Julho foi o mês mais violento na região do Vicente Pinzón desde 2017
Foram 12 homicídios registrados no mês passado na AIS 1, índice que é puxado por causa do conflito entre facções que se instaurou no Vicente Pinzón
20:25 | Ago. 10, 2025
Historicamente a região menos violenta de Fortaleza, a Área Integrada de Segurança (AIS) 1 registrou em julho passado o mês com o maior número de assassinatos desde novembro de 2017. Ao todo, foram 12 homicídios, conforme dados divulgados na última sexta-feira, 8, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Na AIS 1, estão localizados os bairros: Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzón. Neste último bairro, estourou uma guerra entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE), que puxou os indicadores de violência da AIS 1 para cima.
Levantamento do O POVO aponta que, dos 12 homicídios registrados na AIS 1 em julho, 10 ocorreram no Vicente Pinzón — os demais ocorreram nos bairros Cais do Porto e Aldeota. No mais recente episódio de violência no Vicente Pinzón, um policial militar foi baleado na perna por criminosos na madrugada de sexta.
Horas antes, na quinta-feira, 7, quatro pessoas, incluindo duas crianças, tinham sido atingidas por tiros na rua Novo Farol. Além disso, outros tiroteios e, até mesmo, expulsões de moradores foram registradas no bairro.
Leia mais
Conforme a SSPDS, em julho e nos oito primeiros dias de agosto, 62 pessoas foram presas no Vicente Pinzón. Entre os presos está uma dupla suspeita de balear o PM na madrugada de sexta. Além disso, houve a apreensão de 33 armas de fogo nesse mesmo período.
Apesar disso, o homem apontado como um dos pivôs desse conflito segue sendo procurado pelas Forças de Segurança do Estado. Ronald Pinto dos Santos, o “Bicho Feio”, era uma das lideranças da GDE no bairro, mas foi “decretado” pela facção e passou a integrar o CV.
Com ele, vários integrantes da GDE também “rasgaram a camisa”, gerando o conflito entre as duas facções pelo predomínio do Vicente Pinzón.
O POVO mostrou em 2022 que a AIS 1 é a AIS com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e também era a área com o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Capital.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cinco dos dez bairros com os melhores IDHs de Fortaleza estão na AIS 1: Meireles, Aldeota, Mucuripe, Praia de Iracema e Varjota.
Confira os homicídios registrados no Vicente Pinzón desde o dia 29 de junho:
29 de junho — Adolescente de 17 anos não identificado
30 de junho — Marcos Felipe Mendes de Sousa, de 15 anos
2 de julho — Luiz Fernando, o “Lobim”, de 25 anos.
7 de julho — Lucas Marques de Freitas, de 25 anos
8 de julho — Jardel Sousa da Silva, de 29 anos
10 de julho — Mirella Sousa Galvão, de 16 anos
13 de julho — Francisco Roger Rodrigo Lopes, de 24 anos
17 de julho — Edimar Nunes Cordeiro, de 19 anos
20 de julho — Danilo Viana Alcântara, de 27 anos
23 de julho — Douglas Artur Araújo Alves, de 18 anos
28 de julho — Angélica Cabral Ferreira, de 34 anos
30 de julho — Homem de 19 anos não identificado