Morte da vereadora Yanny Brena completa dois meses; relembre o caso
Neste dia 3 de maio de 2023, a morte da presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, completa dois meses
No dia 3 de março de 2023, o corpo da vereadora Yanny Brena (PL) foi encontrado junto ao do ex-namorado, Rickson Pinto, na residência dela. O caso completa dois meses nesta quarta-feira, 3.
No bairro Cidade Universitária, Juazeiro do Norte, a 489 km de Fortaleza, na região do Cariri, ocorria o que depois foi constatado um feminicídio seguido de suicídio, causado por Rickson.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo as investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Perícia Forense (Pefoce), houve uma tentativa de simular que a morte da vereadora foi causada por um suicídio. A motivação, segundo os policiais, teria sido o fim do relacionamento.
Segundo as investigações, Rickson não aceitava o fim do namoro com Yanny. A vereadora ainda teve o carro interceptado por Rickson na noite anterior ao crime.
A titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte, Suerda Bezerra, afirmou na época: “Ele, inclusive, dizia que eles não tinham terminado, eles apenas estavam brigados”.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Rickson tinha antecedentes criminais por posse ilegal de arma de fogo.
“Esta autoridade policial está convicta que a vítima Yanny Brena não teve chance de defesa frente ao seu assassino, que praticou algumas lesões a sua pessoa antes de imobilizá-la com um mata-leão e, depois, pendurá-la no suporte da televisão da casa”, diz a delegada que também informa que a razão da morte foi uma asfixia mecânica.
O corpo de Yanny foi sepultado no dia 4 de março, no Centro de Velório Anjo da Guarda. Compareceram, além de familiares, os prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, do Crato, Zé Ailton Brasil, e vereadores. O corpo de Rickson foi velado no município de Aurora, a 464 km de Fortaleza.
Com 26 anos, Yanny foi a parlamentar mais jovem a chegar ao cargo máximo do Poder Legislativo juazeirense. A empresária e médica foi eleita vereadora em Juazeiro do Norte pelo PL em 2020, nas últimas eleições municipais, com 3.956 votos. Ela é irmã do deputado federal Yury do Paredão (PL), eleito em 2022 para a Câmara Federal.
Eleita para presidente da Câmara do município, com o apoio de mais de dois terços da Casa, Yanny prometeu se empenhar para estabelecer clima de harmonia e união entre os vereadores.
"Que nós possamos brigar pela população e não uns com os outros. Claro que divergências vão existir, é a democracia, a casa é política, mas eu quero sempre estar pregando aqui na minha gestão a união entre os pares", discursou na ocasião.