Fiocruz monitora 40 casos suspeitos da variante Delta do coronavírus no Ceará

Casos envolvem viajantes e contactantes que testaram positivo para a Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará recebeu, até a noite desta quarta-feira, 4, ao menos 40 amostras de pacientes com Covid-19 que podem ter sido infectados pela variante Delta da doença. Segundo a instituição informou ao O POVO, os casos envolvem viajantes que estiveram recentemente no Rio de Janeiro e em São Paulo (cidades com transmissão comunitária da cepa), além de seus contactantes. As infecções foram confirmadas pelo Centro de Testagem do Aeroporto Internacional de Fortaleza, que monitora diariamente a chegada de passageiros de regiões onde já há casos confirmados da variante originária da Índia.

As amostras dos pacientes foram enviadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) à Rede Genômica da Fiocruz, que realiza exames de sequenciamento genético em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O processamento especifica, com precisão, o perfil de mutações e o tipo de linhagem do vírus nas amostras analisadas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até a próxima semana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta terça-feira, 3, subiu para seis o número de casos confirmados da variante Delta no Ceará. Foram dois novos infectados, uma mulher de 22 anos, moradora de Jaguaretama, e um homem de 20 anos residente em Ipueiras. Ambos testaram positivo para a Covid-19 logo após desembarque no terminal aeroportuário da Capital cearense, depois de chegarem do Rio de Janeiro. No dia 29 de julho, outros quatro casos da mesma cepa já haviam sido confirmados no Estado.

Segundo a Sesa, a Vigilância Epidemiológica do Ceará e as Secretarias Municipais de Saúde monitoram de forma conjunta todos viajantes que tiveram confirmação da variante originária da Índia, além de seus contatos mais próximos. A pasta recomenda quarentena de 14 dias para os passageiros e tripulantes de voos em que houve identificação de casos da Covid-19 nos últimos dias. (Veja ao fim da matéria a lista de voos)

Desde julho, após a confirmação do primeiro caso da variante Delta no Brasil, passageiros que desembarcam em Fortaleza provenientes do exterior ou dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro são submetidos a testes rápidos e exames de RT-PCR logo após a aterrissagem das aeronaves. Os exames são aplicados de forma aleatória em 20% dos viajantes. Quando o resultado é positivo para Covid-19, além da recomendação de isolamento social, as amostras são encaminhadas para a Fiocruz-CE, que realiza o sequenciamento dos genomas para identificar a linhagem do vírus.

Com o monitoramento e rastreamento constantes dos casos confirmados e suspeitos da delta no Ceará, a Sesa quer evitar a disseminação da variante no Estado. A cepa gera uma preocupação a mais nas autoridades sanitárias devido à sua rápida transmissibilidade e um maior potencial letal.

Para a Doutora em Saúde Coletiva e mestre em Microbiologia Médica, Caroline Florêncio, apesar das medidas de contenção que vêm sendo adotadas, a tendência é que a nova cepa se espalhe rapidamente no território cearense. “Não tenho dúvidas de que a Delta veio para ficar, até porque a transmissão dela é muito maior do que a cepa original e as outras variantes já descobertas. Outro fator que preocupa é a morbidade alta, ou seja, o número de pessoas infectadas que morrem por complicações da cepa”, avalia.

Na visão da especialista, a medida mais eficaz para conter a disseminação da delta no Estado seria o fechamento dos aeroportos para passageiros provenientes de zonas vermelhas, onde já há casos de transmissão comunitária da cepa. “Essa é uma medida extremamente prudente e necessária, que já deveria ter sido tomada. Quanto mais for retardada, maior será o risco do avanço de casos. Infelizmente, os gestores não dão a devida atenção a isso ou simplesmente ignoram para manter o turismo funcionando. Se nada for feito, vamos pagar um preço muito alto em pouco tempo”, opina Carolina, que é professora do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Departamento de Saúde Comunitária e Saúde Pública da instituição.

A confirmação de casos da variante Delta no Ceará ocorre no momento de maior flexibilização das atividades econômicas desde o começo da pandemia no Estado. No fim de julho, o Governo liberou eventos sociais para 100 participantes em ambientes fechados e 200 em locais abertos, além de ampliar o horário de funcionamento do comércio de rua, shoppings, bares e restaurantes. Antes, já havia autorizado aulas presenciais nas redes pública e privada do ensino básico e ensino superior.

Confira a identificação dos voos em que houve confirmação de casos de Covid-19 no Aeroporto Internacional de Fortaleza nos últimos dias:

– Voo GOL 2021 de 19/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza

– Voo LATAM 3383 de 20/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza

– Voo AZUL 4763 de 21/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza

– Voo GOL 2021 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza

– Voo LATAM 3013 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro Guarulhos Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DELTA NO CEARÁ VARIANTE DELTA PANDEMIA NO CEARÁ COVID-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar