Participamos doTrust project
Evandro diz que lixo ainda é desafio em Fortaleza: "a gente está enxugando gelo"

Evandro diz que lixo ainda é desafio em Fortaleza: "a gente está enxugando gelo"

Prefeito cobrou participação da população para manter a limpeza da Cidade

Em entrevista ao programa O POVO no Rádio, na manhã desta segunda-feira, 30, na rádio O POVO/CBN, o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) afirmou que o problema dos pontos de lixo espalhados pela Cidade é algo que o "atormenta". 

Ele cobrou uma maior participação da população na preservação da limpeza para que investimentos realizados não pareçam ineficientes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Nós investimos valores consideráveis em resíduos sólidos em Fortaleza, mas, muitas vezes, a impressão que fica é que a gente está 'enxugando gelo'. A gente limpa pela manhã, mas à tarde o mesmo local já está sujo", destacou.

LEIA TAMBÉM: 24ª Parada da Diversidade Sexual do Ceará encanta estreantes no evento

Ele afirmou ainda que o fortalezense pode contribuir também fazendo denúncias, para que a Prefeitura possa agir. "A gente pede para população também para nos ajudar, para estar denunciando aqueles e aquelas que estejam colocando lixo em locais não apropriados", acrescentou.

Confira a entrevista completa com o prefeito Evandro Leitão

Ação sem taxa

Questionado pelo jornalista Jocélio Leal sobre como a Prefeitura de Fortaleza tem feito para tratar a questão da limpeza urbana, agora sem a Taxa do Lixo, extinta pela atual gestão no primeiro ato administrativo após a posse, o prefeito lembrou que foi necessário que houvesse uma grande reestruturação orçamentária-fiscal.

"Tivemos que reduzir em muitas áreas o orçamento, como também tivemos que tornar mais eficientes os investimentos na Cidade. É importante que a gente diga que, dos 299 anos, Fortaleza passou praticamente 296 ou 297 sem Taxa de Lixo", completou.

No início deste mês de junho, a Prefeitura lançou o programa "Joga Limpo", que visa revitalizar 60 pontos de lixo próximo a escolas da Capital. A medida também prevê uma gincana entre estudantes dessas escolas, que irão fiscalizar os pontos de lixo, bem como ações de consciêntização na comunidade.

A multa por descarte irregular de lixo na Capital foi ajustada em junho do ano passado, junto a uma série de atualizações no Código da Cidade. Classificada como infração grave, a sanção pode chegar a até R$ 48 mil.

LEIA TAMBÉM: Festa de São Pedro reúne pescadores e fiéis em tradicional procissão marítima no Mucuripe

Obras sendo retomadas

Embora afirme que a Prefeitura ainda passe pela reestruturação citada acima, a gestão já conseguiu realizar investimentos para retomar obras paradas.

"Temos 200 obras em Fortaleza, se tivesse 5 em andamento, quando eu assumi, era muito. Talvez tivesse 3 em andamento. Estamos hoje com quase 90 obras em curso, que nós já retomamos e queremos, até o final do ano, retomar as 200. Isso com muita responsabilidade com os recursos públicos, para que a população tanta precisa e necessidade", concluiu.

Colaborou Kleber Carvalho

Atualizada às 13h50

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar