Deputado do PL diz que Ciro é ‘único que pode ganhar' do PT e aliados no Ceará em 2026

Deputado do PL diz que Ciro é ‘único que pode ganhar' do PT e aliados no Ceará em 2026

Parlamentar reconheceu que a disputa eleitoral será mais "dificultosa" caso o PL opte por uma candidatura própria e fez aceno a Ciro como uma opção interessante para a oposição no Ceará

O deputado federal Dr. Jaziel (PL) projetou os desafios do PL no Ceará em 2026 e comentou as articulações envolvendo atores da oposição ao grupo governista liderado pelo PT no Estado. Para o parlamentar bolsonarista, o ex-governador Ciro Gomes é o nome mais viável para eventual disputa contra a base do governador Elmano de Freitas (PT) no ano que vem.

Jaziel reconheceu que a disputa eleitoral será mais “dificultosa” caso o PL opte por candidatura própria, dado o fato de que o deputado federal André Fernandes (PL) não pode concorrer ao governo por não ter a idade mínima exigida. Fernandes, que assume a presidência da sigla no Ceará em setembro, declarou ao O POVO no fim de julho que o PL terá candidato próprio e descartou aliança com Ciro e com o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Questionado sobre se o fortalecimento do PL Ceará passaria por uma candidatura própria ao Palácio da Abolição, Jaziel opinou: “Nós não temos o candidato no PL para enfrentar o que está aí. Não tem como enfrentar Governo, Prefeitura (de Fortaleza), tudo. Nós não temos essa estrela no PL, que vá fazer isso. Se fosse o André, que foi bem votado, mas nós não temos. Uma candidatura do PL sozinha é muito mais dificultosa”, projetou.

Posteriormente, Jaziel citou Ciro como uma opção interessante para a oposição. “O que está se olhando? O Ciro? O Ciro nem me conhece, mas quem não conhece o Ciro no Ceará? Pelo que ele é, pelo que já fez e por também ter um grande capital de voto. Ele é o único candidato que pode ganhar de todo esse pessoal junto. Fora ele, acho difícil”, afirmou o deputado.

Além disso, Jaziel reforçou que não está indo contra a posição de André Fernandes em relação à candidatura própria da legenda. "Não estou desfazendo a posição do André, é meu líder. Mas não posso deixar de emitir minha opinião. André deu aquelas declarações, Ciro também deu declarações, mas não é nada que não possa ser contornado ou revertido.

Ao defender a unidade com Ciro, Jaziel, que é de ala próxima ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi indagado sobre como lidar com a postura crítica de Ciro em relação a Bolsonaro.

“Ciro já disse muitas coisas contra todo mundo. Ele tem os posicionamentos dele. É muito melhor lidar com quem diz o que vai fazer, do que com aquela pessoa que não diz e lasca. São os dissimulados. Ciro é um cara de posição e os caras de posição sempre cabem em algum lugar”, afirmou.

Sobre uma eventual aliança, Jaziel sinalizou que ela se daria pelo contexto político local. “(...) Não estamos chamando para ele agradar a nós, nem nós agradarmos a ele. Queremos que, se ele vier, ele traga uma força de quem pode ser governador e derrubar o que está aí. E não é derrubar só por derrubar, Ciro tem um histórico. Se ele assumir o governo e não der o resultado de termos uma segurança, pronto. Demos oportunidade e ele não fez, mas até que se prove o contrário, temos que dar”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar