OAB suspende advogado suspeito de envolvimento na morte do advogado Sílvio Vieira
Lucas Arruda Rolim foi suspenso cautelarmente por 12 meses. Ele foi preso nessa quarta-feira, 23, por força de mandado de prisão preventiva
A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) informou, em nota divulgada nesta quinta-feira, 24, ter suspendido o advogado Lucas Arruda Rolim, de 33 anos, que foi preso nessa quarta-feira, 23, sob suspeita de participação na morte do também advogado Silvio Vieira da Silva, de 54 anos.
De acordo com a nota, a decisão foi tomada pela diretoria da Ordem cearense em conjunto com a diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina (TED/OAB-CE). A suspensão cautelar tem prazo inicial de 12 meses.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com isso, Lucas deverá ser intimado para devolver a carteira profissional, que deverá permanecer retida enquanto perdurar a suspensão. Além disso, a suspensão será comunicada ao Poder Judiciário e a todos os órgãos da OAB, para registro no Cadastro Nacional de Advogados (CNA) e no Cadastro Nacional de Sanções Disciplinares (CNSD).
A OAB-CE ainda fez questão de esclarecer que a suspensão cautelar é “uma medida excepcional", que "não se confunde com o processo disciplinar principal, que continua seu curso”. Se considerado culpado, Lucas pode vir a ser expulso da Ordem.
Leia mais
"Diante da gravidade dos fatos investigados, que evidenciam atos incompatíveis com o exercício da profissão, inidoneidade moral e outras infrações éticas, a Ordem reafirma a defesa do bom nome da advocacia e da preservação do respeito social que a profissão requer", afirma a nota.
"A OAB Ceará segue colaborando com as instituições de segurança pública que investigam este caso e atuando de maneira firme para combater os desvios de alguns poucos profissionais que maculam a história e o legado da advocacia, essencial à garantia da justiça e ao pleno funcionamento do Estado democrático de direito".
Entenda o caso
Lucas Arruda Rolim foi preso, por força de mandado de prisão preventiva, em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). Ao anunciar a prisão, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não divulgou qual teria sido o envolvimento do advogado no assassinato.
Lucas e Silvio já haviam trabalhado juntos, sendo que Silvio foi um dos advogados responsáveis pela defesa de Lucas quando este foi preso, em 2019, suspeito de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Silvio foi morto em 5 de maio passado no bairro Genibaú, em Fortaleza. Ele havia ido, em seu próprio carro, receber uma quantia referente a honorários quando foi morto a tiros.
Além de Lucas, outras três pessoas estão presas suspeitas de envolvimento no caso. As investigações correm em segredo de Justiça.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente