Secretaria da Saúde confirma mais dois casos da variante Delta no Ceará e recomenda autoquarentena

Dois passageiros cearenses, oriundos do Rio de Janeiro, testaram positivo para a nova variante delta. No total, seis casos já foram confirmados no Estado por meio do Centro de Testagem montado no Aeroporto Internacional de Fortaleza

Atualizada às 18 horas

O Centro de Testagem de Viajantes, montado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins para reforçar a barreira sanitária do Estado, detectou a variante Delta em mais dois cearenses que desembarcaram recentemente vindos do Rio de Janeiro. Os dois passageiros vieram da capital fluminense em diferentes voos do dia 23 de julho, um deles com escala em Guarulhos. Dessa forma, contabilizam-se seis casos (todos oriundos do Rio de Janeiro) da cepa que tem gerado maior preocupação neste momento de pandemia. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), divulgaram nesta segunda-feira, 2, que os novos casos foram detectados em uma viajante de 22 anos, moradora de Jaguaretama, e em um residente de Ipueiras, de 20 anos. Eles tiveram amostras positivas para Covid-19 após teste rápido realizado no desembarque na Capital cearense, pelo Centro de Testagem do Aeroporto, onde foram recomendados a cumprir isolamento de 10 a 14 dias.

A Sesa convida passageiros e tripulantes dos voos listados abaixo a entrarem imediatamente em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelos números (85) 98724-0455 / 98438-0480, das 9 às 17 horas, ou comparecer, portando o cartão de embarque e documento com foto, para realização do exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que está de posse da listas dos viajantes.

– Voo GOL 2021 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza;
– Voo LATAM 3013 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro Guarulhos Fortaleza;

Outros quatro casos da variante Delta já haviam sido confirmados no Estado, também no Aeroporto Internacional de Fortaleza, sendo três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos, moradores de Fortaleza (dois), Caucaia e Itapipoca. Os passageiros vieram do Rio de Janeiro em voos diferentes entre os dias 19 e 21 de julho.

Medidas e recomendações

Os passageiros confirmados com a variante delta e outras variantes foram notificados e seguem sendo monitorados ativamente pela Vigilância Epidemiológica da Sesa e respectivas Secretarias Municipais de Saúde. Novas coletas para medição de carga viral, potencial de transmissão e estudo de anticorpos, além do isolamento social adotado.

Ainda, o Centro de Testagem no Aeroporto ampliou as coletas por amostragem de 5% para 20% dos viajantes que desembarcam de voos oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A Sesa recomenda que todos os passageiros e tripulantes que chegam nos voos com confirmação de casos de Covid-19 realizem autoquarentena de 14 dias, mesmo após exames negativos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VARIANTE DELTA COVID-19 SESA CEPA INDIANA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar