Doutor Estranho: conheça o herói da Marvel que retornará aos quadrinhos em 2023

A história do Mago Supremo e protetor da Terra contra ameaças mágicas e místicas foi adaptada para o cinema e segue encantando fãs pelo visual psicodélico

O ano de 2022 foi bastante intenso para Stephen Strange das histórias em quadrinhos: após morrer assassinado por um vilão inicialmente misterioso, Clea, a namorada dele, assumiu o posto de Feiticeira Suprema da Terra.

No entanto, a Marvel já tem reservado um 2023 melhor para o herói, que retorna da morte em uma HQ que está sendo muito aguardada pelos fãs porque vai mostrar um visual clássico mas repaginado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Se você só conhece a saga do Doutor Estranho pelas telas dos cinemas mas tem vontade de saber um pouco mais sobre a trajetória nas HQs do ex-neurocirurgião que virou um poderoso místico, continue com a leitura deste texto!

Quem é o Doutor Estranho?

O doutor Stephen Vincent Strange é mais conhecido como Doutor Estranho. Veja como ele surgiu nos quadrinhos publicados pela Marvel Comics:

Como surgiu o Doutor Estranho nos quadrinhos?

Se você não é fã de carteirinha dos super-heróis da Marvel ou DC Comics, provavelmente só ouviu falar do Doutor Estranho mesmo em 2016, após o lançamento do seu filme. O personagem se tornou ainda mais popular após a participação crucial na batalha final contra Thanos, nos dois filmes dos Vingadores (Guerra Infinita e Ultimato).

No entanto, a história de Stephen Strange (o nome “real” do Doutor Estranho) faz bastante sucesso entre os fãs de super-heróis.

A primeira vez que ele apareceu nas histórias da Marvel foi em 1963, e o místico foi retratado inicialmente como um mestre da magia negra que depois recebe o título de mago supremo.

O Doutor Estranho é reconhecido como o ser mais poderoso do universo da Marvel (ainda que haja controvérsias, já que a Feiticeira Escarlate estaria em igualdade ou mesmo em posição superior).

Nova série de quadrinhos do Doutor Estranho

A Marvel anunciou em 2022 que a revista solo do Doutor Estranho sairá em março de 2023. O roteiro ficou a cargo de Jed MacKay, que escreveu as últimas duas revistas do personagem (Strange e A Morte do Doutor Estranho), ao passo que a arte ficou com Pasqual Ferry e Alex Ross (capa). Veja o que se sabe até agora sobre a novidade:

Programada para março de 2023

Doctor Strange #1 estará à venda em 3 de março de 2023. De acordo com a sinopse divulgada pela Marvel, Strange se reúne com Clea e Wong e volta à atividade normal do Mago Supremo. No entanto, outra pessoa começa a interferir na relação com os inimigos de Strange, o que o força a embarcar em uma busca por respostas, seguindo indícios de que a figura misteriosa está mais perto do que ele pensa.

Escrita por Jed MacKay

Roteirista da HQ que mostrou a morte do Doutor Estranho (lançada em 2022), Jed MacKay foi o responsável pela história contada em cinco edições e fez muito sucesso entre os fãs do personagem, mesmo se tratando de sua morte.

Jed foi autor de outras histórias da Marvel, como as contadas nas HQs do Demolidor e Cavaleiro da Lua, dentre outros títulos.

Arte por Pasqual Ferry

Conhecido por seu trabalho estiloso em títulos recentes como Namor, o Príncipe Submarino e Homem-Aranha: A sombra da aranha, Pasqual deu uma entrevista para a Marvel em 2022 dizendo quais as expectativas para a HQ que será lançada neste ano.

Ele disse que quando começou a trabalhar para a Marvel (há mais de 20 anos), havia três quadrinhos que sempre quis desenhar: Quarteto Fantástico, Homem-Aranha e Doutor Estranho.

Mas por que Doutor Estranho?

“Porque suas histórias incluem todos os elementos que amo como artista – fantasia, ficção científica e imaginação”, ele respondeu. Admirador do trabalho original de Steve Ditko para o personagem, Pasqual avalia todos os cenários como utópicos, imaginários e incríveis, o que não deixará de ser um desafio para o artista.

Como ler Doutor Estranho?

Assim como nos filmes do Universo Marvel (MCU para os íntimos), é preciso seguir uma sequência básica das obras para entender o contexto dos lançamentos. Veja a seguir:

Strange Tales #110

Publicado em julho de 1963, essa edição marca a estreia de Doutor Estranho nos quadrinhos. O roteiro é de Stan Lee e a arte, de Steve Ditko. As publicações de Strange Tales servem como uma introdução ao personagem, e essas características foram melhor exploradas depois por outros autores.

Nessa primeira publicação, o leitor acompanha o primeiro contato de Stephen Vincent Strange com o mundo místico, e nas histórias seguintes, vários personagens, vilões e características do universo mágico são introduzidas e retratadas com esmero pelas artes criativas e psicodélicas de Ditko, que influenciam até hoje as obras da editora.

A origem do Doutor Estranho Strange Tales #115

O Doutor Estranho só teve sua origem contada na Strange Tales #115. Stephen Strange é mostrado como um cirurgião de grande sucesso mas também enorme arrogância, até que em um dia, ele sofre um acidente de carro no qual perde as mãos firmes necessárias para o trabalho que o tornou famoso.

Cansado de procurar vários tratamentos que no fim se mostraram inúteis, ele vai buscar a cura na Índia, onde encontra o Ancião, que vira o seu mentor nas artes místicas. A vida de cirurgião e a arrogância ficam para trás.

O Doutor Estranho, super-herói da Marvel, mora na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos
O Doutor Estranho, super-herói da Marvel, mora na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

Marvel Premiere # 9-14

Lançada em 1972, a série teve roteiro de Steve Englehart e arte de Frank Brunner. A fase é marcada por várias referências religiosas e bíblicas, o que acabou causando polêmica na época do lançamento.

Nas edições, Strange tem contato com “Sise-Neg” (não coincidentemente, a palavra é “gênesis” ao contrário), um ser místico que viaja pelo Universo acumulando energia e criando outros universos com ela.

O vilão Shuma-Gorath, recorrente das histórias do personagem e do universo Marvel, estreia nesta série de quadrinhos.

Doutor Estranho # 59-62

Lançados em 1983, os volumes são assinados por Roger Stern. Ele foi o roteirista de “Doutor Estranho Contra Drácula: A Fórmula Montesi”, com uma história bem sombria narrando uma batalha do conde Drácula contra outros personagens da Marvel, como os Vingadores, Blade e Hannibal King.

A tem como mote a chamada Fórmula Montessi, um antigo feitiço que acabaria com todos os vampiros da Terra. Drácula ainda faria aparições nas histórias de Thor e os X-Men, se tornando uma ameaça recorrente.

Doctor Strange Dr. Doom: Triumph and Torment

A HQ “Doutor Estranho e Dr. Destino: Triunfo e Tormento” foi lançada em 1989 e mostra uma jornada aterrorizante até o Inferno a pedido do Dr. Destino. Herói e vilão irão descobrir que o custo de salvar uma alma pode ser maior do que estão dispostos a pagar.

Doctor Strange: The Way of The Weird

Lançada em 2015, “Doutor Estranho: O Caminho do Estranho” é de autoria do escritor Jason Aaron e do artista Chris Bachalo. O talento dos dois simplesmente tornou a leitura dessa edição obrigatória, já que “Way of the Weird” humaniza o Doutor Estranho ao mostrar o preço que ele paga para manter o mundo seguro, como por exemplo, não ser capaz de comer comida que não seja mágica.

A história mostra inimigos clássicos e introduz novos, e o visual é considerado um dos pontos altos da edição.

E no cinema?

O visual de Doutor Estranho foi transposto para o cinema com sucesso e empolgou os fãs do personagem com a atuação do ator britânico Benedict Cumberbatch, que já foi indicado para o Oscar de melhor ator e Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático pelo desempenho como Alan Turing no filme O Jogo da Imitação.

Veja a lista dos filmes:

Doutor Estranho

Lançado em novembro de 2016, o primeiro longa-metragem solo do Doutor Estranho e o 14º filme do Universo Cinematográfico Marvel apresenta o personagem ao público.

O filme arrecadou mais de 677 milhões de dólares e se tornou o 11º filme de maior bilheteria do ano. Também recebeu diversas premiações, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Enredo: O famoso neurocirurgião Dr. Stephen Strange sofre um acidente de carro e perde a habilidade com as mãos, o que o leva a uma busca desenfreada (e mal sucedida) pela cura. No entanto, ele descobre uma poderosa magia em um lugar misterioso conhecido como Kamar-Taj.

Com as habilidades que ele passa a ter, travará uma linha de frente contra forças ocultas do mal determinadas a destruir nossa realidade.

Vingadores: Guerra Infinita

Lançado em 2018, o filme foi o primeiro de super-herói e o quarto no geral a arrecadar mais de 2 bilhões de dólares em todo o mundo, quebrando vários recordes de bilheteria e se tornando a quarta maior bilheteria de todos os tempos. Os efeitos visuais receberam indicações ao Oscar.

Enredo: Os Vingadores se unem para combater o maligno Thanos. Em uma missão para coletar todas as seis pedras infinitas, Thanos planeja usá-las para infligir sua vontade maléfica sobre a humanidade.

O Doutor Estranho foi um dos principais nomes desse filme e mostra que as suas responsabilidades envolvendo a Joia do Tempo são muito maiores que atos heroicos. Contudo, o herói entrega a Joia ao vilão, e o real motivo só será explicado no filme seguinte.

Vingadores: Ultimato

Estreou em 2019 e foi muito elogiado pela crítica especializada, que destacou a direção, trilha sonora, performances, cenas de ação e efeitos visuais. Arrecadou aproximadamente 2,798 bilhões de dólares em todo o mundo, superando toda a receita de Guerra Infinita em apenas onze dias.

Se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos no período de julho de 2019 a março de 2021. Recebeu múltiplos prêmios e indicações, sendo indicado ao Oscar do ano.

Enredo: Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores precisam lidar com a perda de amigos e familiares. Enquanto isso, Tony Stark está vagando perdido no espaço sem água e comida. Capitão América e a Viúva Negra lideram a resistência contra o titã louco.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Lançado em 2021, é a sequência de Homem-aranha: De volta para casa (2017) e Homem-aranha: Longe de casa (2019), e o 27º filme da Marvel.

Enredo: Peter Parker tem a sua identidade do Homem-Aranha revelada e pede ajuda ao Doutor Estranho. Quando o feitiço para reverter o evento não sai como o esperado, os Vingadores precisam enfrentar inimigos de todo o multiverso.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Lançado em 2022, é a sequência de Doctor Strange (2016) e o 28º filme do Universo Cinematográfico Marvel. Arrecadou 955 milhões de dólares no mundo e se tornou o terceiro filme de maior bilheteria do ano.

Enredo: O Doutor Estranho recebe a ajuda de novos aliados místicos e atravessa as realidades alternativas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.

Séries da Marvel para quem gosta de Doutor Estranho

Para entender melhor as referências e personagens dos filmes do Doutor Estranho, separamos três obras da Marvel. Veja quais são:

  • Wandavision: Após os eventos de Vingadores: Ultimato (2019), Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) tentam levar uma vida normal e esconder seus poderes. Mas a dupla de heróis logo desconfia que nem tudo está bem: na verdade, eles estariam vivendo dentro de um seriado de TV. Número de temporadas: 1 / Onde assistir: Disney Plus
  • Loki: A série se passa após os eventos mostrados em Vingadores: Ultimato. O spin-off segue os passos de Loki (Tom Hiddleston), o deus da trapaça, que conseguiu roubar o tesserato dos Vingadores durante a missão de recuperar as Joias do Infinito. Ao longo de sua jornada, ele acaba interferindo em momentos importantes da história da humanidade, seja para cumprir sua missão ou apenas como mera diversão. No entanto, essa intervenção pode gerar um conflito no tempo e colocar o universo em risco. Número de temporadas: 2 / Onde assistir: Disney Plus
  • E se…?: A série de animação conta o que teria acontecido aos heróis se a história deles fosse totalmente diferente e se acontecesse em outra realidade. Número de temporadas: 3 / Onde assistir: Disney Plus

Conclusão

Quem acompanha as histórias do Doutor Estranho tanto pelas HQs quanto pelos filmes consegue enxergar diversos ensinamentos por meio da trajetória de vida experimentada pelo Stephen Strange, dentre elas, a capacidade de se reinventar, superar adversidades e estar aberto a novos ensinamentos e vivências.

Esperamos que a leitura deste texto tenha sido elucidativa em relação à importância do Doutor Estranho no universo criado pela Marvel.

Para ficar por dentro das notícias mais recentes sobre os personagens de HQs e os lançamentos de filmes de heróis, acesse a seção Divirta-se no O POVO.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

doutor estranho 2 doutor estranho filme doutor estranho pos creditos marvel doutor estranho assistir  doutor estranho multiverso loucura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar