Luiza Nobel, Alice Caymmi e Mel Mattos participam do Festival Ecléticos
Edição comemorativa do Ecléticos Livre Festival inicia neste sábado, 25, em formato virtual. Tiê, banda Dunarey, Isabela Moraes e Bruna Ene também integram a programação
Se “música” e “natureza” fossem dois artistas, qual canção resultaria dessa parceria? A partir dessa união, o Ecléticos Livre Festival realiza edição comemorativa on-line, aos sábados, entre 25 de setembro e 16 de outubro. Entre as atrações, estão os shows virtuais de Alice Caymmi, Luiza Nobel, Mel Mattos, Tiê, banda Dunarey, Isabela Moraes e Bruna Ene, gravados no palco do Theatro José de Alencar (TJA).
As transmissões acontecem pelo canal no YouTube e pelo Instagram da WM Cultural. A programação contempla ainda o painel “Economia Criativa em Tempo de Pandemia: Criação e Empreendedorismo”. Já os podcasts, com os temas “A reinvenção nos Festivais” e “Cultura, Cidadania e Meio Ambiente”, estarão disponíveis no serviço de streaming Spotify.
O Festival Ecléticos comemora seus cinco anos de existência na Cidade. Com a temática “Música feat. Natureza”, a ideia é transportar para o formato on-line a essência das edições anteriores, realizadas em espaços abertos de Fortaleza, como o Parque Estadual do Rio Cocó e o Parque Adahil Barreto. Durante as apresentações no TJA, por exemplo, plantas em vasos foram espalhadas no lugar da plateia, como se estivessem assistindo ao repertório dos artistas.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineQuando ainda era possível aglomerar, antes da chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil, o festival unia musicalidade à consciência ambiental e social, com ações de coleta seletiva, distribuição de mudas de plantas e transporte gratuito para a juventude fortalezense.
Segundo o produtor cultural William Mendonça, idealizador do Ecléticos, o festival já mobilizou mais de 40 mil pessoas ao longo de sua história. Mas como traduzir esse diálogo com o público para o virtual? “A gente mantém, agora com a linguagem audiovisual, o caráter plural do evento. Esses encontros estéticos têm um papel político. Por meio das obras, encontramos o fortalecimento da nossa arte e existência. Fazer um festival on-line é sinônimo de ressignificação e transformação, mas também é uma oportunidade de nos desafiarmos”.
Com realização da WM Cultural, o Ecléticos tem apoio da Enel e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado. O evento conta, também, com a promoção da Nova Brasil FM 106.5 Fortaleza, emissora do Grupo de Comunicação O POVO que comemora três anos de atuação neste 2021.
Programação
25 de setembro
10 horas: podcast Ecléticos Livre EP 1 – “A reinvenção nos Festivais: Sustentabilidade novos rumos”, no Spotify
2 de outubro
10 horas: podcast Ecléticos Livre EP 2 – “Cultura, Cidadania e Meio Ambiente”, no Spotify
15 horas: painel “Economia Criativa em Tempo de Pandemia: Criação e Empreendedorismo”, com Tiê, Valmir Lins, André Brasileiro e William Mendonça, no YouTube
16 horas: palestra
9 de outubro
16 horas: programa show com atrações musicais, no YouTube
16 de outubro
16 horas: programa show com atrações musicais, no YouTube
Festival Ecléticos
Quando: aos sábados, entre 25 de setembro e 16 de outubro
Onde: YouTube
Mais informações: @festivalecleticos
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente