Sem quórum, eleição da Fecomércio vai para segunda chamada até meia-noite

Pleito acontece neste sábado, 9 de abril, após a data ser remarcada diversas vezes. Esta é a primeira vez na qual duas chapas se enfrentam para a Presidência da Federação. Segunda convocação precisa atingir 50% dos votos

A eleição antecipada da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) não teve quórum de 70% dos sindicatos no período das 8h às 14h para ser definida e passará para a segunda chamada a partir das 18h até meia-noite deste mesmo sábado, 9 de abril.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Agora, o necessário é atingir 50% dos 34 sindicatos da entidade. Ao O POVO, José Cid Sousa Alves do Nascimento, atual 2º vice-presidente da Fecomércio, informou, na manhã de hoje, que 20 sindicatos tinham ido votar.

"Esse número não é suficiente para atingir o quórum da primeira chamada, mas será para o da segunda chamada", explica. A Fecomércio confirmou que 20 votantes foram alcançados, o que confirma corpo para decisão da eleição ainda neste sábado.

Segundo Cid Alves, a estimativa é de que o pleito transcorra com tranquilidade e que o resultado seja benéfico para a Federação. "O que desejamos é que não quer que aja qualquer sequela de relacionamento entre os sindicatos; que seja uma boa relação para todos", afirma Alves. 

As eleições para a Fecomércio Ceará acontecem neste sábado, 9 de abril, após a data ser remarcada diversas vezes. Esta é a primeira vez, nos 75 anos de existência da Fecomércio, na qual duas chapas se enfrentam. O dia do pleito é motivo de divergência entre os grupos, e a chapa de oposição “Renovação e libertação”, encabeçada por Maurício Filizola, questiona a validade da data.

Entenda o funcionamento da eleição da Fecomércio

Segundo o regulamento eleitoral da Federação, a votação ocorre das 8h às 14h. O quórum para realização da eleição em primeira convocação é de 70% dos 34 sindicatos associados e em condições de votar. Assim, pelo menos 24 sindicatos devem votar para que o pleito se resolva até o início da tarde.

Não havendo quórum em primeira convocação, será realizada uma segunda convocação, de 18h à meia-noite. Dessa vez é exigido o quórum mínimo de 50% do total de eleitores aptos. Ou seja, pelo menos 17 sindicatos votantes.

Caso persista ausência de quórum, a Comissão Especial Eleitoral deve convocar nova eleição no prazo de 10 dias.

A Fecomércio Ceará

Fundada em 1948, atua em todos os 184 municípios do Estado, seja em unidades próprias ou em parcerias. Hoje, conta com 34 sindicatos de empresas filiados e uma estrutura organizacional para atender mais de 150 mil empresas.

A Federação representa um segmento da economia que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responde por 52,9% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, sendo 16,3% referente ao comércio e 36,6% a serviços, ocupando juntos mais de 878,5 mil postos de trabalho (dados Caged 2021).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fecomercio comercio turismo setor servicos eleicoes votacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar