Metade da produção de castanha de um mês é exportada em um dia do Ceará para os EUA
Indústria cearense enviou na quinta-feira, 31, dez contêineres para entrar nas regras de isenção dos Estados Unidos de mercadorias já em trânsito antes da taxa extra de 40% em cima dos 10% vigentes
Em um único dia, a indústria cearense de castanha de caju Usibras exportou metade da produção de um mês para os Estados Unidos.
O movimento é para evitar a sobretaxa de 40% que passa a valer, agora, a partir de 7 de agosto, aos produtos brasileiros que entrarem no país norte-americano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Atualmente, a empresa já é tarifada em 10% conforme regra anterior aprovada por Donald Trump, ainda em 2 de abril. Mas subir para o patamar de 50% com a sobretaxação é avaliado como inviável.
A diretora Comercial da companhia, Cinthya Assis, revela que o despacho nada mais foi do que uma força-tarefa necessária para aproveitar a janela de oportunidade antes da taxação — ainda que existam riscos pelo prazo apertado.
“Se o navio atrasar, estamos no risco de sermos taxados em 50%. Daí teremos de trazer o navio de volta, pois eu não consigo arcar com a taxa”.
A ideia do envio às pressas é aproveitar a janela de isenção que a Casa Branca aprovou na ordem executiva divulgada na última quarta-feira, 30 de julho, anunciando a nova tarifa ao Brasil.
O documento versa que as mercadorias já em trânsito não terão a cobrança extra, que, na quinta-feira, 31, foi estendida por mais um dia e, agora, entra em vigor não mais em 6 de agosto, mas no dia 7.
Sobre a ideia do Governo do Ceará de abrir o mercado chinês, destaca que, ao contrário do interesse do mercado de pescados, para o seu segmento, é difícil exportar para a Ásia por questões competitivas, já que a maioria dos concorrentes internacionais é de asiáticos, como Índia e Vietnã. (Colaborou Mariah Salvatore/Especial para O POVO)
Veja lista completa dos 694 produtos isentos da taxa de 50%, segundo a Casa Branca:
Lula realiza jantar com ministros do STF para prestar solidariedade a Alexandre de Moraes
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor