Ata da Comissão Especial mostra como foi antecipada a eleição da Fecomércio; veja detalhes

O encontro durou cerca de 40 minutos na tarde dessa sexta-feira, 8. Eleição é a primeira vez que duas chapas disputam a presidência da entidade

Na tarde da sexta-feira, 8, às 14h27min, a Comissão Eleitoral Especial (CEE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) se reuniu para decidir a data da eleição para a Presidência da entidade.

Estiveram no encontro, de forma presencial ou telepresencial, membros das duas chapas concorrentes no pleito a e o presidente da Comissão, além de membros do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc) e da Divisão Sindical da Fecomércio. As informações estão na ata da 8ª reunião da CEE, à qual O POVO teve acesso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O encontro durou cerca de 40 minutos e ficou marcado pelo posicionamento de Fábio Timbó, representante da chapa de oposição "Renovação e Libertação", e pela votação que teve abstenção de Timbó e os dois votos restantes como favoráveis a realizar o pleito neste sábado.

Ao jornalista Eliomar de Lima, Timbó afirma que foi chamado para a reunião da Comissão Eleitoral meia hora antes do início do encontro. Ele afirma que estava na estrada em direção ao município de Pacoti, a 93,5 km de Fortaleza, e que sua suplente se encontrava em atendimento para exames médicos e que não poderiam ser interrompidos.

A ata registra que Timbó informou estar participando por telefone e as impossibilidades de presença. O documento aponta ainda que o representante da chapa de oposição "Renovação e Libertação" afirmou que os demais presentes ficassem "À vontade para fazer qualquer 'lambança'" e que o correto seria uma reunião para o próximo dia útil. Após essas declarações, Timbó saiu da reunião.

Com isso, Tomás de Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, presidente da CEE, além de advogado e chefe de gabinete de Luiz Gastão Bittencourt (presidente da Fecomércio e que concorre à eleição da entidade), considerou que Timbó se absteve de votar sobre a data da eleição.

Já Vinícius Casqueiro Lemos, representante da chapa de situação "União e Gestão", afirmou que Timbó não quis votar "tentado dar um ar de ilegalidade" à Comissão. Alegou que Timbó participou por 20 minutos da reunião, caracterizando que ele estava possibilitado de se fazer presente mesmo que por telefone.

Decisão da data

A data deste sábado, 9, foi proposta por Pessoa Filho considerando que o edital da eleição previa o dia 5 abril e que estavam suspensos os efeitos da liminar que colocou o pleito para o fim do mês.

Ele alegou ainda que os sindicatos do Interior estavam em Fortaleza desde segunda-feira, 4. Além disso, afirmou que "não há nenhum óbice no estatuto social e no regulamento eleitoral".

A reunião foi acompanhada por José Araújo de Oliveira, diretor sindical da Fecomércio/CE; Márcio Lima Cunha, assessor jurídico da Divisão Sindical; e Milena Maria Queiroz Paz, oficial de Cartório.

Todo o encontro foi observado um representante do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc) do do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), citado na ata apenas como Régis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar