Variante Delta: com casos importados, Ceará segue monitorando viajantes

O Estado não tem transmissão comunitária da cepa, por isso o esforço dos órgãos de saúde está sendo em monitorar a entrada de pessoas que estiveram em estados onde essa e outras variantes circulam

Um total de 15 casos da variante Delta do coronavírus foram identificados no Ceará desde a entrada da cepa no Estado, há cerca de uma semana. Todos os pacientes foram infectados durante viagens a estados onde a mutação circula, ou devido ao contato com pessoas desse perfil. Isso significa que a cepa ainda não está circulando dentro de bairros e municípios cearenses - o que seria a chamada transmissão comunitária. Informações são do governador Camilo Santana (PT) e da Secretaria da Saúde (Sesa).

Em razão dos casos de infecção serem todos importados (vindos de outros estados), a pasta de saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, tem voltado esforços para o monitoramento da entrada de pessoas na Unidade Federativa. Segundo dados da fundação, cerca de 20% dos passageiros que chegam no Aeroporto Internacional de Fortaleza são testados para a Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os exames são realizados por meio do Centro de Testagem de Viajantes, situado no equipamento, e os escolhidos são aqueles passageiros oriundos de estados como o Rio de Janeiro, São Paulo ou outra região que já tenha circulação de variantes- principalmente elta. 

| LEIA MAIS | Covid: Fortaleza vacina pessoas de 23 e 24 anos, nascidas em 1997, a partir de domingo

Com 15 casos da variante Delta no Ceará, Camilo interrompe reabertura e prorroga decreto

Se a amostra der positivo, o exame é enviado para a Rede Genômica da Fiocruz Ceará e o vírus passa por um sequenciamento, que identifica se aquela cepa é a original ou é uma mutação. A recomendação da Sesa é de que todos os passageiros e tripulantes que chegam nos voos com confirmação de casos de Covid-19, mesmo após exames negativos, realizem auto quarentena de 14 dias.

Durante live transmitida nesta sexta-feira, 6, Camilo Santana informou que vai reforçar a testagem no Aeroporto, devido a preocupação sobre a circulação da variante Delta- mais contagiosa que a cepa original. Além disso, o governante também optou pela prorrogação do decreto atual, não avançando quanto as medidas de flexibilização das atividades no Estado.

Casos confirmados e suspeitos

Os quatro primeiros casos de infecção pela Delta no Ceará foram identificados na última semana, sendo eles passageiros que chegaram em Fortaleza vindo de voos do Rio de Janeiro. Dias depois, mais duas pessoas que estavam nessas aeronaves positivaram para a mutação. Na transmissão realizada nesta sexta, Camilo Santana informou que o número de contaminados pela cepa já havia chegado a 15.

Até a noite da última quarta-feira, 4, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará havia recebido cerca de 40 amostras de pacientes com Covid-19, suspeitos de estarem infectados pela variante Delta da doença. Entre eles estavam viajantes que estiveram recentemente no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde a transmissão comunitária da mutação já é uma realidade.

Uma das principais preocupações de especialistas, além do potencial transmissor da Delta, é que a cepa faça um combinação com a mutação gama (P.1), que já circula no Ceará. Caso isso aconteça, a variante pode ficar ainda mais resistente e resultar em um agravamento da crise sanitária.

Unidades de testagem gratuitas

Procurada pelo O POVO, a Sesa reforçou que não está sendo feito um trabalho de testagem em massa para identificação da variante devido aos casos serem importados. Ou seja, as ações de monitoramento são voltadas para viajantes e contactantes, uma vez que o vírus ainda não circula dentro do Estado. 

Na capital Fortaleza, três equipamentos disponibilizam testes gratuitos para Covid-19 à população, sendo eles: centro de testagem situado na Praça do Ferreira e os sistema drive-thru situados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy.

De acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Sesa, até às 8h55min de hoje o Ceará registrava uma média de 1.552,14 exames realizados nos últimos sete dias. Ao todo, a Unidade Federativa já realizou 2.477.590 exames para detectar o vírus pandêmico.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Variante Delta Covid-19 Coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar