Eleições 2024: Girão promete revogar Taxa do Lixo caso seja eleito prefeito de Fortaleza

Senador Eduardo Girão se juntou a outros pré-candidatos que já prometeram revogar a cobrança; Tema deve ser um dos principais pontos discutidos durante a campanha eleitoral

O senador Eduardo Girão (Novo), pré-candidato a prefeito de Fortaleza, assumiu compromisso de revogar a Taxa do Lixo, caso seja eleito prefeito. A declaração do senador ocorreu após entrevista à Rádio O POVO CBN, nesta quarta-feira, 27. Girão é mais um entre os pré-candidatos na Capital a defender o fim da cobrança a partir do ano que vem.

“É um anseio natural e justo da sociedade. Não tem cabimento. A gente tem que diminuir impostos. E pelas análises que temos feito do orçamento, é possível fazer isso. E também a gente começar a diminuir as questões de toma lá dá cá, de secretaria fechada, de gastos e inversão de prioridades. É um compromisso nosso (revogar a taxa) e acreditamos que muitas outras coisas serão possíveis com a desburocratização plena que queremos fazer”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Parte dos pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza já defendeu o fim da cobrança, instituída na gestão do prefeito e pré-candidato à reeleição, José Sarto (PDT). No fim de abril, a deputada estadual Larissa Gaspar, uma das pré-candidatas do PT, defendeu a revogação. Em maio, o pré-candidato Capitão Wagner (UB), também disse que revogaria a cobrança.

Já em julho, a ideia foi abraçada pelo deputado estadual Carmelo Neto (PL), na ocasião um dos pré-candidatos do partido, mas que deu lugar ao deputado federal André Fernandes (PL), nome do PL na disputa. “Votei contra a taxa quando fui vereador de Fortaleza e vou continuar me posicionando contra (...) E o compromisso do candidato do PL, qualquer que seja, é o de revogar essa Taxa do Lixo”, afirmou o parlamentar à época.

Em agosto do ano passado, Sarto rebateu opositores que criticaram a implementação da Taxa do Lixo e as promessas de revogação. O pedetista alegou que a Taxa é uma “obrigação” do gestor e sugeriu que criticá-la “à distância” é mais fácil do que lidar com a questão na prática. Os comentários foram feitos em entrevista ao programa O POVO News.

“A Taxa (do Lixo) é uma obrigação, uma adequação ao regramento da lei que determina o Marco do Saneamento Básico. A lei é clara, quem descumpri-la tem que dizer de onde vai custear a limpeza da Cidade (...) Falar à distância é muito fácil. Qualquer prefeito ou prefeita que seja eleito terá uma procuradoria a lhe orientar juridicamente. Há uma necessidade de adequação”, pontuou o gestor à época.

Desde a aprovação do projeto, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), e do início da cobrança em abril do ano passado, houve ampla divergência sobre a questão. O tema deve ser um dos principais pontos discutidos durante a campanha eleitoral deste ano.

Em dezembro do ano passado, O POVO mostrou que até outubro de 2023, a Prefeitura de Fortaleza havia arrecadado R$ 47 milhões com a Taxa do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU); utilizada pelo poder público para pagar os serviços de coleta, transporte e descarte dos resíduos vinculados a imóveis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Senador Eduardo Girão Eleições 2024 prefeitura de fortaleza Taxa do Lixo Prefeito Sarto Capitao Wagner Andre Fernandes PT PL Partido Novo revogação taxa do lixo eleições em Fortaleza Ceará Fortaleza Política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar