Por Whatsapp, criminosos enviam boletos falsos se passando por empresas

Os estelionatários justificam o atendimento pelo aplicativo de mensagens pois os postos presenciais estariam fechados e a Central de Atendimento estaria inoperante

Em São Paulo, criminosos estão enviando falsos boletos de cobrança para saldar dívidas na pandemia. Os boletos são emitidos como se fossem da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa do Governo Estadual de São Paulo, que executa programas habitacionais. As informações são do portal Olhar Digital.

LEIA TAMBÉM | Anvisa alerta para golpe envolvendo nome do órgão

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a CDHU, para chamar a atenção das vítimas e atraí-las para o golpe, os estelionatários oferecem grandes descontos no WhatsApp e alegam que a crise provocada pela Covid-19 está dando melhores condições de pagamento para quem faz parte do programa. Além disso, os criminosos justificam o atendimento por uma conta pessoal no aplicativo porque os postos presenciais da CDHU estão fechados e a Central de Atendimento está inoperante por conta da pandemia.

A CDHU informou que está tomando todas as providencias necessárias para coibir a ação do golpe pelo WhatsApp. A empresa informou, ainda, que as famílias contatadas pelo grupo estão sendo orientadas a fazerem boletim de ocorrência, independentemente de terem efetuado ou não pagamentos.

Em comunicado, a companhia afirmou que não “envia boletos por WhatsApp, não solicita qualquer tipo de depósito ou transferência bancária ou PIX para pagamento de boletos ou quitação de débitos e seus boletos são emitidos apenas pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, cujos códigos de barras iniciam com 104 ou 001”.

LEIA TAMBÉM | Banco Central nega falha de segurança no Pix e adverte contra golpes

A CDHU explicou, ainda que, ao contrário do que diz os autores do golpe pelo WhatsApp, a Central de Atendimento nunca deixou de funcionar durante todo período de pandemia e os escritórios regionais possuem regras específicas de atendimento presencial. Os endereços de e-mail usados pelos funcionários são sempre oficiais, como @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br. A empresa ainda garante que não “usa e-mail público (gmail, hotmail, ig e outros)”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gospe whatsaap criminosos criminosos enviam boletos falsos golpe aplicativo mensagens falsos boletos cobranças empresas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar