizou anunciando que iria ao jogo do Flamengo na noite desta quarta-feira,  7, no Macaranã, onde o rubro-negro vai enfrentar o Vélez Sársield pela semifinal da Libertadores.


16h30min

O presidente Jair Bolsonaro (PL) começa seu pronunciamento, em Copacabana, no Rio de janeiro, e volta a criticar de maneira indireta o Supremo Tribunal Federal: "Esperem a reeleição para ver se todos não vão jogar nas quatro linhas da Constituição", disse, no ato da Praia de Copacabana.

15h30min 

Manifestantes pró-Bolsonaro se concentram na Praça Portugal, em Fortaleza, para atos do 7 de setembro. Na capital cearense, a organização do evento ficou sob a responsabilidade do Endireita Fortaleza. 

Durante o ato, bolsonaristas usam símbolos religiosos, Lula preso, ataques ao Supremo Tribunal Federal (stf) e críticas às urnas eletrônicas para expressar apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

14h50min

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro já ocupam o entorno da Praça Portugal, para evento alusivo aos atos do 7 de setembro, data em que é celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil. O grupo participou de uma carreataque partiu da rotatoria da Arena Castelão, em Fortaleza. Entre os presentes estão apoiadores da candidatura de Capitão Wagner (UB) ao Governo do Ceará. O parlamentar, no entanto, confirmou que não irá ao ato.

Políticos e autoridades sobre os 200 anos da independência do Brasil

Ex-presidente Lula (PT), candidato à Presidente da República

"200 anos de independência hoje. 7 de setembro deveria ser um dia de amor e união pelo Brasil. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira, soberania e democracia. Bom dia."

Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidente da República

"Viva o 7 de Setembro! E que Deus nos abençoe para que nada nem ninguém sejam capazes de roubar a nossa paz e a nossa liberdade - neste dia ou em qualquer momento da nossa história. Vamos em frente, com a mais profunda esperança de que encontraremos, juntos, um novo caminho."

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara

"Há 200 anos, começava a nascer o Brasil de hoje,com um futuro de desafios, decisões difíceis mas necessárias e grandes conquistas a alcançar. O 7 de Setembro de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos! O Brasil independente é sempre o que olha para frente."

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso e do Senado

"As comemorações deste 7 de setembro, que marca 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito."

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

"O bicentenário de nossa Independência merece ser comemorado com muito orgulho e honra por todos os brasileiros e brasileiras, pois há 200 anos demos início a construção de um Brasil livre e a histórica marcha pela concretização de nosso Estado Democrático de Direito."

Michel Temer, ex-presidente da República

"Que estes 200 anos de independência semeiem um Setembro Branco no calendário nacional, fazendo do dia 7 data anual para comemorar a renovação de todos os nossos laços. Que as ruas se encham de brasileiros e brasileiras orgulhosos de pertencer a uma pátria próspera, harmônica e pacificada."

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador

"Os fascistas não irão tomar a nossa bandeira! Hoje, nos 200 anos de independência do Brasil, é um dia para lembrarmos do nosso enfrentamento histórico contra o autoritarismo e todos que atentem contra a nação. Viva o Brasil! Viva a democracia! Viva a independência!"

Tasso Jereissati (PSDB-CE), senador

"Hoje, 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil. Que possamos lembrar das vitórias do passado, sem esquecer da importância de, juntos, lutarmos por um futuro mais digno para o nosso país." 

14h30min

Após desembarcar no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 7 de setembro, para o ato do Dia da Independência, Jair Bolsonaro se desloca de moto até Copacabana, onde reúne apoiadores para a manifestação. Uma motociata com 25 mil motocicletas está programada para rodar a zona sul da cidade. Em Copacabana, a manifestação contará com trios elétricos e palanque. O presidente deve chegar no Posto 6 de helicóptero; por volta dos 15h, ele deve discursar no evento.

O carro que transportava o presidente, antes de ele participar de uma motociata, precisou subir em uma calçada no Aterro do Flamengo, após o motorista errar o caminho. O pedido para fazer a manobra partiu do próprio presidente. O momento foi transmitido ao vivo pela conta de Bolsonaro no Facebook. A passagem de Bolsonaro pelo Aterro é acompanhada por dezenas de apoiadores. Ele segue agora de moto até Copacabana, onde ocorre um ato.

 14 horas

A partir das 14 horas, os apoiadores de Bolsonaro saíram em uma carreata com direção à Praça Portugal, em Fortaleza. A previsão é que eles cheguem ao palco final do evento às 15 horas.

13 horas

Em Fortaleza, no Ceará, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ocuparam a rotatoria da Arena Castelão, para evento alusivo aos atos do 7 de setembro, Até às 13h, a Avenida Alberto Craveiro, sentido BR-116, registrou trânsito intenso, com duas das três mãos paradas. Ao lado dos carros, manifestantes dançaram ritmos de swingueira, forró e funk em apoio ao presidente. 

12 horas

Apoiadores de Jair se concentram na Avenida Paulista, em São Paulo, no feriado da Independência do Brasil. O público se reúne na região, apensar da forte chuva registrada para esta quarta-feira, 7. É possível ver manifestantes festindo verde e amarelo e carregam bandeiras do Brasil.

Em alguns locais é possível notar uma aglomeração maior, como em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Apoiadores do chefe do Planalto se reúnem ainda em carros de som. São visíveis faixas colocadas na rua apoiam a reeleição do atual presidente. Os materiais pedem uma “Constituição anticomunista” e dizem que “Supremo é o povo”.

A expectativa é que a manifestação receba no período da tarde deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Segundo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, os atos seguem pacíficos. Até o momento, não há registro de ocorrências policiais. A corporação informou nas redes sociais que todas estações do metrô estão abertas e em funcionamento. As imediações das estações próximas aos eventos contam com reforço de policiamento.

11h28min:

Bolsonaro discursa em Brasília. Chama Brasil de "terra prometida" e diz que liberdade é mais importante que oxigênio. Assista:

 

"Vocês sabem a beira do abismo em que o Brasil se encontrava há poucos anos, atolado em corrupção e desmando. Demos uma nova vida a essa esplanada dos Ministério, com pessoas competentes, honradas e patriotas", afirmou.

Falou ainda da recuperação após a pandemia: "Quando parecia que tudo estaria perdido para o mundo, eis que o Brasil ressurge com uma economia pujante." Ele destacou que o Brasil tem "uma gasolina das mais baratas do mundo", "recorde na criação de empregos" e "inflação despencando".

Ele atacou os adversários: "Sabemos que temos pela frente uma luta do bem contra o mal. O mal que perdurou por 14 anos em nosso país, que quase quebrou a nossa pátria e que agora deseja voltar à cena do crime. Não voltarão. O povo está do nosso lado. O povo está do lado do bem". O público gritou: "Lula ladrão, seu lugar é na prisão".

Em dado momento, Bolsonaro puxou ainda o coro de "imbroxável". Depois, trocou olhares e ricos com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ao lado dele.

11h09min:

Terminou o desfile cívico-militar de 7 de setembro, em Brasília. É aguardado que ele participe agora de manifestação política e discurse a apoiadores.

10 horas:

Ocorre na manhã desta quarta-feira, 7, em Brasília, o desfile cívico-militar em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. A cerimônia, na Esplanada dos Ministérios, conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que convocou apoiadores a fazer um ato político. Militantes acompanham a solenidade vestidos com camisetas verde-amarelas e carregando bandeiras do País. A abertura do evento aconteceu com a execução do hino nacional.

O chefe do Executivo deve discursar em um trio elétrico, após o desfile. À tarde, ele viaja para o Rio de Janeiro, onde vai participar de uma manifestação na orla de Copacabana.

9h22min:

Após Hino da Independência tocar, ouve-se gritos do público de: "A nossa bandeira jamais será vermelha."

9h15min:

Antes de se dirigir ao desfile, o presidente Bolsonaro reuniu ministros em café da manhã no Palácio da Alvorada

9h10min:

Depois de caminhar próximo ao público, Bolsonaro chega ao palanque onde acompanha o desfile, que começa neste momento.

A programação inclui apresentações das Forças Armadas, das polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, além da participação dos estudantes dos colégios militares e das escolas públicas do Distrito Federal.

Também participam do desfile integrantes do Grupamento de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, os chamados pracinhas, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Além deles, o público pode ver tropas de fuzileiros navais, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, representantes de Tropas Especiais da Força Terrestre e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

Durante o desfile, paraquedistas militares saltarão no céu de Brasília e entregarão a Bandeira Nacional ao presidente da República. A Marinha do Brasil participa do desfile aéreo com as aeronaves VF-1, recém-modernizadas. A famosa Esquadrilha da Fumaça também fará uma apresentação ao público.

O Exército Brasileiro virá com quatro modelos de helicóptero, enquanto a Força Aérea Brasileira apresentará formações com aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e busca e salvamento, com exemplares das mais novas aquisições, além de aviões de instrução da AFA.

Segundo a Polícia Militar do DF, está proibido acessar a Esplanada com objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Também está proibido o uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.

8h40min:

Bolsonaro desfila no Rolls-Royce presidencial.

8h25min:

Presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio da Alvorada e se dirige à Esplanada dos Ministérios em comboio, para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em Brasília.

8h08min:

Apoiadores do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), presentes à Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile cívico-militar entoam o grito de ordem "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão".

8 horas:

Já começou a movimentação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para o desfile de 7 de setembro (07/09). O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará presente.

Manifestações ocorrem em várias partes do Brasil, organizadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Na noite da véspera, houve impasse sobre o acesso de caminhoneiros à Esplanada.

No primeiro minuto do dia, foi realizada uma apresentação piromusical, com queima de fogos em verde e amarelo no Eixo Monumental, em Brasília. Foram cerca de sete minutos de fogos nas cores da bandeira, que dançavam ao som do Hino da Independência. O foi o evento que anunciou a chegada oficial do Bicentenário da Independência.

Confira abaixo as últimas notícias de hoje, quarta-feira, 7 de setembro (07/09), do ato programado para feriado da Independência.

7 de setembro:

10h31min: Feriado da Independência: veja agenda de onde Bolsonaro irá no 7 de setembro (07/09)

10h15min: Lembre os protestos de 7 de setembro um ano atrás e veja os resultados

10h14min: Alvo do STF, Luciano Hang, dono da Havan, caminha com Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios

9h54min: Desfile cívico-militar em Brasília começa com presença de Bolsonaro e militantes

9h44min: Bolsonaro cita 1964 e ano do impeachment de Dilma em fala de "bem contra o mal"

9h29min: PT denuncia Eduardo Bolsonaro por estimular pessoas a se armarem no 7 de setembro

9h24min: Governo do DF libera tratores, mas mantém proibição a caminhões na Esplanada

9h09min: Bolsonaro reúne ministros no Palácio da Alvorada antes de desfile

8h58min: 7 de setembro: desfile reúne civis e militares na Beira Mar; veja imagens

8h49min: Bolsonaro domina atos e opositores tentam resgatar verde e amarelo

8h49min: Comemoração do bicentenário terá show aéreo e desfile na capital

8h23min: Manifestação de 7 de setembro pró-Bolsonaro ao vivo em tempo real

8h05min: Bolsonaristas na Esplanada gritam contra Lula e ofendem imprensa

7h50min: Bolsonaristas chegam à Esplanada para acompanhar desfile e fala do presidente

6 de setembro:

22h14min: 7 de Setembro: Bolsonaro quer liberar caminhoneiros para ato na Esplanada; Ibaneis mantém veto

19h49min: Presidentes da Câmara e Senado não comparecerão ao desfile militar em Brasília

17h24min: 7 de setembro em Copacabana: prefeitura, estado e militares finalizam preparativo

17h09min: Alvos da PF por ações extremistas organizam atos no 7 de Setembro

16h34min: Após reunião com Abin, Aras projeta 7 de setembro em "clima de paz e harmonia"

16h24min: Bolsonaristas aumentam ataques ao STF a um dia do 7/9; presidente silencia

16h01min: Facada em Bolsonaro completa 4 anos: relembre o caso e seus desdobramentos

14h34min: Na véspera do 7 de setembro, campanha de Lula diz na TV que bandeira é do povo

13h34min: Lula deixa de poupar Ciro e critica Bolsonaro por 7 de Setembro

11h16min: Desfile de 7 de Setembro na Beira Mar contará com 8,5 mil participantes; veja detalhes

11h04min: Esplanada dos Ministérios amanhece bloqueada para veículos

10h14min: Bolsonaro diz que convidou empresários que são alvos do STF para atos de 7/9

9h59min: Bolsonaro fala em 7 de Setembro pacífico, mas com pedidos de "eleições limpas"

8h24min: PM antecipa bloqueio da Esplanada dos Ministérios por risco de invasão

7h53min: Pesquisa Ipec para presidente, atos de 7 de setembro e Cid Gomes na campanha: Jogo Político #202

Confira também: manifestações marcadas pelo Brasil para o 7 de setembro

Veja o que funciona no feriado de 7 de setembro em Fortaleza

Manifestações de 7 de setembro: programação em Fortaleza

Na capital cearense, a organização do ato de apoiadores de Bolsonaro ficou por conta do movimento Endireita Fortaleza. A concentração para o ato está marcada para o Castelão. Os participantes sairão em uma carreata para a Praça Portugal. A previsão de chegada é às 15 horas.

Os movimentos sociais promovem o Grito dos Excluídos. A concentração será realizada a partir das 9 horas, no terminal da Lagoa.

O desfile cívico começará às 8 horas no Aterro da Praia de Iracema e seguirá até o Mercado dos Peixes.

Ataques ao STF antes do 7 de setembro

Nas redes sociais, aliados de Bolsonaro insuflam a militância com críticas e ataques aos magistrados, sem um comando claro do presidente para evitar que o clima de confronto seja transportado para as ruas. Decisões recentes dos ministros alimentam os fóruns de discussões bolsonaristas nas redes sociais. Em trocas de mensagens em grupos públicos no Telegram e WhatsApp nos últimos dias, políticos ligados ao governo têm propagado ataques ao STF em paralelo à convocação para os atos de 7 de Setembro, como forma de se opor ao "arbítrio" dos membros da Corte.

Segurança no 7 de setembro em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal montou uma megaoperação para evitar tentativas de invasões aos prédios públicos da Esplanada do Ministério e, em especial, ao STF. Sob risco de invasão da Esplanada dos Ministérios por caminhões e outros veículos pesados de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, a Polícia Militar do Distrito Federal antecipou para a noite de segunda-feira, 5, a interdição das vias que dão acesso ao Congresso e à Praça dos Três Poderes.

Bolsonaro convida empresários para atos de 7 de setembro

Bolsonaro disse que convidou os empresários que foram alvo de operação da Polícia Federal (PF) por terem defendido um golpe de Estado para participar das manifestações do 7 de setembro. Entre eles está o dono do Coco Bambu, o cearense Afrânio Barreira. Apoiadores do chefe do Executivo como Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, tiveram até mesmo o sigilo bancário quebrado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

7 de setembro manifestação 7 de setembro presidente Jair Bolsonaro manifestação Bolsonaro 7 de setembro hoje 7 de setembro bolsonaro 7 setembro últimas notícias golpe 7 de setembro onde será 7 setembro independência Brasil eleições 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar