Participamos do

Justiça aceita denúncia contra quatro acusados de matar dono do Pirambu News

Crime teria sido praticado como retaliação por uma notícia publicada por Givanildo Oliveira da Silva no portal
17:53 | Abr. 09, 2022
Autor Lucas Barbosa
Foto do autor
Lucas Barbosa Repórter do caderno de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A 2ª Vara do Júri aceitou, nessa sexta-feira, 8, a denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE) contra quatro homens acusados de participação no assassinato de Givanildo Oliveira da Silva, comunicador que fundou o portal de notícias Pirambu News. Gigi, como era conhecido, foi morto no dia 7 de fevereiro no bairro Pirambu. O comunicador andava a pé na rua quando foi surpreendido por um homem que passa a efetuar disparos na direção da cabeça dele, conforme mostram imagens capturadas por uma igreja do local do crime.

Viraram réus pelo crime: Thiago de Sousa Barros, conhecido como "TH"; Nilton Pires Amaro de Castro, conhecido como "Shakira"; Carlos Mateus da Silva Alencar, conhecido como "Fiel" ou "Skidum"; e Fábio Almeida Maia, conhecido como "Biú".

Dos denunciados, apenas Thiago encontra-se preso — ele foi capturado quatro dias após o assassinato de Givanildo, em 11 de fevereiro último. Carlos Mateus e Fábio são considerados foragidos há anos, e há informações de que eles estão escondidos em comunidades dominadas pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Skidum é um dos homens mais procurados do Estado; por informações que levem a ele, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) paga R$ 7 mil.

Ao ofertar a denúncia, o MPCE havia pedido também a decretação da prisão preventiva dos agora réus, mas o juiz José Ronald Cavalcante Soares Júnior afirmou que apreciaria o pedido apenas após a realização da citação e apresentação da resposta à acusação por partes dos denunciados.

O magistrado, porém, deferiu a quebra do sigilo telefônico de Thiago e de sua companheira, Gerlândia Sabino Vieira, de 20 anos, que foi presa junto com ele suspeita de tráfico de drogas.

De acordo com a investigação, o autor dos disparos é Thiago. Nilton teria dado suporte à ação criminosa, monitorando a movimentação da vítima e permanecendo nas proximidades do crime. Já Skidum e Buiú são apontados como mandantes do crime, chefes que seriam do CV nas regiões da Areia Grossa e da Pracinha do Abel.

Conforme a Polícia Civil, o crime foi praticado como retaliação à publicação de uma matéria no Pirambu News informando a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo, suspeito do duplo homicídio que vitimou Lucas Woldem Santos Aragão e Rylner Miranda Sousa — o crime foi registrado um dia antes da morte de Givanildo.

"Apurou-se que a postagem feita por GIVANILDO v. GIGI desagradou os integrantes da organização, seja por noticiar a prisão de um de seus integrantes, seja por conter frase que foi interpretada pelos réus como sendo um elogio à atuação da polícia", afirma a promotora Márcia Lopes Pereira na denúncia. "No caso, a reportagem possui com título 'Em resposta rápida, PMCE prende suspeito de duplo homicídio no Pirambu'".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar