Dezembro terá chuva de meteoros; veja calendário astronômico do mês
O último mês de 2024 também será marcado pela presença de algumas conjunções e pelo solstício. Confira as previsões astronômicas de dezembroDiversas conjunções marcam o calendário astronômico do mês de dezembro de 2024. Além delas, ocorre a máxima atividade da chuva de meteoros geminídeas e a chegada do solstício de verão no hemisfério sul.
Confira a seguir os eventos astronômicos do último mês do ano conforme o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Fenômenos astronômicos de dezembro: chuva de meteoros Pupidas-Velidas
A máxima atividade da chuva de meteoros Pupidas-Velidas, que ocorre anualmente, poderá ser observada a partir das 21h, direção sudeste.
Quando: 6 de dezembro
Fenômenos astronômicos de dezembro: chuva de meteoros Geminídeas
Máxima atividade da chuva de meteoros Geminídeas poderá ser observada durante a madrugada na direção nordeste. Essa chuva é singular devido à sua característica multicolorida e porque é a única grande chuva de meteoros que não se origina de um cometa.
Sob condições ideais, é possível ver até 150 meteoros por hora. Mas durante a noite do pico, a lua estará 97% iluminada, então sua luz interfere nas observações. Felizmente, os meteoros geminídeas são bastante brilhantes, então é possível observá-los mesmo assim.
Quando: 13 e 14 de dezembro
LEIA TAMBÉM | Marte comemora virada de ano e a próxima só será em 2026
Fenômenos astronômicos de dezembro: solstício de verão
O solstício de verão ocorre quando um dos polos da Terra tem sua inclinação máxima em direção ao sol. Isso acontece duas vezes por ano, uma vez em cada hemisfério, este será no sul.
Na data, o sol atinge sua posição mais alta no céu e torna o dia mais longo do ano. Enquanto isso, as pessoas que vivem no hemisfério norte da Terra estão passando pelo solstício de inverno, que corresponde ao dia mais curto do ano.
Quando: 21 de dezembro às 6h20min
Astronomia: conjunções no mês de dezembro
Conjunção é um termo utilizado tanto na astrologia quanto na astronomia e ocorre quando dois ou mais corpos celestes, como asteroides, estrelas, luas ou planetas, aparentam estar mais próximos um do outro quando vistos da Terra. Dezembro terá uma série de conjunções; confira:
Conjunção entre Lua e Vênus
Conjunção entre a Lua e Vênus no começo da noite, direção oeste, na constelação de Sagitário.
Quando: 4 de dezembro
Conjunção entre Lua e Saturno
Conjunção entre a Lua e Saturno no começo da noite, direção noroeste, na constelação de Aquário.
Quando: 8 de dezembro
Conjunção entre Lua e Júpiter
Conjunção entre a Lua e Júpiter durante a madrugada, direção nordeste, na constelação de Câncer.
Quando: 14 de dezembro
Conjunção entre Lua e Mercúrio
Conjunção entre a Lua e Mercúrio antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Ofiúco.
Quando: 19 de dezembro
Foto da Nasa no dia do seu aniversário; SAIBA como ver
Céu de dezembro: o que observar?
Além destes eventos, será possível ver a olho nu as constelações de Aquário, Águia (Aquila), Pavão (Pavo), Pégaso, Andrômeda, Cassiopeia, Baleia (Cetus), Áries, Erídano (Eridanus), Perseus, Touro e Orion. Vênus, Saturno e Júpiter também estarão visíveis.
Já com auxílio de binóculos ou telescópios é possível ver a Nebulosa de Orion, o aglomerado das Plêiades e os anéis de Saturno. Em 7 de dezembro, Júpiter estará em oposição com o Sol e poderá ser visto durante toda a noite na constelação de Touro.