63% dos brasileiros usam memes para evitar embates políticos no WhatsApp

O estudo do InternetLab, Centro de Pesquisa em Direito e Tecnologia, mostra que, para fugir do assunto, os brasileiros têm recorrido ao humor

Quem nunca se aproveitou dos memes pra fugir de discussões? Com as redes sociais, as tretas ficaram ainda mais frequentes, especialmente quando o assunto é política, e um estudo do InternetLab (Centro de Pesquisa em Direito e Tecnologia) mostra que para fugir do assunto os brasileiros têm recorrido ao humor.

Segundo a pesquisa, cerca de 72% das pessoas que integram pelo menos um grupo no WhatsApp evitam falar de política no app para não se envolver em brigas. O estudo também mostra que 63% das pessoas usam memes ou outras mensagens de humor quando o assunto é política para evitar uma discussão séria. Ao todo, foram entrevistadas 3.113 pessoas entre 7 e 16 de dezembro de 2020 em todo o Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os dados ainda mostram que as eleições de 2018 tiveram grande influência no modo como a população vê o WhatsApp como ferramenta de debate político. "As pessoas passaram a se policiar mais sobre o que elas falam. Algumas saíram de determinados grupos para evitar brigas. Outros grupos criaram regras para proibir mensagens sobre política", informa Heloísa Massaro, coordenadora de pesquisa da entidade e uma das autoras do estudo.

O levantamento também revela que 71% dos entrevistados mudam de comportamento no WhatsApp quando o assunto é política, por exemplo, se policiando mais para evitar compartilhar fake news. Além disso, cerca de 50% já presenciou alguma mudança nas regras de grupos em relação ao que pode ser compartilhado desde as últimas eleições presidenciais.

Uma das contradições apresentadas na pesquisa é que 10% diz não estar presente em nenhum grupo de política, mas 67% está em grupos de amigos e 65% em grupos de familiares, onde o conteúdo eleitoral é frequente, já que para mais de 65% esses grupos são os que mais falam sobre política.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Memes Política debate político

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar