Ceará tem 62 casos confirmados da variante Delta

Na última quarta-feira, 18, Estado tinha registro de 43 confirmações da variante Delta

Ceará já registra 62 casos confirmados da variante Delta. Informação foi divulgada pelo novo secretário da Saúde, Marcos Gadelha, em transmissão na tarde desta sexta-feira, 20, para anúncio do novo decreto de isolamento social no Estado. Há dois dias, Estado tinha 43 casos confirmados. Segundo o titular da pasta, aumento de casos preocupa gestão. "Ainda estamos em uma situação confortável. No entanto, em alerta", afirmou.

Na última quarta-feira, pasta também confirmou o primeiro caso da variante Alta, originalmente identificada no Reino Unido. "Em uma reunião com a equipe técnica, todos manifestaram preocupação com o aumento progressivo de casos da variante Delta", disse Marcos Gadelha, alertando para a manutenção de cuidados de prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Detalhamento dos casos

Dos 62 casos identificados da Delta, 20 são de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e três são funcionários do local. Passageiros vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Recife e, fora do País, do México.

Os outros 39 casos são de pacientes de vigilância ou amostras encaminhadas por unidades de saúde ou municípios à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

LEIA MAIS | Variante Delta: atenção a sintomas leves 

Delta? Alfa? Entenda os efeitos das novas variantes da Covid-19 no Ceará

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesa faz o rastreamento de todos os casos, com busca ativa pelos pacientes, com contatos diretos. Dos 39 que não passaram pelo Centro de Testagem do Aeroporto, apenas 13 não têm histórico de viagem, ou seja, confirmam a transmissão comunitária da variante Delta no Ceará.

Segundo informações da secretaria, seis casos ainda estão em investigação. As demais pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a variante relataram ter feito viagens recentes para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo.

Perfil dos confirmados

Dos 62 pacientes identificados com a variante Delta, 33 são mulheres e 29, homens. Conforme a Sesa, maioria concentra-se na faixa etária de 20 a 39 anos. Seis não moram no Ceará. Os 56 que residem no Estado são dos seguintes municípios:

- Aquiraz
- Caucaia
- Choró
- Crateús
- Eusébio
- Fortaleza
- Hidrolândia
- Icó
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapipoca
- Jaguaretama
- Maracanaú
- Monsenhor Tabosa
- Nova Russas
- Paraipaba
- Poranga
- Quixeramobim
- São Gonçalo do Amarante
- Sobral
- Tauá

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

variante delta ceará casos variante delta ceará coronavírus variante delta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar