"Star Wars Day": conheça a história e saiba o que ainda está por vir

4 de maio é conhecido como o "Dia de Star Wars", em alusão a um jogo de palavras com a famosa frase "May the force be with you". Conheça a franquia e saiba algumas das obras que já estão em produção

O dia 4 de maio não tem feriado, nem há uma data comemorativa oficial. Mas, para os fãs da franquia “Star Wars”, é um momento de celebrar a saga. O evento surgiu de um trocadilho com a famosa frase “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”, em português). Muitos passaram a utilizá-la como “May the Fourth be with you”, que na tradução, significa “Que o 4 de maio esteja com você”.

A iniciativa começou por meio de apreciadores, mas foi adotada também pela empresa “Lucasfilm”, agora sob responsabilidade da Disney. Em seu site oficial, é possível adquirir produtos com descontos e encontrar dicas para comemorar o dia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Antes de chegar ao Brasil, HBO Max anuncia lançamento de produções originais

Com a pandemia do coronavírus, outras maneiras foram encontradas para manter a diversão. Hoje, por exemplo, a plataforma de streaming Disney+ adiciona cinco conteúdos temáticos em seu catálogo.

Um dos destaques é a série “Star Wars: The Bad Batch”. O enredo acompanha os clones de elite experimentais do “Lote Estragado”, que apareceram em “Star Wars: A Guerra dos Clones” (2008).

Leia também | Netflix e Riot Games anunciam série de "League of Legends" para o segundo semestre

Após os eventos do filme, os integrantes desse lote especial que tem variações genéticas forma um forte esquadrão de combate. Cada um tem habilidades diferentes e unem suas forças no dia a dia.

Além desta obra, haverá dois conteúdos em parceira com a Lego, que são “Lego Star Wars: All-Stars” e “Lego Star Wars: As Aventuras dos Freemaker”. Neste último, os “Freemaker” são irmãos que trabalham em uma loja de consertos na estação espacial do Império.

Leia também | Doramas: um mergulho na febre dos dramas asiáticos

Em um determinado momento, o menino Rowan, com apenas 12 anos, encontra um sabre de luz Kyber, que tem uma poderosa conexão com os Jedi. Sua vida, então, muda completamente e ele precisará restaurar a paz na galáxia.

'Lego Star Wars - As Aventuras dos Freemaker' chega ao Disney  nesta terça-feira, 4 de maio
'Lego Star Wars - As Aventuras dos Freemaker' chega ao Disney nesta terça-feira, 4 de maio (Foto: Divulgação/ Disney)

Outros lançamentos são “Star Wars: Rebels” e “Star Wars: Forças do Destino”, que trazem as histórias de vários personagens famosos em formato de animação.

Leia também | Confira o que chega ao catálogo do Disney Plus em maio

Essas novidades não são as únicas que a Disney+ disponibilizará em sua plataforma durante os próximos anos. No final de 2020, a empresa anuciou diversas produções que estão em processo de elaboração.

Entre as mais esperadas, estão “Lando”, “Willow”, “Rangers of the New Republic”, “Ahsoka”. Outra destaque é “Obi-Wan Kenobi”, que já havia sido anunciada meses antes. Confira abaixo o que já foi divulgado oficialmente.

Leia também | PlayStation Plus em maio para PS4 e PS5: Battlefield V e outros jogos grátis

 

Para os novatos

Para quem ainda não acompanha a franquia “Star Wars”, talvez exista a impressão de que é difícil começar. Com séries em andamento, filmes futuros, dezenas de produções audiovisuais já lançadas, entre outros produtos, existe um universo extenso a ser explorado.

Toda a história, entretanto, começou de um fator inicial: em 1977, “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, dirigido e roteirizado por George Lucas, foi divulgado nos cinemas. Na narrativa, Luke Skywalker (Mark Hamill) é um jovem que sonha em ir para a Academia com seus amigos.

Leia também | Confira o que chega ao catálogo do Globoplay em maio

Porém, é envolvido em uma guerra intergaláctica quando encontra uma mensagem da princesa Leia (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), que fala sobre os planos de construção de uma estação espacial que seria capaz de destruir o planeta.

Assim Luke se junta aos cavaleiros e ao Han Solo (Harrison Ford) para tentar impedir essa ameaça. Um de seus objetivos é fazer com que Darth Vader (David Prowse) não consiga prosseguir com seus planos.

Leia também | Com "A Barraca do Beijo 3" e "Carnaval", Netflix anuncia datas de estreia de filmes

O primeiro filme de 'Star Wars' teve Alec Guinness, Mark Hamill e Harrison Ford no elenco
O primeiro filme de 'Star Wars' teve Alec Guinness, Mark Hamill e Harrison Ford no elenco (Foto: D.R)

A partir desse primeiro longa-metragem, surgiu uma série de onze filmes de ficção científica. As várias narrativas acompanham desde a queda da “República Galáctica” até a implantação do “Império Galáctico”.

Com o sucesso da saga, criou-se também um universo expandido, em que várias produções abordam a trajetória de personagens secundários.

Leia também | "Titanic" é o filme mais buscado no Google; veja outros títulos da lista

O ideal, porém, não é necessariamente assistir na ordem dos lançamentos durante os anos, mas na cronologia do contexto de “Star Wars”. Para situar os novos espectadores, O POVO traz a lista na sequência cronológica dos eventos dentro da narrativa. Tudo está disponível na plataforma de streaming Disney+.

Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999)

Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002)

Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005)

Solo: Uma História Star Wars (2018)

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983)

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi (2017)

Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker (2019)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

star wars may the fourth star wars day franquia star wars

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar