Caucaia tem situação de emergência reconhecida devido a chuvas intensas

Caucaia tem situação de emergência reconhecida devido a chuvas intensas

Segundo a prefeitura o reconhecimento é importante para que a cidade consiga acesso a recursos para mitigar a problema

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu oficialmente a situação de emergência em Caucaia, Ceará, após o município ser severamente afetado por chuvas intensas. A decisão foi formalizada por meio da portaria nº 970, publicada em 26 de março de 2025.

Segundo a prefeitura do município, este reconhecimento é fundamental para que Caucaia possa acessar recursos federais destinados a ações emergenciais e de recuperação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com os repasses, a administração municipal planeja fortalecer as operações da Defesa Civil e de outras secretarias envolvidas no atendimento à população afetada.

Veja imagens da situação de emergência em Caucaia

Entre as medidas previstas estão a aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, considerou importante a importância do reconhecimento federal para agilizar o suporte necessário à comunidade.

"Esse é um passo fundamental para conseguirmos o apoio necessário para enfrentar as dificuldades que estamos vivenciando. Vale ressaltar que as previsões meteorológicas indicam fortes chuvas nas próximas semanas, o que exige ainda mais atenção e esforços de todos. Continuaremos trabalhando, juntamente com o nosso comitê emergencial, para garantir a segurança e o bem-estar do nosso povo", afirmou o prefeito.

O grande volume das precipitações têm agravado desafios estruturais no município, demandando ações imediatas. Em resposta, a Prefeitura de Caucaia já havia instituído, neste mês de março, um comitê emergencial com o objetivo de mitigar os impactos das chuvas e coordenar as iniciativas de assistência à população.

Monitoramento constante

Segundo a administração da cidade, a situação permanece em constante monitoramento pelas autoridades locais, que reforçam a importância da colaboração comunitária e da atenção às orientações oficiais para garantir a segurança de todos.

Esse é um problema antigo no município que recrudesce rotineiramente todos os anos durante o período chuvoso. O Conjunto Metropolitano, popularmente conhecido como Picuí, é também o bairro mais afetado pelas inundações.

No começo de março, as chuvas deixaram 26 famílias desabrigadas, alojadas temporariamente em uma Escola Municipal Antônio Miranda de Melo.

Após chuva, Caucaia da Região Metropolitana de #Fortaleza tem mais de 20 famílias desabrigadas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar