Veja manifestações e desfiles no 7 de setembro (07/09) pelo Brasil

No Ceará, principais eventos se concentram em Fortaleza

O feriado de 7 de setembro será marcado por manifestações tanto organizadas por apoiadores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) quanto o tradicional “Grito dos Excluídos”, promovido por movimentos sociais. Haverá ainda o retorno dos desfiles cívicos, interrompidos por dois anos por conta da pandemia da Covid-19. No ano em que é celebrado o bicentenário da Independência, a data incorpora a tensão política e eleitoral do Brasil, que aumenta à medida em que se aproxima o desfecho de um dos pleitos mais acirrados da história.

LEIA MAIS | 7 de setembro Há 200 anos, independência acirrou política no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem feito convite para a data. "Convoco vocês agora, vamos às ruas no dia 7 de setembro pela última vez. Esses poucos surdos de capa preta (roupa utilizada por ministros do STF) têm que entender o que é a voz do povo”, disse o político na convenção partidária que o oficializou candidato à reeleição.

Atendendo ao pedido, movimentos de direita organizam atos nas ruas em apoio ao chefe do Executivo em diversas capitais, com encontros marcados em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e várias outras cidades.

Na capital cearense, a organização ficou por conta do movimento Endireita Fortaleza. “A rememoração de que o Brasil tem heróis que enfrentaram grandes desafios no passado. O espírito de amor à pátria deve ser lembrado e comemorado, sentimento este que queremos demonstrar aos mais jovens. Portanto, uma festa para valorizar o sentimento nacional de amor à pátria”, disse João Henrique, coordenador jurídico do grupo, sobre o evento.

A concentração para o ato está marcada para a Arena Castelão. Os participantes sairão em uma carreata com direção a Praça Portugal. A previsão de chegada é às 15 horas. “Lá, falaremos da importância da liberdade, da independência e da nossa história”, ressaltou o integrante do movimento em entrevista ao O POVO.

Oficialmente, o grupo organizador não define o evento como um ato em defesa de Bolsonaro, apesar de políticos e apoiadores do presidente convocarem participação na carreata para defendê-lo. “Se um ou outro que estiver na manifestação, no meio do povo, quer manifestar seu apoio político, estará exercendo a sua liberdade de expressão. A comemoração do 7 de setembro não é uma manifestação política, mesmo que o Endireita Fortaleza e outros grupos que fazem parte da organização tenham uma linha política específica. O mais importante é ensinar às pessoas o sentimento nacional de amor à pátria”, diz.

Grito dos Excluídos

Em outro ponto da cidade, ocorre a 28ª edição do “Grito dos Excluídos”, que contrapõe as comemorações da Independência. Sob o eixo: "Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?", a concentração será realizada a partir das 9 horas, no terminal da Lagoa. Além do ato político e cultural, as entidades organizadoras estarão promovendo uma campanha de doação de alimentos não perecíveis. O que for arrecadado será doado às famílias acompanhadas pelas pastorais sociais responsáveis pela manifestação..

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) “a ação coletiva tem como objetivo denunciar injustiças na construção da soberania nacional e negligências do governo Bolsonaro”. Os atos serão replicados, no mesmo dia, no Crato, Juazeiro do Norte e Morada Nova, além de Barbalha, que contará com programação online. O último a realizar será a cidade de Iguatu, em 10 de setembro.

Para Enedina Soares, presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o evento é uma oportunidade de defesa dos direitos da categoria. “Essa pandemia revelou o quanto que esses trabalhadores são fundamentais para a garantia da vida e o quanto que os serviços públicos precisam de mais investimentos”, destacou. Ela acrescenta que estará em pauta o piso nacional da enfermagem, que foi suspenso de forma liminar por Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No mesmo dia, o tradicional desfile cívico volta a ser realizado no Ceará após dois anos de cancelamento por conta da pandemia da Covid-19. As programações do bicentenário da Independência ocorrerão na Avenida Beira Mar, com palanque montado em frente ao Clube Náutico Atlético Cearense.

Outras capitais

Brasília também contará com desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, após pausa em decorrência das medidas sanitárias para enfrentamento da Covid-19. A expectativa é que Bolsonaro participe do evento e, na sequência, siga para o Rio de Janeiro, onde deve discursar nas comemorações do bicentenário da independência, na praia de Copacabana, pela manhã. As comemorações contarão com salto paraquedistas, salvas de canhão, além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Veja a programação do 7 de setembro pelo Brasil

Fortaleza

  • Carreata: às 14 horas (Arena Castelão com desfecho na Praça Portugal)
  • Grito dos Excluídos: às 9 horas (Terminal da Lagoa)
  • Desfile Cívico: Beira Mar (em frente ao Clube Náutico Atlético Cearense)

São Paulo

  • Grito dos excluídos: às 9 horas (Praça da Sé)
  • Manifestação pró-Bolsonaro: às 10 horas (Avenida Paulista)
  • Desfile cívico: às 9 horas (avenida Dom Pedro I)

Belo Horizonte

  • Grito dos Excluídos: às 9 horas (Praça Vaz Melo/Passarela da Lagoinha)
  • Ato pró-Bolsonaro: às 10 horas (Avenida Afonso Pena)
  • Desfile Cívico: às 9 horas (Avenida Afonso Pena)

Rio de Janeiro

  • Grito dos Excluídos: às 9 horas (Uruguaiana com Presidente Vargas)
  • Motociata pró-Bolsonaro: às 15 horas (Aterro do Flamengo)
  • Comemorações do bicentenário da independência: às 8 horas (Forte de Copacabana)

Salvador

  • Grito dos excluídos: às 8h30min (Campo Grande)
  • Ato pró-Bolsonaro: às 9 horas (Farol da Barra)
  • Desfile cívico: às 6 horas (Ladeira da Barra)

Curitiba

  • Grito dos Excluídos: (Vila União - Comunidade do Tatuquara)
  • Manifestação pró-Bolsonaro: às 14 horas (Centro cívico)
  • Desfile cívico: às 10 horas (Avenida Cândido de Abreu)

Porto Alegre

  • Regata pelo Dia da Independência: às 10 horas (Pontal do Estaleiro)
  • Grito dos Excluídos: às 9 horas (Igreja São José do Murialdo)
  • Desfile Cívico: às 9 horas (Avenida Edvaldo Pereira Paiva)

Recife

  • Grito dos Excluídos: às 8 horas (Parque 13 de Maio)
  • Ato "Pela nossa liberdade": às 14 horas, (Avenida Boa Viagem)
  • Desfile cívico: às 7h30min (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

independência do brasil 7 de setembro manifestações 7 de setembro manifestação fortaleza grito dos excluídos grito dos excluídos fortaleza jair bolsonaro carreata bolsonaro fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar