Caucaia: MPCE instaura inquérito para investigar prática de nepotismo na gestão Naumi
Inquérito investiga contratações de filho, irmã, sobrinhos e ex-cunhada de Naumi Amorim (PSD), prefeito de Caucaia, para cargos na Prefeitura
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instalou um inquérito civil para investigar as contratações de familiares do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), para cargos na Prefeitura do Município.
Como o O POVO havia mostrado em janeiro de 2025, Naumi Amorim montou a equipe da sua gestão nomeando parentes, como filho, irmã, sobrinhos e ex-cunhada, para cargos em comissão ou de confiança na administração pública municipal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda em janeiro, foi instaurada a Notícia de Fato com base na matéria jornalística. A promotora de Justiça, Margarida de Carvalho Barbosa, enviou uma notificação ao prefeito para que apresentasse resposta sobre a nomeação de parentes em 10 dias úteis. No entanto, o Município postergou mais de um mês para responder ao órgão.
Em documento de resposta enviado em março de 2025, a Prefeitura argumentou que as nomeações promovidas pelo prefeito “não subsistem qualquer irregularidade configuradora de nepotismo”.
Porém, considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, o Ministério Público converteu a Notícia de Fato em Inquérito Civil Público em 30 de maio de 2025.
>> Quer receber as últimas notícias de Política pelo WhatsApp? Entre no canal Política do O POVO
Os parentes envolvidos são:
Rodrigo Amorim (PSD): Filho do prefeito foi oficializado como secretário de Desenvolvimento Rural. Ele chegou a concorrer a vereador nas eleições de 2024, mas não se elegeu.
Como justificativa para a contratação do filho, a resposta da Procuradoria Geral de Caucaia afirmou: "A escolha encontra amparo na discricionariedade do Executivo, não havendo que se inferir subordinação
direta ou a utilização indevida da relação familiar para fins de manutenção de uma cadeia de comando, em consonância com os princípios da impessoalidade, moralidade e da legalidade".
Maria Erlania Moreira Brito: Irmã de Naumi, foi nomeada para o cargo de assessora especial 1 da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental.
A Procuradoria argumentou que, mesmo com "alegação de afinidade" com Naumi, a Sra. Erlania "não ostenta vínculo de parentesco que se enquadre nas hipóteses típicas de nepotismo, sendo designada para o cargo de Assessor Especial 1 na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental com base em critérios de confiança e capacidade técnica profissional, sem configurar favorecimento indevido".
Luciana Nara Saraiva de Amorim: Ex-cunhada, foi nomeada pelo prefeito como secretária de Governo. Ela foi casada com o irmão do prefeito, Miguel Amorim.
Segundo a resposta da Prefeitura, para a contratação de Luciana foi feita a "necessária avaliação de capacidade técnica, afastando qualquer ilação de favorecimento". O texto argumenta que, por tratar-se de ex-cunhada do prefeito, não existe a possibilidade de irregularidade.
Yan Fabre Saraiva de Amorim: Sobrinho de Naumi, foi indicado para ser assessor especial 1 da Secretaria de Educação. O gestor também indicou outra sobrinha, Emily Frutuso como subsecretária de Finanças.
Sobre o vínculo de Yan com Naumi, a Prefeitura argumenta que exonerou o sobrinho, atendendo ao pedido do próprio servidor.
Em nota sobre o caso enviada ao O POVO, o Município afirmou que não havia sido formalmente notificada sobre o inquérito e reiterou que o secretariado é formado por homens e mulheres "qualificados técnica e politicamente".
Segue a nota na íntegra:
A Prefeitura de Caucaia informa que não foi formalmente notificada sobre a instauração de inquérito civil, mas segue à inteira disposição do Ministério Público para prestar os devidos esclarecimentos. O Município reforça ainda que o secretariado é formado por homens e mulheres qualificados técnica e politicamente. A equipe conhece a cidade, é comprometida com as necessidades da população e foi escolhida pela experiência comprovada e perfil adequado para exercer as suas funções.
