Conheça os deputados cearenses estreantes na Assembleia Legislativa

A partir de janeiro do próximo ano, 21 das 46 cadeiras de deputado estadual do Ceará serão ocupadas por novos representantes.

O população do Ceará definiu nas urnas, neste domingo, 2, os representantes do estado na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Ceará (Alce). A partir de janeiro de 2023, 21 das 46 cadeiras de deputado estadual do Ceará serão ocupadas por novos representantes

Assembleia Legislativa do Ceará

Carmelo Neto (PL)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vereador do PL, Carmelo Neto
Vereador do PL, Carmelo Neto (Foto: FERNANDA BARROS)

Atual vereador na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Carmelo Silveira Carneiro Leão Neto nasceu em Fortaleza em 2001. Estudante de Direito e defensor de pautas conservadoras, integra o Conselho Nacional de Juventude do governo Jair Bolsonaro (PL). Está no primeiro mandato como vereador de Fortaleza, eleito com 8.527 votos. Carmelo totalizou 118.603 votos para a Assembleia Legislativa, sendo o candidato mais votado no Ceará. 

Marta Gonçalves (PL)

Vereadora Marta Gonçalves, do Partido Liberal (PL),
Vereadora Marta Gonçalves, do Partido Liberal (PL), (Foto: Divulgação)

Eleita vereadora de Fortaleza nas eleições de 2016, com 6.685 votos, pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), Marta Maria do Socorro Lima Barros Gonçalves nasceu em 23 de julho em Fortaleza (CE). Ela é casada com o médico e prefeito de Aquiraz, Acilon Gonçalves, e mãe do deputado estadual Bruno Gonçalves e do médico Breno Gonçalves.

Fez o ensino fundamental no Colégio Jeni Gomes e o médio no Colégio Cearense. É graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com pós-graduação em Tecnologia Educacional, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), além de professora da rede municipal de ensino de Fortaleza.

Marta foi vice-prefeita do Eusébio (1997 a 2004). Na cidade, ocupou os cargos de Secretária de Obras, Secretária de Desenvolvimento Social e Assessora Especial de Políticas Públicas para Mulheres. Em 2022, no PL, ela recebeu 2,21% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas no Ceará e fará parte da bancada do partido na Assembleia pelos próximos quatro anos.

Gabriella Aguiar (PSD)

Gabriella Aguiar (PSD)
Gabriella Aguiar (PSD) (Foto: Reprodução/Facebook)

Gabriella Aguiar é filha do ex-vice-governador, Domingos Filho (PSD), e da prefeitura de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD). Apesar de a família ter bastante influência em Tauá, da Região dos Inhamuns, ela nasceu em Fortaleza, no ano de 1990. Ela também é irmã de Domingos Neto, deputado federal eleito pela quarta vez no Ceará. O parlamentar foi relator do Orçamento de 2020 na Câmara dos Deputados.

Cláudio Pinho (PDT)

Cláudio Pinho, ex-secretário dos Direitos Humanos de Fortaleza,
Cláudio Pinho, ex-secretário dos Direitos Humanos de Fortaleza, (Foto: Reprodução)

Um dos eleitos para a Assembleia é Cláudio Pinho, do PDT, que recebeu 1,61% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas no estado. O futuro parlamentar foi titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza e ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante. Em janeiro deste ano, o ex-secretário foi oficialmente exonerado da pasta de Direitos Humanos pelo prefeito José Sarto (PDT). A saída dele foi publicada no primeiro Diário Oficial do Município.

Pr. Alcides Fernandes (PL)

Pr. Alcides Fernandes (PL)
Pr. Alcides Fernandes (PL) (Foto: Reprodução/Facebook)

Pr. Alcides Fernandes, do PL,  recebeu 1,55% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas no estado. Natural de Jucás e casado com Marilene de Moura Fernandes, ele nasceu em 1967. Alcides é pai do deputado estadual André Fernandes (PL), eleito neste ano para a Câmara dos Deputados, e atua como pastor da Assembleia de Deus. O futuro deputado é aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Ceará. 

Antônio Henrique (PDT)

Vereador Antonio Henrique ( PDT)
Vereador Antonio Henrique ( PDT) (Foto: Aurelio Alves)

Antônio Henrique, do PDT, recebeu 1,32% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas no estado. Ele é natural de Martins (RN) e formado em Administração pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), atual Centro Universitário Estácio do Ceará. Em 2017, assumiu o comando da Regional III, da Prefeitura de Fortaleza. Está em seu 4º mandato consecutivo, alcançando 15.480 votos no pleito de 2020.

O vereador foi eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez em 2019 e foi reconduzido ao cargo em 2021. À frente do Poder Legislativo Municipal, realizou o primeiro concurso público da Casa. Em 2020, ele foi o representante da Câmara no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, criado para deliberar sobre as ações de prevenção e combate à Covid-19 na Capital.

Lia Gomes (PDT)

Lia Gomes (PDT)
Lia Gomes (PDT) (Foto: MAURI MELO)

Natural de Sobral, Lia Ferreira Gomes é irmã do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, assim como dos outro dois irmãos, Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PDT). Ela foi candidata pelo PDT em 2018, mas obteve apenas 6.598 votos e ficou na suplência. Médica, Lia tem pós-graduação em medicina estética e dermatologia.

Entre 2016 e 2017, foi assessora especial da Prefeitura Municipal de Fortaleza e, entre 2017 e 2018, esteve à frente da Coordenação Especial de Participação e Controle Social. No entanto, teve que sair do cargo para tentar cargo eletivo.

Com a parlamentar, a bancada feminina na Assembleia passa a ter nove integrantes em 2023: Marta Gonçalves (PL), Dra. Silvana (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB).

De Assis Diniz (PT)

Ex-presidente do PT do Ceará, De Assis Diniz
Ex-presidente do PT do Ceará, De Assis Diniz (Foto: Cinthia Medeiros/O POVO)

De Assis Diniz (PT) é historiador, bacharel em Direito e especializado em Economia do Trabalho. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Estado do Ceará, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Norte/Nordeste, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e presidente da CUT. O deputado eleito atuou como secretário estadual do Desenvolvimento Agrário Francisco De Assis Diniz, mas teve que se afastar da pasta e se desincompatibilizar para concorrer a cargo eletivo em 2022.

Firmo Camurça (União)

Firmo Camurça, ex-prefeito de Maracanaú
Firmo Camurça, ex-prefeito de Maracanaú (Foto: ALEX GOMES)

José Firmo Camurça Neto nasceu em 1964, é advogado e ex-prefeito de Maracanaú. Iniciou sua carreira na política em 1988, sendo vereador de sua cidade natal e reeleito três vezes para o mesmo cargo. Até  2000, Firmo ficou na presidência da Câmara Municipal de Maracanaú.

Em 2004, Carmurça concorreu as eleições municipais como vice de Roberto Pessoa. Em 2006, foi deputado estadual representando o município na Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2008, foi novamente eleito como vice-prefeito de Roberto Pessoa. Nas eleições de 2012, se tornou prefeito de Maracanaú e conseguiu ser reeleito em 2016.

Nas eleições em que concorreu ao cargo de prefeito, sempre esteve oscilando na casa dos 60% a 70% dos votos. Em 2012, conseguiu mais de 73% contra o ex-prefeito e ex-deputado estadual Júlio César (PSD) que teve 24,55%. Em 2016, conseguiu 72,10% na disputa com o deputado estadual Julinho (PDT), filho do então ex-prefeito de Maracanaú, que teve apenas 27,9%. 

Alysson Aguiar (PCdoB)

Alysson Aguiar
Alysson Aguiar (Foto: Reprodução/Instagram)

Alysson Aguiar (PCdoB), de 41 anos, é farmacêutico e empreendedor. Nasceu em São Benedito (CE), em 1981, e é irmão do ex-prefeito Gadyel Gonçalves, marido da deputada estadual e 1º suplente eleita, Augusta Brito (PT). Nas redes sociais, o deputado eleito promete dar continuidade ao trabalho da parlamentar petista na Assembleia Legislativa.

Dr. Oscar Rodrigues (União)

TRE-CE rejeitou novo recurso que questionava a elegibilidade de Oscar Rodrigues
TRE-CE rejeitou novo recurso que questionava a elegibilidade de Oscar Rodrigues (Foto: Divulgação/Oscar Rodrigues)

Oscar Rodrigues é natural de Sobral. Ele é pai do deputado federal Moses Rodrigues, candidato a reeleição e também vitorioso nas urnas. O educador disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, saindo vitorioso. Ele apoiou a candidatura de Capitão Wagner (União) ao Governo do Ceará.

Luana Ribeiro (Cidadania)

Luana Ribeiro (Cidadania)
Luana Ribeiro (Cidadania) (Foto: Reprodução/Instagram)

Com 16.733 votos, a candidata eleita deputada estadual Luana Ribeiro (Cidadania) foi a mais bem votada em Cascavel. Ela é esposa do prefeito da cidade, Tiago Ribeiro (Cidadania). Com a parlamentar, a bancada feminina na Assembleia passa a ter nove integrantes em 2023: Marta Gonçalves (PL), Dra. Silvana (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Lia Gomes (PDT), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB).

Jô Farias (PT)

Jô Farias (PT)
Jô Farias (PT) (Foto: Reprodução/Instagram)

Josefa Medeiros Farias foi eleita ao cargo de deputada estadual do Ceará nas Eleições 2022 pelo PT. Ela é esposa do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PDT) e levanta a bandeira da defesa da mulher e da juventude. Em sua campanha, Jô contou com o apoio de Elmano de Freitas e Camilo Santana, ambos do PT. 

Juliana Lucena (PT)

Juliana Lucena (PT)
Juliana Lucena (PT) (Foto: Reprodução/Instagram)

A advogada Juliana Lucena foi eleita deputada estadual neste último domingo, 2. Com 45.474 votos, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) se tornou a primeira mulher do Vale do Jaguaribe a ocupar o cargo, sendo votada em mais de 50 municípios cearenses. 

Ela é filha caçula do prefeito de Limoeiro do Norte, Dr. José Maria Lucena, e mãe de duas filhas, Júlia e Sofia. Durante seis anos, Juliana foi secretária municipal de governo de Limoeiro do Norte. Ela promete trabalhar para defender políticas públicas para o autismo.

Missias do MST (PT)

Missias do MST é o primeiro deputado estadual eleito pelo movimento
Missias do MST é o primeiro deputado estadual eleito pelo movimento (Foto: Reprodução/Facebook Missias do MST)

O candidato Missias do MST foi eleito no Ceará como deputado estadual pelo PT. Manoel Missias Bezerra é assentado da reforma agrária, administrador, agricultor e com 29 anos de história no MST chega agora a representar o Movimento na Assembleia Legislativa do estado. As propostas de seu mandato visam fortalecer a agricultura familiar camponesa, o cooperativismo e as agroindústrias.

Entre suas propostas, o candidato também se comprometeu a desenvolver um Plano Estadual de Adaptação Climática e de Combate à Desertificação, além de gestionar políticas para Energias Renováveis, habitação popular, entre outros segmentos para as classes populares de trabalhadores tanto do campo quanto das cidades.

Sargento Reginauro (União)

Vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro
Vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (Foto: JULIO CAESAR)

Sargento Reginauro está em seu segundo mandato como vereador, reeleito com 5.242 votos na eleição de 2020. O parlamentar é solteiro e pai de 3 filhos: Raphael, Ranielly e Reginauro Júnior. Sargento do Corpo de Bombeiros do Ceará, é mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é formado em Educação Física pela Estácio. É também ator e diretor de teatro.

Em 2016, Reginauro disputou, pela primeira vez, cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza. No entanto, apenas em 2019 assumiu o mandato, quando o vereador Soldado Noélio foi eleito para o cargo de deputado estadual do Ceará. Ele também suplente do senador Eduardo Girão (Podemos).

Na Câmara Municipal, Reginauro integra a bancada da oposição. Durante os debates, no seu primeiro mandato, o vereador se colocou como um questionador constante das ações do Executivo. 

Larissa Gaspar (PT)

Larissa Gaspar (PT)
Larissa Gaspar (PT) (Foto: Tatiana Fortes em 01/10/2019)

Larissa Gaspar é advogada, vereadora de Fortaleza e servidora pública municipal da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Sua militância política iniciou no movimento estudantil, como integrante do Centro Acadêmico de Direito e, posteriormente, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor). É casada com Alessandro Siebra e mãe de Gabriel Gaspar.

Foi coordenadora da Casa Abrigo Margarida Alves, que acolhe mulheres vítimas de violência e coordenadora de Políticas para as Mulheres de Fortaleza. Também atuou como assessora da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza e fundou a ONG Coletivo Bem Viver e da Raiz Movimento Cidadanista, além de integrar o Conselho da Mulher de Fortaleza e o Conselho do Instituto Maria da Penha.

Em 2016, foi eleita vereadora pelo Partido Pátria Livre (PPL), sendo reeleita em 2020 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Larissa tem engajamento nas lutas de defesa da mulher, da criança, do idoso, dos animais e da população mais vulnerável da cidade.

A vereadora atuou em sua primeira legislatura como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, vice-presidente da Comissão de Cultura e presidente de duas Frentes Parlamentares: a de Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ e a de Pessoas em Situação de Rua.

Felipe Mota (União)

Felipe Mota (União)
Felipe Mota (União) (Foto: Reprodução/Instagram)

O deputado estadual eleito Felipe Mota foi Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Maracanaú, Superintendente de Equipamentos Turísticos do Ceará, Superintendente de Equipamentos Turísticos do Ceará e Gerente Administrativo Operacional do Centro de Eventos. Ele também trabalhou como Secretário Parlamentar na empresa Senado Federal. É casado com Úrsula Sabóia Mota e pai de dois filhos.

Emilia Pessoa (PSDB)

 Emília Pessoa (PSDB)
Emília Pessoa (PSDB) (Foto: FCO FONTENELE)

Emília Pessoa possui base eleitoral em Caucaia. O irmão Eduardo Pessoa, já falecido, foi presidente da Câmara Municipal, e disputou a prefeitura nas eleições de 2016. No final de 2019, ainda como vereadora de Caucaia, ela presidiu Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou irregularidades na prefeitura do município. Ela contou com o apoio do primo, o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa (PSDB), e da sua prima, a deputada federal eleita, Fernanda Pessoa (União). 

Em 2020, Emília Pessoa foi candidata a prefeita, mas não obteve votos necessários para se eleger, ficando em terceiro lugar. 

Lucinildo Frota (PMN)

Stuart Castro (Avante)
Stuart Castro (Avante) (Foto: Reprodução/Instagram)

Lucinildo Frota é vereador de Maracanaú, casado e pai de 3 filhos. Ele nasceu em Santana, no Amapá, e possui formação em Técnico em Estradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Em sua campanha, ele recebeu apoio do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), candidato ao Governo do Ceará, e do candidato à reeleição para deputado federal, Mauro Filho (PDT). 

Stuart Castro (Avante)

Lucinildo Frota (PMN)
Lucinildo Frota (PMN) (Foto: Reprodução/Instagram)

O candidato eleito Stuart Castro (Avante) é empresário e casado com a cirurgiã-dentista Lyziane Bitar Farias Lima (PL), também vereadora de Mulungu, município do Ceará. Ele é pai de duas filhas. Castro apoiou a candidatura de Capitão Wagner (União) ao Governo do Ceará. É em Mulungu onde o candidato tem sua base de apoio eleitoral. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Assembleia Legislativa Ceará novos deputados

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar