PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

WhatsApp: 90% dos golpes pela internet no Brasil circulam pelo aplicativo

Análise feita pela empresa Kaspersky entre dezembro de 2020 e maio de 2021 concluiu que 89,6% das mensagens fraudulentas no Brasil foram via WhatsApp; País é segundo lugar mundial em número de golpes bloqueados

Bemfica de Oliva
17:26 | 15/07/2021
Golpes por WhatsApp representam 90% das mensagens fraudulentas no Brasil, diz estudo da Kaspersky (Foto: Unsplash/Dimitri Karastelev)
Golpes por WhatsApp representam 90% das mensagens fraudulentas no Brasil, diz estudo da Kaspersky (Foto: Unsplash/Dimitri Karastelev)

Um estudo divulgado pela empresa de segurança digital Kaspersky nessa terça-feira, 13, concluiu que quase 90% dos golpes pela internet no Brasil se propagam via WhatsApp. A pesquisa foi realizada a partir de dados anônimos enviados por usuários do aplicativo "Internet Security for Android", da empresa.

O aplicativo permite enviar, pelo smartphone, links suspeitos para análise automatizada. Segundo os dados da Kaspersky, 89,6% dos pedidos de avaliação feitos por clientes da empresa no Brasil foram encaminhados pelo mensageiro do ícone verde.

Brasil é segundo lugar mundial em golpes pela internet

Outra descoberta da pesquisa é que o Brasil foi o segundo país com mais links suspeitos enviados para análise. O primeiro lugar fica com a Rússia, onde é a sede da Kaspersky.

Em terceiro lugar vem a Índia. Do país do sudeste asiático foram encaminhados 7% dos pedidos de análise, contra 42% da Rússia e 17% do Brasil.

Estudo analisou golpes por diversos apps

A análise foi feita com base em 91 mil detecções e envios voluntários em todo o mundo. Entre as ferramentas usadas para disseminar golpes pela internet, estão, além do WhatsApp, o Telegram (5,6%), o Viber (4,7%), o Google Hangouts (menos de 1%) e até mesmo SMS.

WhatsApp: últimas notícias