Variante Delta: 13 casos no Ceará são de transmissão comunitária 

Ao todo, já foram confirmados 62 casos da variante Delta no Estado

No Ceará, já foram confirmados 13 casos da variante Delta por transmissão comunitária. Isso ocorre quando há confirmação de caso sem vínculo a outro caso confirmado. Ou seja, quando uma pessoa tem diagnóstico positivo sem que seja possível rastrear qual a origem da infecção. Isso indica que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior. Primeiro caso de transmissão comunitária no Estado foi confirmado há nove dias. 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, Estado soma 62 casos da cepa inicialmente identificada na Índia, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa). Sendo que 39 não passaram pelo Centro de Testagem do Aeroporto. Destes, além dos 13 casos de transmissão comunitária — sem nenhum histórico de viagem —, seis casos ainda estão em investigação. Os demais são de pessoas que relataram ter feito viagens recentes para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo.

LEIA MAIS | Variante Delta: atenção a sintomas leves

+ Delta? Alfa? Entenda os efeitos das novas variantes da Covid-19 no Ceará

Foram identificados ainda 23 casos da Delta no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Destes, 20 foram de viajantes que chegaram ao Estado e três de funcionários do aeroporto. Todos foram orientados, ainda no Centro de Testagem, quando os testes de antígeno deram positivo, a cumprir autoquarentena de 14 dias. 

Alerta

Aumento de casos da variante Delta no Estado preocupa equipe técnica da Sesa. Há apenas dois dias, número de casos dessa mutação eram 43. Diante desse cenário, novo decreto de enfrentamento à Covid-19 no Ceará teve poucas alterações. Medidas foram anunciadas hoje pelo titular da pasta, Marcos Gadelha, e pelo governador Camilo Santana (PT). 

Municípios 

Dos 62 pacientes identificados com a variante Delta, 33 são mulheres e 29, homens. Conforme a Sesa, maioria concentra-se na faixa etária de 20 a 39 anos. Seis não moram no Ceará. Os 56 que residem no Estado residem em 22 municípios:

- Aquiraz
- Caucaia
- Choró
- Crateús
- Eusébio
- Fortaleza
- Hidrolândia
- Icó
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapipoca
- Jaguaretama
- Maracanaú
- Monsenhor Tabosa
- Nova Russas
- Paraipaba
- Poranga
- Quixeramobim
- São Gonçalo do Amarante
- Sobral
- Tauá

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

variante Delta Ceará casos variante Delta Ceará coronavírus variante Delta transmissão comunitária Delta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar