Primeira vez em Fortaleza? 10 dicas indispensáveis para iniciantes

Primeira vez em Fortaleza? 10 dicas indispensáveis para iniciantes

Fortaleza cresce como destino turístico no Nordeste. Saiba como aproveitar a Cidade com segurança, boa gastronomia e passeios incríveis

Fortaleza vem se destacando cada vez mais no turismo nacional, especialmente durante feriados prolongados, segundo dados da Booking.com.

A capital cearense está entre os cinco destinos mais buscados do País para o feriado de Corpus Christi, demonstrando seu crescimento constante.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A seguir, O POVO mostra as dúvidas mais comuns de iniciantes em Fortaleza e uma lista com 10 dicas essenciais para quem quer conhecer a Cidade.

LEIA TAMBÉM | Das barracas de praia aos bares: saiba onde comer caranguejo em Fortaleza

Turismo em Fortaleza: pacotes para feriados prolongados e passeios

De acordo com Amanda Silva, CEO da Fortaleza Trip Turismo, “a Cidade tem conquistado cada vez mais espaço nas preferências dos viajantes, principalmente em períodos de alta demanda”. Ela destaca que a variedade de pacotes e destinos próximos contribui para essa popularidade.

Amanda explica que os pacotes mais procurados incluem hospedagem com café da manhã, transfers — serviço de transporte de passageiros de um local para outro — e passeios a praias como Canoa Quebrada, Icaraí de Amontada e Jericoacoara.

“Oferecemos pacotes completos, com transporte, guia, hospedagem e passeios para esses destinos, facilitando a experiência do turista”, diz.

Turismo em Fortaleza: segurança, cuidados e recomendações

Sobre segurança, Amanda orienta os turistas a evitar ostentar objetos de valor e a fazer passeios com agências credenciadas que contam com guias para suporte.

Ela recomenda também “hospedar-se em áreas centrais e turísticas, que ajudam a garantir uma viagem tranquila”. Segundo ela, a atenção deve ser redobrada em locais como a Praia do Futuro, que possui ruas menos movimentadas.

Turismo em Fortaleza: hospedagem e melhores regiões para ficar

Quando o assunto é hospedagem, Amanda aconselha os iniciantes a escolher bairros da orla, como Meireles, Mucuripe e Praia de Iracema.

“São regiões seguras, com boa infraestrutura e bastante procuradas pelos turistas. Evitamos indicar locais muito afastados ou sem perfil turístico”, explica.

Ceará é o 5º destino turístico do país mais buscado no TikTok; VEJA 

Turismo em Fortaleza: gastronomia local

Na culinária, Amanda destaca o caranguejo às quintas-feiras como um prato clássico entre os visitantes. “Além do caranguejo, o baião de dois com carne de sol e a peixada são muito procurados”.

Ela confirma que a agência organiza tours gastronômicos em restaurantes típicos e mercados locais, proporcionando um mergulho na cultura cearense.

Norte em evidência: VEJA 5 restaurantes em Fortaleza para conhecer a região

Turismo em Fortaleza: preparação para o clima com sol e ventos 

Fortaleza tem clima quente e ventos que amenizam a sensação de calor. Amanda recomenda “usar protetor solar, roupas leves, chapéu ou boné e óculos escuros, principalmente nas praias com vento forte”. Ela também sugere levar um casaquinho leve para a noite ou ambientes com ar-condicionado.

>> SIGA o canal de Últimas Notícias O POVO no WhatsApp

Turismo em Fortaleza: duração ideal da viagem e bairros imperdíveis

Para aproveitar bem a cidade, Amanda recomenda pelo menos cinco dias. “Além de conhecer Fortaleza, o turista pode fazer passeios para as praias e bairros mais interessantes, como Praia do Futuro, Varjota e o centro histórico”, afirma.

Ela reforça que destinos como Jericoacoara merecem pelo menos uma ou duas noites devido à distância e atrações únicas.

Turismo em Fortaleza: alugar carro ou utilizar táxi e apps?

Sobre mobilidade, Amanda indica que “alugar um carro é uma boa opção para quem quer explorar as praias do litoral com mais autonomia, mas o táxi e aplicativos funcionam muito bem na cidade para quem prefere não dirigir”. Ela alerta para verificar estacionamento e custos no hotel.

Turismo em Fortaleza: alta temporada e reservas antecipadas

Amanda lembra que durante alta temporada, como Carnaval, Réveillon e Fortal, um dos maiores carnavais fora de época do Brasil, é importante reservar hospedagem com antecedência.

“Meireles é um dos melhores bairros para se hospedar nessas épocas, enquanto Praia do Futuro é ideal para quem busca sossego”, afirma.

Turismo em Fortaleza: esportes, balneabilidade e cuidados extras

Fortaleza atrai esportistas que praticam kitesurf e windsurf graças aos ventos constantes. Amanda também alerta sobre a necessidade de consultar a balneabilidade das praias antes de entrar no mar para garantir a segurança. “Esses pequenos cuidados fazem muita diferença para uma viagem tranquila”, conclui.

10 dicas para viajar à Fortaleza

Confira uma lista com recomendações aos viajantes que querem aproveitar da melhor forma a visita à capital do Ceará:

  1. Reserve sua hospedagem com antecedência em alta temporada (Carnaval, Réveillon, Fortal) para garantir melhores opções e preços.
  2. Prefira se hospedar na orla, nos bairros Meireles, Mucuripe ou Praia de Iracema, que são seguros e bem estruturados para turistas.
  3. Contrate pacotes turísticos completos com transporte, guia e passeios para destinos próximos como Canoa Quebrada, Jericoacoara e Icaraí de Amontada.
  4. Evite ostentar objetos de valor e prefira passeios com agências credenciadas para garantir mais segurança.
  5. Cuide-se nas praias menos movimentadas, especialmente na Praia do Futuro, redobrando a atenção com pertences e rotas.
  6. Experimente a gastronomia local, destacando o caranguejo às quintas-feiras e baião de dois com carne de sol e peixada. Se possível, aproveite tours gastronômicos.
  7. Use protetor solar e roupas leves, além de chapéu, boné e óculos escuros para proteger-se do sol e do vento.
  8. Planeje pelo menos cinco dias de viagem para curtir a Cidade, os bairros turísticos e passeios aos destinos próximos.
  9. Considere alugar um carro para explorar as praias com autonomia, mas táxis e aplicativos funcionam bem para deslocamentos urbanos.
  10. Confira a balneabilidade das praias antes de entrar no mar para garantir a segurança, especialmente se for praticar esportes como kitesurf ou windsurf.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar