Barragens se rompem após chuvas, casas são inundadas e famílias são retiradas no Ceará

Várzea Alegre, no Cariri, é afetado por inundações. Previsão é que região receba novas precipitações durante fim de semana

As fortes chuvas registradas nas últimas horas no município de Várzea Alegre, a 424.9 KM de Fortaleza, causou inundações nas residências próximas ao açude Canidezinho, no distrito de Caraíbas. Conforme o Corpo de Bombeiros de Iguatu, três pequenas barragens se romperam.

De acordo com o titular da secretaria de infraestrutura de Várzea Alegre, Elomarcos Correia, a prefeitura disponibilizou três caminhões para retirar as famílias e seus pertences do local. “Por precaução, vamos levar essas pessoas para a casa de parentes que moram na região. Com as chuvas, o sangramento do açude foi muito forte e a água acabou entrando nas residências próximas, mais ou menos na altura do joelho. Até o momento registramos apenas danos materiais,” explica ele.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


No entanto, o secretário não soube informar quantas famílias foram atingidas e precisarão saírem do local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas viaturas de Iguatu e uma do Crato, municípios próximos, foram deslocadas ao local para auxiliar na retirada das famílias. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, em alguns locais o acesso só é possível com a utilização de embarcações.

"Tenho acompanhado desde cedo a situação da comunidade Caraíbas, na zona rural de Várzea Alegre, que foi fortemente atingida pelas chuvas deste sábado. Imediatamente determinei ao secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, todo apoio das nossas forças de segurança para ajudar as famílias atingidas pelas cheias. Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com apoio de aeronave da Ciopaer, atuam no local desde a tarde para resgatar vítimas. Nossas equipes de proteção social também estão no local em apoio às famílias, acompanhando a situação. Também conversei com o prefeito Zé Helder e coloquei o Estado à inteira disposição para o que for necessário", escreveu o governador Camilo Santana nas redes sociais.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), tem dois postos de medição de chuvas em Várzea Alegre. Das 19h desta sexta-feira, 11, até às 7h da manhã deste sábado, 12, o posto de Boa Vista registrou precipitações de 75 milímetros. Já o posto Riacho Verde anotou chuvas de 55 milímetros.

De acordo com a Funceme, a previsão é de fortes precipitações na região do Cariri, onde fica Várzea Alegre.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas Ceará Cariri Ceará Várzea Alegre

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar