Fortal 2025 adota revista reversa na saída para reforçar combate a furtos de celulares

Fortal 2025 adota revista reversa na saída para reforçar combate a furtos de celulares

Medida atende recomendação do MPCE e busca coibir furtos de celulares durante os quatro dias de evento. Fiscalização incluirá desbloqueio do aparelho diante de fiscais

Com foco em ampliar a segurança dos foliões, o Fortal 2025 adotará uma nova medida na festa: a revista reversa, procedimento que será realizado na saída do evento. A medida, recomendada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Decon, será aplicada entre os dias 24 e 27 de julho, durante os quatro dias de evento em Fortaleza.

Leia também | Deputado vai usar emenda para bancar show de Wesley Safadão em Sergipe; entenda

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A revista reversa funcionará de forma semelhante à tradicional vistoria feita na entrada, mas com um diferencial: os fiscais solicitarão que o participante desbloqueie o próprio celular na frente da equipe de segurança. O objetivo é dificultar a ação de criminosos e reduzir o número de furtos e roubos de dispositivos móveis.

Medida foi adotada devido ao crescimento de relatos de crimes em eventos similares

A expectativa é de que a nova abordagem desestimule a prática e proporcione maior tranquilidade ao público. De acordo com o órgão, a medida já vem sendo adotada em outras cidades com resultados positivos, ajudando não só na recuperação de aparelhos, mas também na identificação de possíveis suspeitos.

A execução da revista seguirá diretrizes definidas para garantir que a ação ocorra dentro dos limites legais e sem ferir direitos individuais. A organização reforça que a abordagem não poderá ser discriminatória, nem causar constrangimento aos foliões.

Equipes de segurança receberão treinamento específico

De acordo com organização do Fortal sempre que possível, os fiscais responsáveis pelas abordagens serão do mesmo gênero ou identidade de gênero dos foliões abordados.

Outro ponto importante é o tratamento dado a situações em que o celular do participante estiver descarregado. Nesses casos, o evento oferecerá pontos de recarga emergenciais, onde o desbloqueio poderá ser feito diante de um fiscal.

No entanto, a senha do aparelho não deverá ser informada em nenhum momento. A verificação será apenas visual, com o fiscal observando se o usuário consegue desbloquear o dispositivo por meio de senha, digital ou reconhecimento facial.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar