Evandro prorrogará contingenciamento, mas diz que medida não impedirá investimentos

Evandro prorrogará contingenciamento, mas diz que medida não impedirá investimentos

O prefeito da Capital reforçou que a medida não impedirá que a gestão faça novos investimentos e entregue obras no segundo semestre

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou nesta sexta-feira, 11, que a Prefeitura publicará, na próxima semana, um novo decreto de contingenciamento de gastos. Apesar da medida, o gestor afirmou que investimentos e obras previstos para o segundo semestre não serão inviabilizados.

"Segunda-feira nós vamos sair com um novo decreto de contingenciamento; importante que se frise isso. Nós demos um salto na perspectiva daquilo que nós recebemos, mas ainda precisamos melhorar", pontuou, sem dar mais detalhes sobre o que o novo decreto prevê ou quanto tempo deve durar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O prefeito seguiu a argumentação: "Nesse ano de 2025 nós precisamos fazer alguns ajustes orçamentários e fiscais para que a gente possa finalizar o ano da melhor forma possível. Isso não quer dizer que inviabilize os nossos investimentos", afirmou durante reunião do secretariado.

Contingenciamento prevê economia de R$ 500 milhões em Fortaleza

No início do ano, a gestão divulgou pacote de contenção orçamentária para dar equilíbrio as contas públicas no primeiro semestre. O plano previa uma economia anual de cerca de R$ 500 milhões. Em maio, o gestor afirmou que a medida tinha alcançado números significativos e que reavaliaria a continuidade.

Nesta sexta-feira, o prefeito reforçou que investimentos devem ocorrer, ainda em 2025, e citou as áreas da saúde e assistência social como exemplos.

"Iremos fazer investimentos principalmente na área da saúde e na área da assistência social, vamos recuperar os 27 Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Aliás, não só vamos recuperar, mas vamos também ampliar, inclusive, isso foi compromisso de campanha nosso. Mesmo com o contingenciamento nós vamos fazer essas entregas no segundo semestre", projetou.

O secretário de Governo, Júnior Castro, explicou, também sem entrar em mais detalhes sobre o novo decreto, que algumas medidas anunciadas no início do ano precisam continuar. Ele destacou que a situação de Fortaleza ainda exige a contenção de despesas.

"Nessa próxima semana a gente está saindo com um novo decreto no qual serão analisadas algumas ações que precisam continuar do primeiro decreto, então na próxima semana a gente estará divulgando isso. Por saber que o município necessita de um momento ainda de contenção de despesas", declarou.

Dentre as ações anunciadas no primeiro contingenciamento, estavam a diminuição de 20% no salário do prefeito, da vice e de secretários, além da redução de quase 30% nos gastos com servidores terceirizados e comissionados. 

O plano incluía também a suspensão de todos os contratos, licitações e serviços considerados não essenciais ou urgentes, além da reavaliação todos os contratos de locação de imóveis.

Com informações de Rogeslane Nunes/Especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar