OAB suspende advogado suspeito de envolvimento na morte do advogado Sílvio Vieira

OAB suspende advogado suspeito de envolvimento na morte do advogado Sílvio Vieira

Lucas Arruda Rolim foi suspenso cautelarmente por 12 meses. Ele foi preso nessa quarta-feira, 23, por força de mandado de prisão preventiva

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) informou, em nota divulgada nesta quinta-feira, 24, ter suspendido o advogado Lucas Arruda Rolim, de 33 anos, que foi preso nessa quarta-feira, 23, sob suspeita de participação na morte do também advogado Silvio Vieira da Silva, de 54 anos.

De acordo com a nota, a decisão foi tomada pela diretoria da Ordem cearense em conjunto com a diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina (TED/OAB-CE). A suspensão cautelar tem prazo inicial de 12 meses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com isso, Lucas deverá ser intimado para devolver a carteira profissional, que deverá permanecer retida enquanto perdurar a suspensão. Além disso, a suspensão será comunicada ao Poder Judiciário e a todos os órgãos da OAB, para registro no Cadastro Nacional de Advogados (CNA) e no Cadastro Nacional de Sanções Disciplinares (CNSD).

A OAB-CE ainda fez questão de esclarecer que a suspensão cautelar é “uma medida excepcional", que "não se confunde com o processo disciplinar principal, que continua seu curso”. Se considerado culpado, Lucas pode vir a ser expulso da Ordem.

"Diante da gravidade dos fatos investigados, que evidenciam atos incompatíveis com o exercício da profissão, inidoneidade moral e outras infrações éticas, a Ordem reafirma a defesa do bom nome da advocacia e da preservação do respeito social que a profissão requer", afirma a nota.

"A OAB Ceará segue colaborando com as instituições de segurança pública que investigam este caso e atuando de maneira firme para combater os desvios de alguns poucos profissionais que maculam a história e o legado da advocacia, essencial à garantia da justiça e ao pleno funcionamento do Estado democrático de direito".

Entenda o caso

Lucas Arruda Rolim foi preso, por força de mandado de prisão preventiva, em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). Ao anunciar a prisão, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não divulgou qual teria sido o envolvimento do advogado no assassinato.

Lucas e Silvio já haviam trabalhado juntos, sendo que Silvio foi um dos advogados responsáveis pela defesa de Lucas quando este foi preso, em 2019, suspeito de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Silvio foi morto em 5 de maio passado no bairro Genibaú, em Fortaleza. Ele havia ido, em seu próprio carro, receber uma quantia referente a honorários quando foi morto a tiros.

Além de Lucas, outras três pessoas estão presas suspeitas de envolvimento no caso. As investigações correm em segredo de Justiça.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar