De campeão de votos a pastor pai de André Fernandes, quem são os deputados cassados no Ceará

TRE-CE decidiu pela cassação de toda a bancada estadual do PL, partido de Jair Bolsonaro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) confirmou nesta terça-feira, 30, por 4 votos a 3, a cassação da bancada de deputados estaduais do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa do Ceará.

maioria pela cassação já havia sido formada. Faltava apenas o voto do presidente do tribunal, Inacio de Alencar Cortez Neto, que havia pedido vista do processo há duas semanas e, nesta terça, votou contra a cassação da chapa. Mesmo assim, o resultado estava concretizado. Quatro magistrados consideram que o partido fraudou a cota de gênero com candidatas laranja para conseguir o número mínimo de 30% de mulheres concorrendo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que o PL já informou que fará. Enquanto recorrem, os parlamentares podem seguir nos mandatos. Caso a cassação se confirme, serão cassados os mandatos de quatro deputados: Carmelo Neto, o mais votado do Estado para  a Assembleia Legislativa (Alece); pastor Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes (PL); Marta Gonçalves, esposa do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, e Dra. Silvana, única deles que não é estreante na Assembleia.

Veja quem são os parlamentares:

Carmelo Neto

Ex-vereador na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Carmelo Silveira Carneiro Leão Neto nasceu em Fortaleza em 2001. Estudante de Direito e defensor de pautas conservadoras, integrava o Conselho Nacional de Juventude do governo Jair Bolsonaro (PL).

Estava no primeiro mandato como vereador de Fortaleza, eleito com 8.527 votos, quando se candidatou a deputado. Carmelo totalizou 118.603 votos para a Assembleia Legislativa, sendo o candidato mais votado no Ceará.

Marta Gonçalves

Eleita vereadora de Fortaleza nas eleições de 2016, com 6.685 votos, pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), Marta Maria do Socorro Lima Barros Gonçalves nasceu em 23 de julho em Fortaleza (CE). Ela é casada com o médico e prefeito de Aquiraz, Acilon Gonçalves, e mãe do ex-deputado estadual e atual prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves e do médico Breno Gonçalves.

Marta foi vice-prefeita do Eusébio (1997 a 2004). No Município, ocupou os cargos de Secretária de Obras, Secretária de Desenvolvimento Social e Assessora Especial de Políticas Públicas para Mulheres. Em 2022, no PL, ela recebeu 2,21% dos votos válidos.

Alcides Fernandes

Pastor Alcides Fernandes, do PL, recebeu 79.207 votos. Natural de Jucás e casado com Marilene de Moura Fernandes, ele nasceu em 1967. Alcides é pai do deputado estadual André Fernandes, eleito na última eleição para a Câmara dos Deputados, e é pastor evangélico da Assembleia de Deus. 

Dra. Silvana

Silvana Oliveira de Sousa é natural de Fortaleza, nascida no dia 16 de Janeiro de 1969. É formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Clínica Medica e Dermatologia pela UFC.

Dra. Silvana está no quarto mandato como deputada estadual. Em 2010, ela assumiu o mandato como suplente pelo PMDB, sendo eleita em 2014, com votos em todos os municípios. Ela é casada com deputado federal Dr. Jaziel, também do PL, e ocupa atualmente o cargo de líder do PL na Assembleia Legislativa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PL deputados estaduais cassação fraude cota genero PL ceará deputados genero cassados

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar