7 de setembro: desfile reúne civis e militares na Beira Mar; veja imagens

Evento volta a acontecer após dois anos de suspensão diante da pandemia de Covid-19. É esperada a participação de 8,5 mil pessoas, além do público

O desfile de 7 de setembro em Fortaleza reúne cerca de 8.500 participantes na avenida Beira Mar durante a manhã desta quarta-feira. São representantes das Forças Armadas, dos órgãos de Segurança Pública e das escolas das redes estadual, municipal e particular. Evento volta a acontecer após dois anos de suspensão diante da pandemia de Covid-19. 

A cerimônia teve início por volta das 8 horas no Aterro da Praia de Iracema e segue até o Mercado dos Peixes. O palanque principal está montado na altura no Náutico Atlético Cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A gente vem de uma família militar. Ficamos muito felizes que voltou a ter o desfile e trouxemos o Bento para ele aprender sobre a história do Brasil e criar esses valores nele", conta a psicóloga Rebeca Luz, que levou o filho de 11 meses para assistir ao desfile. "Desde pequenininho, eu boto uma roupinha militar nele e digo: 'filho, seu futuro é esse'."

Participam cerca três mil estudantes e 1,4 mil integrantes de associações e projetos, como grupos de escoteiros, entidades religiosas e associações civis. Além de cerca de 4,9 mil integrantes das forças armadas.

Também são utilizados cerca de 120 viaturas, 37 motocicletas e 35 cavalos das forças de segurança.

"A gente não tem, com esse desfile, objetivo de tentar fazer alguma colocação política. Isso não cabe agora. Vamos comemorar e festejar nossos 200 anos de liberdade", afirma André Allão, general de Divisão do Comandante da 10ª Região Militar.

"O Exército Brasileiro não pode impedir as pessoas que estão assistindo de se manifestarem, mas agremiações estão sendo orientadas a não fazer nada nesse sentido", diz o general.

Trânsito local

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito(AMC), quatro vias da região estão interditadas desde as 23 horas dessa terça-feira, 6: avenida Pessoa Anta, Almirante Barroso, Abolição (sentido Mucuripe - Barra) e Beira Mar. A liberação do tráfego está prevista para as 11h30min desta quarta-feira.

Rotas alternativas podem ser feitas pelas avenidas Dom Luís Santos Dumont e Padre Antônio Tomaz, além das ruas Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo. (Colaborou Levi Aguiar)

Com informações da repórter Flávia Oliveira

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar