Fortal e Halleluya 2025: confira planejamento da Prefeitura de Fortaleza
O planejamento especial de ordenamento, segurança, fiscalização, trânsito, transporte e proteção aos direitos de crianças e adolescentes segue até o fim das festas
A operação especial para apoiar duas festas importantes ao Ceará passa pelas estratégias da Prefeitura de Fortaleza. Trata-se da micareta Fortal e do evento religioso Halleluya, nas edições de 2025.
LEIA TAMBÉM | O que fazer com crianças nas férias em Fortaleza? Veja dicas de 24 a 27/7
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o poder municipal, os dois eventos contam com planejamento especial de ordenamento, segurança, fiscalização, trânsito, transporte e proteção aos direitos de crianças e adolescentes.
A comemoração católica iniciou nessa quarta-feira, 23. Enquanto isso, a estrutura para receber o Carnaval fora de época foi montada nessa quinta-feira, 24. As duas atrações seguem até este domingo, 27.
Leia mais
Confira a programação para o Halleluya
- Transporte público
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano da Capital (Etufor), o reforço da frota de ônibus, com 20 veículos extras para atender ao público do Halleluya 2025, está sendo realizado dessa quarta até domingo, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).
A operação especial de transporte foi montada para iniciar diariamente, a partir das 18 horas, com veículos posicionados para facilitar os deslocamentos de ida e volta dos participantes.
Além do reforço com os veículos extras, o entorno do CEU conta com 17 linhas regulares do sistema de transporte coletivo que continuarão operando normalmente, oferecendo mais opções de acesso ao evento.
São elas:
024 - Antônio Bezerra / Lagoa / Unifor
041 - Parangaba / Oliveira Paiva / Papicu
049 - Siqueira/Oliveira Paiva/Washington Soares
306 - Passaré/Via Cj Sumaré/Parangaba
309 - Conj. Sumaré / Parangaba
311 - Castelão / Parangaba
312 - Dias Macedo / Parangaba
321 - Jardim União / Parangaba
328 - Messejana/Castelão/Parangaba
352 - Solar das Águas/Green Park/Parangaba
391 - Passaré / Parangaba
603 - Jardim União / Centro
605 - Conj. José Walter / BR 116 / Av. I
606 - Conj. José Walter / BR 116 / Av. N
633 - Passaré / Centro
666 - Jardim Castelão / Centro
680 - José Walter/Papicu/Cidade Jardim
Os trajetos e horários das linhas podem ser consultados por meio do aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, disponível gratuitamente para Android e iOS.
- Fiscalização
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também participa da operação. Ela disponibilizou 26 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, para realizar o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular, obstruções indevidas nos espaços públicos e poluição sonora. A agência também enviou uma equipe multiprofissional de vigilância sanitária para garantir a segurança alimentar do público e o cumprimento das normas vigentes.
- Ambulantes
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional 8, realizou o sorteio para o credenciamento dos ambulantes que desejaram atuar na edição 2025 do festival religioso. Ao todo, foram cadastradas 40 pessoas para a venda de alimentos e bebidas, que atuam na rua Antônio Ferreira, no entorno da Arena Castelão.
Durante o evento, não será permitida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro. Todos os comerciantes deverão portar documento de identidade e o termo de autorização emitido pela Regional. Equipes da Prefeitura estarão presentes para orientar e acompanhar o trabalho dos vendedores cadastrados e autorizados.
Como etapa obrigatória, os ambulantes participaram de uma capacitação promovida pela vigilância sanitária, com foco em segurança alimentar e boas práticas de higiene, com intuito de garantir responsabilidade ao público do evento.
- Trânsito
Durante os dias do evento, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) mobiliza um efetivo diário de 200 agentes e orientadores de tráfego para garantir a fluidez da circulação e assegurar o ir e vir dos participantes com mais segurança.
A operação, prevista para às 15 horas, focará na coibição de estacionamento irregular nas imediações do evento e no apoio à travessia dos transeuntes nas avenidas Alberto Craveiro e Doutor Silas Munguba. Dispositivos como cones serão utilizados para reduzir a velocidade dos veículos nas faixas de pedestres.
Para facilitar o acesso ao CEU e melhorar o fluxo de veículos, os automóveis particulares deverão utilizar a Alberto Craveiro, enquanto os coletivos fretados devem optar pela Silas Munguba.
Os bloqueios viários serão implantados a partir das 16 horas nos seguintes cruzamentos:
- Av. Dr. Silas Munguba x Rua Antônio Ferreira
- Rua Antônio Ferreira x Rua Antônio Farias
- Av. Dr. Silas Munguba x Rua Corumbá
- Rua Corumbá x Rua Antônio Farias
- Segurança
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará nos cinco dias do Halleluya com o efetivo de 16 guardas municipais realizando apoio as ações da Agefis e da AMC, além da segurança local.
- Saúde
Até a última data do evento, as equipes de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estarão presentes no Festival, oferecendo vacinas para a proteção da população. A ação acontece das 16 às 22 horas no Uirapuru.
Serão disponibilizadas as vacinas: Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto, Influenza, HPV e ACWY. "A iniciativa reforça o compromisso com a saúde pública, aproveitando a grande circulação de pessoas no evento para ampliar a cobertura vacinal", informa a Prefeitura.
- Direitos humanos
A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) vai integrar, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), as ações de proteção social articuladas pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) durante os dois eventos. As ações vão acontecer até esta sexta-feira, 25, no Halleluya, e até este sábado, 26, no Fortal.
A iniciativa contará com a atuação direta de educadores sociais dos seis Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da Capital. São seis profissionais divididos para cada evento.
"O serviço de abordagem social tem como objetivo principal identificar e acolher crianças, adolescentes e famílias em situação de rua, expostas à violência, dependência química, exploração sexual e trabalho infantil", define a Prefeitura.
Equipes irão realizar visitas sociais, encaminhamentos para programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do monitoramento de casos identificados como violação de direitos.
Confira a programação para o Fortal
- Transporte público
Ao todo, serão dez veículos reservas da Etufor operando na linha especial 840 - Papicu/ Cidade Fortal, que fará o trajeto direto do Terminal Papicu até a Cidade Fortal, em horários estendidos.
Nesta sexta-feira, 25, três veículos reserva fazem o trajeto até a folia, das 13 às 6 horas; já neste sábado, 26, a mesma quantidade de modais funcionam das 13 às 7 horas, e neste domingo, 27, dois ônibus circulam das 13 horas às 3 horas.
- Fiscalização
A Agefis participa com 54 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, para impedir o comércio irregular, obstruções indevidas nos espaços públicos e poluição sonora.
- Ambulantes
Foram cadastradas 96 ambulantes, incluindo sete pessoas com deficiência (PCD), que atuarão na área externa da Cidade Fortal, localizada na avenida Doutor Aldy Mentor.
"O local já recebe serviços de varrição, capinação e pintura de meio-fio", indica a Prefeitura.
Os vendedores participaram de um treinamento específico sobre segurança e prevenção de acidentes, promovido pela Regional 7 em parceria inédita com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
- Trânsito
A operação de trânsito será implementada a partir das 15 horas com ações de monitoramento de tráfego e coibição de estacionamento irregular na Aldy Mentor e nas principais vias de acesso. Um efetivo diário de 120 agentes e orientadores atuará para otimizar o deslocamento.
Conforme a demanda do público, a AMC poderá realizar desvios temporários, direcionando o tráfego das avenidas Nila Gomes de Soarez até a Santos Dumont. A orientação do Órgão é que os condutores utilizem o estacionamento privado disponível, evitem a combinação de álcool e direção e respeitem os limites de velocidade.
Em caso de ocorrências ou situações irregulares, a população pode acionar a AMC por meio do número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
- Segurança
A Sesec atuará nos quatro dias do Fortal, com o efetivo de 28 guardas municipais, realizando patrulhamento por meio de viaturas, a pé e em motocicletas. Além disso, os agentes reforçam o efetivo no terminal de integração de ônibus do Papicu.
Leia mais
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente